Home Ensaios Ensaio by MotorO2 – Peugeot 308 GT e-THP 205

Ensaio by MotorO2 – Peugeot 308 GT e-THP 205

Ensaio by MotorO2 – Peugeot 308 GT e-THP 205
0
0

“Slingshot”

O Peugeot 308 GT já foi ensaiado por nós na sua versão diesel, equipado com o motor 2.0 BlueHDi de 180cv que só pode ter uma transmissão: a automática de seis velocidades.

Agora é a vez de testar a versão a gasolina, mais potente e mais purista, já que conta com 205cv e caixa manual, também de seis velocidades. A versão GT distingue-se pelo seu estilo exterior distinto, com para-choques e saias laterais específicos, dupla “ponteira de escape” e jantes “Diamant” de 18 polegadas. Na frente o leão passa para a grelha e mais abaixo surgem os piscas com um efeito fade.

Entrando no 308 GT, surge uma atmosfera desportiva, mas com classe, sem chamar demasiado à atenção. Os apontamentos em vermelho, fundem-se com a pele dos bancos e do tablier nos pespontos de contraste. O volante de pequenas dimensões exibe pormenores a encarnado, bem como uma textura perfurada e uma superior espessura. Os bancos (aquecidos e com massagem) são bastante confortáveis e oferecem um bom apoio, sem dificultar a tarefa de entrada ou saída do 308.

Acertando a posição de condução, é altura de arrancar. A sonoridade do motor THP surge logo após os primeiros toques de acelerador, com um som rouco a invadir o  habitáculo, começando a surgir em nós a sensação especial de estar num desportivo. A suspensão é mais rija 20%, mais baixa (-7mm na frente e -10mm na traseira) e os travões também ganharam uma maior dimensão (300mm na frente e 268mm na retaguarda). Mas mesmo com estas alterações, o conforto continua assegurado. Nota-se uma maior firmeza em maus pisos, mas não existem milagres…

O motor 1.6 e-THP de 205cv é um poço de força, com um binário máximo de 265Nm disponíveis numa larga faixa de utilização (1750 às 4500rpm), permitindo estes uma elevada performance sem recorrer demasiado à caixa de velocidades, o que torna as acelerações deliciosas. notório logo na entrada da auto-estrada, altura em que nos sentimos como que arremessados por uma fisga! O 308 GT tem força em qualquer regime, com qualquer mudança engranada. As ultrapassagens e recuperações são sempre cumpridas com rapidez, beneficiando a segurança e o prazer de condução.

Tal é perceptível também ao observar a ficha técnica, já que com apenas 1275kg, a relação peso/potência do 308 é de 6,2kg por cavalo, conseguindo assim uma aceleração dos 0 aos 100km/h em apenas 7,5s.

Mas ainda não é tudo. Carreguei no botão central que liga o Driver Sport Pack e a iluminação dos manómetros passa para vermelho, o som intensifica-se, a direcção fica mais pesada e o pedal do acelerador mais reactivo.

O bom chassis do 308 aqui ainda dá mais cartas, nota-se a diferença na afinação da suspensão, as curvas são dobradas com uma maior facilidade devido também ao volante de pequeno diâmetro. Os travões dão a segurança para travar um pouco mais tarde e só em pisos mais degradados é que o 308 GT não consegue meter toda a potência no alcatrão por não dispor de um diferencial de deslizamento limitado. Mas para isso esperaremos pelo 308 GTi, já que o GT é mesmo isso, um automóvel com veia desportiva, mais rápido que o normal, mas que não belisca quaisquer dos pergaminhos do modelo do qual deriva.

Para finalizar falta falar dos consumos, o 308 GT pode não cumprir os 5,6l/100km anunciados, também porque o pedal da direita “pede” para ser pisado, mas não se afasta muito, já que com andamentos normais conseguimos um consumo final abaixo dos 7 litros a cada cem quilómetros, o que é um valor excelente. O 308 GT a gasolina confirma bem o seu estatuto de “Grande Turismo” já conhecido da vertente diesel. Uma boa opção, já que tem à sua disposição 205cv, equipamento muito completo, um bom espaço interior, excelente apresentação quer exterior, quer interior e um preço bastante simpático: pouco mais de 32 mil euros! Bom trabalho Peugeot, agora venha daí o 308 GTi!

Peugeot 308 GT 1.6 e-THP 205 CMV6 

Especificações:

Potência –205cv às 6000rpm
Binário – 285Nm às 1750rpm
Consumo Anunciado (Medido) – 5,6 l/100km (6,8l/100km)

Preços:
Peugeot 308 GT e-THP 205 desde: 32.310
Unidade ensaiada: 38.790€

Texto e fotos por Rodrigo Hernandez

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!