Home Carburadores Ferrari 290 MM de Fangio vai a leilão

Ferrari 290 MM de Fangio vai a leilão

Ferrari 290 MM de Fangio vai a leilão
25
0

Um espectacular Ferrari 290 MM de 1956 irá ser leiloado dia 10 de Dezembro, em Nova Iorque, pela RM Sotherby’s. É estimado que a sua venda estabeleça um novo recorde de custo do carro mais caro alguma vez vendido em leilão, pertencente até ao momento a um Ferrari 250 GTO vendido anteriormente este ano, de 30 milhões de euros.

O 290 MM, chassis 0626, é um de apenas quatro exemplares construídos, criados para levar a Ferrari até à vitória na edição de 1956 das Mille Miglia e pilotado por ninguém menos que Juan Manuel Fangio, campeão do mundo de Formula 1 por cinco vezes. Traído por condições climatéricas adversas, o argentino ficou-se apenas pela quarta posição.

Mas a carreira deste 290 MM não se ficou por ai. Ainda durante a sua estadia na sua casa mãe, o exemplar foi dos primeiros Ferrari a ser pilotados pelo futuro campeão do mundo Phil Hill e ainda levou até a vitória Eugenio Castellotti, Luigi Musso e Masten Gregory nas 1000 milhas de Buenos Aires em 1957.

“Pilotado por grandes nomes da década de 1950 e construído para um dos melhores pilotos de sempre, este carro contou ainda com a participação pessoal de Enzo Ferrari e é uma peça fundamental da história da Ferrari”, refere Peter Wallman da RM Sotherby’s. “A sua originalidade aliada à sua história e ao seu palmarés de excepção tornam-no num dos mais desejáveis e valiosos automóveis que alguma vez colocados a leilão.”

Depois do seu percurso pela Scuderia Ferrari, o 290 MM continuou a competir até 1964 pelas mãos de Temple Buell, amigo de Enzo Ferrari. Foi então adquirido por um coleccionador norte-americano que o conservou durante 34 anos, até à aquisição por parte do actual vendedor.

Este Ferrari é obviamente certificado pela Ferrari Classiche e mantém o chassis, motor, caixa de velocidades e carroçaria Scaglietti originais, sendo elegível para participar nas edições contemporâneas da Mille Miglia, que celebra para o ano o seu 60º aniversário.

Neste leilão irão ainda a arremate um Porsche 356 de 1964 em tempos pertencente a Janis Joplin e um Bugatti Type 57C Atalante de 1938.

 

 

Alexandre Figueiredo Apaixonado por tudo o que tem quatro rodas e um motor desde tenra idade, aprecia qualquer género de automóvel, no entanto é junto de mecânicas clássicas, automobilia e peças gordurosas que se sente em casa. Prova disso é usar diariamente um automóvel de 1986... Responsável nesta nova geração MotorO2 pela secção "Carburadores", apoio logístico e reportagem.