Home Ensaios Fomos conhecer o novo Volvo EX90: 7 Lugares, 100% elétrico, 100% Volvo

Fomos conhecer o novo Volvo EX90: 7 Lugares, 100% elétrico, 100% Volvo

Fomos conhecer o novo Volvo EX90: 7 Lugares, 100% elétrico, 100% Volvo
0
0

“Cumprir com a tradição”

Aceitámos o convite da Volvo Car Portugal para conhecer ao vivo, pela primeira vez em território nacional, o novo EX90, o topo de gama da marca sueca, que vai suceder ao XC90. Uma nova solução familiar de sete lugares, totalmente electrificada.

Esteticamente, o Volvo EX90 cumpre com o estilo da marca, com um ar mais moderno, mas sem perder a identidade. É ligeiramente mais curto que o XC90, mas a sua altura mais reduzida confere-lhe uma imagem mais dinâmica. A dianteira destaca-se por não contar com a – até agora habitual – grelha dianteira, com a Volvo a ter conseguido “dar a volta”, continuando a ser identificado como uma criação da marca, algo que foi atingido também graças à nova interpretação da assinatura luminosa “Martelo de Thor”.

A lateral conta com linhas limpas, com puxadores integrados na carroçaria (para menor atrito aerodinâmico) e umas jantes de grandes dimensões, igualmente com preocupações com o vento. A traseira adota os típicos farolins verticais em LED, embora com uma nova interpretação. Ou seja, no exterior conseguimos a imagem e sensação de robustez Volvo, com uma filosofia mais moderna e adaptada aos novos tempos.

Também no interior é notório que este é um Volvo para uma nova era. Os comandos físicos foram, quase na sua totalidade, retirados do habitáculo, preferindo uma solução mais digitalizada. O sistema de infoteinment, de grandes dimensões, é a central de comando onde todas as funções poderão ser encontradas. Esta simplicidade, porém, não esquece o cliente alvo ao qual este EX90 aponta, com uma grande sensação de qualidade e uma apresentação ao nível do melhor que se apresenta atualmente na indústria.



Neste habitáculo encontramos ainda os sete (verdadeiros) lugares, como a Volvo referiu durante esta apresentação (o que será algo que só será possível de aferir mais à frente quando o conduzirmos). O Volvo EX90 só estará disponível nessa versão com lotação para sete, com a capacidade de serem rebatidos e, assim, apresentar uma capacidade de carga quase plana.

Neste interior reparamos ainda que os materiais são em grande parte reciclados, o que em conjunto com outros componentes, garantem a este Volvo uma pequena pegada ambiental. Mas a segurança é onde o Volvo EX90 mais impressiona, sendo o primeiro modelo da marca a contar com um radar LiDAR, assim como com elementos de monitorização no habitáculo, que são capazes de detetar o batimento cardíaco (ou respiração) de um bebé ou animal de estimação, caso fiquem esquecidos no seu interior. Se isso acontecer o EX90 a liga a ventilação para uma temperatura mais agradável, evitando assim casos de hipotermia ou calor extremo.

Quanto a preços, o novo Volvo EX90 começa nos 88.200€ para a versão Core Single Motor (279cv/RWD) com autonomia de até 580km (104kWh), ascendendo até aos 99.300€ para a versão Core equipada com o mais potente Twin Motor Performance com 517cv (AWD) e autonomia de até 590km (111kWh). O modelo já pode ser encomendado nos concessionários da marca, com a produção a iniciar já no início de 2024. As primeiras unidades chegarão ao nosso país na segunda metade do próximo ano.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!