Início Desporto “O triste fim do DTM” – Audi anuncia a retirada. Resta apenas a BMW

“O triste fim do DTM” – Audi anuncia a retirada. Resta apenas a BMW

“O triste fim do DTM” – Audi anuncia a retirada. Resta apenas a BMW
0
0

“O temido Auf Wiedersehen”

 

Não escondo, foi durante algum tempo, uma das minhas disciplinas preferidas no desporto automóvel. Mas há uns anos para cá, começou a perder aquela “chama”. O que falhou? Será que deveriam ter “saído mais da Alemanha”, deveriam ter deixado entrar os Japoneses, quando estes quiseram. Ou foi uma mistura de muitos elementos, que está prestes a ditar o fim do campeonato Alemão de Turismos vai mesmo acabar?

 

Desde 1976 que se realiza o Deutsche Tourenwagen Masters, (voltou a “estrear” em 1984 e em 2000) um campeonato que foi sempre conhecido pela sua elevada competitividade, e que ainda há pouco tempo contou com quatro marcas: Audi, Mercedes-AMG (até final de 2018), BMW e a Aston Martin, pela R-Motorsport (apenas na época de 2019).

Agora, passa pelo seu pior momento. A Mercedes-AMG foi a primeira a “sair”, depois de em 2018 revelar que preferia enviar os seus esforços para a Formula-E, e a DTM ficou com apenas dois construtores oficiais: BMW e Audi. Agora, na próxima época será um “duelo” entre BMW vs BMW.



As razões apresentadas pelo construtor de Ingolstadt foram duas. Primeiro e óbvio, é a necessita de se focar mais em ser um construtor livre de emissões de carbono, e a segunda, e que julgamos nós, mais impactante, é de que os desafios económicos dos próximos anos serão exigentes. De qualquer maneira, a Audi apenas divulgou que vai “fechar a torneira” ao DTM. Quem quiser ver as três marcas a batalhar entre si, tem de ver a Formula E…

Ainda assim, Markus Duesmann, Chairman do conselho de administração da Audi disse: “A Audi deu forma ao DTM e o DTM deu forma à Audi. Isto demostra a força que reside no desporto motorizado, tanto na tecnologia como na vertente emocional.” (…) “Com essa energia, iremos continuar a impulsionar a nossa transformação, em oferecer mobilidade elétrica sustentável e desportiva.”

Desde o seu início no DTM, a Audi conquistou 23 títulos, e conseguiu 114 vitórias, em 345 pódios. 

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!