Home Ensaios Peugeot 308 SW GT 1.6 e-THP 205

Peugeot 308 SW GT 1.6 e-THP 205

Peugeot 308 SW GT 1.6 e-THP 205
0
0

“O melhor de dois mundos”

O título até podia ser outro,  mas esta Peugeot 308 SW GT é bem mais do que uma carrinha para famílias apressadas, não é só rápida, é um cocktail tão bem feito que merece ser mais do que isso.

No seu aspecto exterior, é verdade que não se diferencia muito das versões normais, ainda para mais com a inclusão na gama, das versões GT Line. Só os mais atentos conseguirão reparar na sua altura ao solo mais reduzida (-7mm à frente e -10mm atrás). Ainda assim, na frente, o leão passa para grelha e o para-choques assume um desenho mais desportivo, com maiores entradas de ar. Na lateral é visivel o logo que identifica esta versão, bem como as suas saias laterais. Desportividade que se estende até à traseira onde no para-choques, encontramos a dupla saída de escape cromada.

O estilo desportivo, mas sóbrio e elegante do exterior, passa para o interior, uma das referências do Peugeot 308. O i-Cockpit passa a contar com os pespontos em vermelho seja no tablier, forro da alavanca da caixa de velocidades, nas portas, ou nos excelentes bancos em pele (com aquecimento e massagem) que dão ao condutor uma boa posição, ideal para agarrar o pequeno volante.

As dimensões interiores são iguais às de um normal Peugeot 308 SW, ou seja, é espaçoso. Na frente não há constrangimentos, com o mesmo a acontecer nos lugares traseiros, com espaço para três. A bagageira é das maiores do segmento, com 610l de capacidade, e um bocal largo, de óptimo acesso.

Ao carregar no Start “acordamos” o magnifico 1.6 e-THP, motor que não conseguimos parar de elogiar, graças aos seus 205cv, super-elásticos, com um andamento que tanto pode ser calmo, num simples passeio, ou então muito rápido como num desportivo, e é muito assim que o 308 GT deve ser tratado, já que não se envergonha em atacar um bom pedaço de asfalto. A direcção rápida e directa, juntamente com o pequeno volante circunscreve as curvas de forma exemplar, enquanto o bom chassis informa o condutor e a suspensão absorve tudo, de uma forma exemplar, sem muitos abanões ou sacudidelas, o facto de ser a variante SW não prejudica em nada, com uma traseira “bem presa ao chão”.

O modo Sport também está disponível, este, activa o sintetizador que transmite um som mais encorpado para o interior do habitáculo, enquanto a instrumentação passa para um tom vermelho e a direcção fica mais pesada. O sistema de travagem também foi revisto nesta versão GT, de maneira a aguentar este aumento de potência, com um bom tacto e mais resistentes à fadiga.

O equipamento é bastante vasto, não fosse o GT, juntamente com o Allure a versão de topo na gama 308. Ou seja, os faróis LED, tecto panorâmico, o sistema de navegação, o cruise-control, as jantes de 18” e os vidros escurecidos são de série. Como opcional, esta unidade contava apenas com o kit couro GT, o sistema Hi-Fi da Denon e o sistema connect box, que permite ao condutor em caso de avaria ou acidente contactar os meios necessários de socorro, directamente do automóvel.

Portanto, o Peugeot 308 GT revela-se uma vez mais uma excelente opção para quem quer um desportivo, mas não pretende viver para ele. É um excelente balanço entre a desportividade e o conforto, tudo “embrulhado” numa carroçaria de carrinha com todas as suas vantagens, como o espaço interior e a bagageira.

Se quer saber ainda mais sobre o Peugeot 308 GT, leia o ensaio à versão 5 portas e ao diesel de 180cv!

Peugeot 308 GT SW 1.6 e-THP 205 CMV6 

Especificações:

Potência –205cv às 6000rpm
Binário – 285Nm às 1750rpm
Consumo Anunciado (Medido) – 5,6 l/100km (6,9l/100km)

Performances (Dados Oficiais):

Velocidade Máxima: 235 km/h
Aceleração 0-100km/h: 7,6s

Preços:

Peugeot 308 GT SW e-THP 205 desde: 34.510€
Unidade ensaiada: 37.980€

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!