Home Carburadores MotorO2 History Lesson – ” Um dos melhores carros, que talvez nunca ouviu falar…”

MotorO2 History Lesson – ” Um dos melhores carros, que talvez nunca ouviu falar…”

MotorO2 History Lesson – ” Um dos melhores carros, que talvez nunca ouviu falar…”
12
0

Estão a ver o Volkswagen XL1?

Agora imaginem a mesma filosofia de carro, mas 7 anos antes…e com 17 recordes mundiais.

O XL1 pesa 795kg, e tem um excelente coeficiente aerodinâmico de 0,189cx e é alimentado por um pequeno motor diesel com 800cc de 2 cilindros que atinge uma potencia de 48cv, além de mais 27cv, esses, provenientes de um motor eléctrico. Esta potência é canalizada através de uma caixa de velocidades automática de 7 velocidades, com tudo isto o XL1 consegue um consumo impressionante de 1,1l/100km!
Quanto a performances, cumpre os 0-100km/h em 12,7 segundos para atingir uma velocidade máxima de 160km/h.

Quanto ao seu “corpo”, a maior parte é em fibra de carbono…

Agora entra o tal “prodígio 7 anos antes”, o seu nome é Opel Eco Speedster, e é de 2002. Pesa 655kg e tem um coeficiente aerodinâmico de 0,20cx. É equipado com um motor 1,3 turbo-diesel Ecotec. O carro têm uma transmissão manual de 5 velocidades que não requeria o uso de embraiagem, que em conjunto com o motor reclama um consumo de 2,5l/100km. Mas a diferença está nas performances, já que cumpre os 0 aos 100km/h em 8,8 segundos e com isto chega a uma velocidade máxima de 249km/h!

A sua construção tem um por base um chassis em “hidro-alumínio” e alguns painéis em fibra de carbono.


O Eco Speedster foi baseado no normal Speedster que estava em produção na altura. Para estes números que apresentei em cima, os engenheiros tiveram algum trabalho, primeiro diminuíram a linha do tejadilho em 950mm para reduzir o arrasto, depois instalaram portas tipo “asas de gaivota” para diminuir a largura e a área frontal do carro e finalmente para diminuir o seu peso, chegaram ao ponto de fazer furos na Spaceframe (esqueleto) do carro  e reduzir a espessura de muitos componentes, tudo isto sem comprometer a integridade estrutural.

Para provar que o Eco Speedster funcionava, a Opel correu durante 24 horas seguidas à velocidade máxima na pista oval do seu Centro de Desenvolvimento Técnico , só parando para reabastecer e mudar de pilotos. O resultado final foi como disse no início… 17 novos recordes na sua classe.


Velocidades desta maratona de 24 Horas:
A Velocidade média foi de 226 km/h durante 24 horas;A Velocidade máxima alcançada no teste foi de 257 km/h;

Vídeo a explicar ainda melhor o assunto:

Boa Opel!

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!