Home Notícias Ford apresenta inédito Puma ST Powershift com 170cv

Ford apresenta inédito Puma ST Powershift com 170cv

Ford apresenta inédito Puma ST Powershift com 170cv
0
0

“Mais uma razão”

O Ford Puma é, muito possivelmente, o SUV urbano mais divertido de conduzir, como já pudemos testar em várias versões. Agora, a Ford prepara-se para nos dar, uma vez mais, uma razão para voltar ao volante do seu modelo.

Para além do ST equipado com o motor 1.5 EcoBoost de 200cv e transmissão manual, a Ford apresenta agora o Puma ST Powershift, que recorre a uma transmissão automática de dupla-embraiagem de sete velocidades e um motor EcoBoost eletrificado, mas não o 1.5 como estariam à espera.

A surpresa é que estes 170cv vêm diretamente o motor 1.0 EcoBoost, com arquitetura tricilíndrica, desenvolvido em colaboração com a Ford Performance. Dessa forma, atinge um nível de potência e binário ainda não alcançado por este motor, mas que já estava disponível com 155cv nas versões “convencionais” do modelo. Os números são mais impressionantes se observarmos que o Puma ST Powershift desenvolve exatamente o dobro da potência de um Focus ST170 de 2002…



Com um look completamente ST, o modelo pode contar com uma cor exclusiva Azura Blue, que nos permite destacar que estamos ao volante de um Puma ST com um motor de 170cv e 248Nm de binário, vindos de um bloco “mil”. A parte elétrica de 48v recupera energia durante as travagens, o que permite uma utilização e apoio a baixas rotações, melhorando o rendimento do propulsor, alcançando até 10cv de potência máxima durante esse período, fazendo também com que os consumos e emissões sejam mais reduzidos.

A outra novidade é a transmissão automática de dupla embraiagem Powershift, que conta com patilhas atrás do volante para uma condução mais desportiva. Em termos de números, a aceleração dos 0 aos 100km/h demora 7,4s (+0,7s que o ST 200 Manual) e uma velocidade máxima de 210km/h (-10km/h que o Puma ST mais potente).

Em termos de afinação, este Puma conta com a mesma afinação do ST que já conhecemos, melhorando a eficiência. A Ford anuncia um consumo de 6,3l/100km para este 1.0 EcoBoost 170 Powershift, assim como emissões de CO2 144g por km.

A Ford oferece assim uma “razão extra” para os clientes elegerem o Puma, contando com uma variante ST “menos radical” com a imagem de sempre, mas com o conforto de uma transmissão automática. Os preços ainda não são conhecidos, assim como a sua data de chegada ao mercado nacional.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!