Início Carburadores O que esperar do futuro Peugeot 308?

O que esperar do futuro Peugeot 308?

O que esperar do futuro Peugeot 308?
0
0

“O futuro Rei Leão?”

 

Um dos maiores segredos na industria para os anos 2020/2021 está do lado da Peugeot. Isto porque a marca do leão tem vindo a renovar radicalmente a linha dos seus modelos, algo que começou pelos SUV 3008/5008, passando depois para uma mudança de planos nos 508/508SW passando a serem um coupé de quatro portas e uma shooting brake, ao invés de variantes mais convencionais. Mais recentemente foi a vez do Peugeot 208 revolucionar o seu segmento, bem como o Peugeot 2008 dar mais alento a um segmento B-SUV completamente em efervescência.

Mas porque digo que um dos maiores segredos está do lado da Peugeot?

Porque no próximo ano de 2021, é altura de a marca apresentar o seu novo 308, a terceira geração do modelo de segmento C que irá consolidar essa mudança, e conferir a marca um dos seus principais objetivos: ser uma marca premium generalista.



Pois bem, o seu estilo ainda não é conhecido, como é obvio, mas espera-se que seja muito inspirado tanto pelo novo 208, como pelo 508 e pelo concept Instinct (foto capa), com os “dentes de leão” a estarem em destaque. O capot será mais evidenciado e longo, dando um maior cunho desportivo ao modelo, que irá utilizar a nova plataforma da marca, a EMP2, que também permite a tão “preciosa” eletrificação.

Nesta corrida contra o tempo, já que os seus principais rivais serão lançados já nos próximos meses (Golf, Leon e A3), a marca quer usar trunfos como um interior ainda mais radical. Sim, podemos esperar um ecrã generoso ao centro (entre as 10’’ e as 12’’ polegadas), um cockpit digital, assim como as “teclas de piano” que continuarão a servir como atalho.

Isto prova que o modelo não será apenas uma evolução, mas sim uma revolução.
Existem ainda rumores que o modelo poderá usar um antigo logo da marca de Sochaux, e porquê?

Porque esse apareceu no concept e-Legend, assim como tem aparecido em todos os salões e eventos da marca, sob a forma do enorme leão. Será que vai passar à realidade, e o novo Peugeot 308 a ser o primeiro modelo a utilizá-lo?

O modelo também irá seguir as pisadas do 208, em outro ponto. Ao preferir o dinamismo e uma melhor imagem, à custa de algum espaço a bordo. Portanto espera que o Peugeot 308 venha a ser o modelo mais espaçoso do seu segmento, isso é muito improvável. Contudo, deverá ter as mesmas quotas que atualmente, que estão dentro da média. De qualquer maneira, a variante SW também estará disponível.

 

“E a animação, vem de onde?”

A gama térmica irá manter-se no catalogo, no que toca à gasolina será o 1.2 PureTech com três níveis de potencia (100, 130 ou 155cv), todos eles com tecnologia Mild-Hybrid. No diesel, estará disponível exclusivamente o 1.5 BlueHDi de 100 ou 130cv. O motor “dois mil” diesel diz adeus à gama.

O motor 1.6 PureTech também só estará presente para auxiliar as versões hibridas do modelo. Será esperado o mesmo conjunto usado no 508, que desenvolve 225cv, mas tambem uma versão menos “elétrica”, com 150cv. Para estes motores, a transmissão automática de 8 relações é uma opção, enquanto para os “térmicos” uma manual de seis velocidades também estará disponível.

 

“Quereis GTi? – é bom que tenhas uma ficha”

Aqui passa-se o mesmo do que se está a passar com o 208. O GTi será certamente diferente. Ao contrário do modelo mais pequeno, o novo Peugeot 308 não deverá contar com uma versão 100% elétrica, pelo menos de inicio, como revelado por Jean-Phillipe Imparato, sem levantar mais detalhes. Isto pode abrir a porta para uma versão PSE, como a que irá surgir no 508, numa série mais limitada.

Portanto, simplificando: GTi se houver é só elétrico, e o PSE tomará o lugar, mas sempre com a ajuda dos eletrões.



 

“E quando é que vai surgir tudo isto?”

Será em 2021 apenas, mas a Peugeot levará ao salão de Paris, em Outubro, um concept que nos irá mostrar o que será este futuro 308. A gama será composta por um hatchback de cinco portas, a SW (que quase teve em risco de não existir, já que o 3008 poderia fazer essa função familiar) e provavelmente um terceiro estilo que ainda não é conhecido, mas que não será um descapotável, nem coupé.

Será na Primavera de 2021 que o Peugeot 308 III estará na estradas, pronto a lutar com os seus principais adversários.

 

Sketches: L’Argus
Fotos: Divulgação e MotorO2

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!