Início Ensaios Hyundai i20 Coupe 1.0 T-GDi

Hyundai i20 Coupe 1.0 T-GDi

Hyundai i20 Coupe 1.0 T-GDi
0
0

“Lado emocional”

O Hyundai i20 já foi ensaiado por nós, mas este modelo do segmento B regressa agora na sua variante mais elegante. O i20 Coupe chegou ao mercado nacional e promete, tal como o modelo do qual deriva, mudar as convenções que (ainda) possamos ter acerca da marca Coreana.

O seu estilo marcante, é chamado pela marca de Fluidic Sculpture 2.0, que opta por linhas e superfícies angulosas, o que torna o seu nome lógico, já que este não é apenas um i20 de três portas, já que apresenta, pormenores exclusivos.

Na frente destaca-se a grelha hexagonal de grandes dimensões inserida no para-choques redesenhado. Os faróis em halogénio de desenho rasgado têm um novo arranjo no seu interior e recebem umas luzes de circulação diurnas em LED. A lateral é sem dúvida a secção mais exclusiva, com o tecto a estar mais baixo e a linha de cintura mais elevada, a garantirem a desportivadade necessária ao modelo, os olhos são atraídos desde logo para o pilar C “flutuante” e para o vinco abaixo dele. As jantes de 17” que também dividem a atenção estão muito bem calçadas com pneus Pirelli Cinturato P7.

Só falta a traseira, e essa acompanha bem o conjunto. Totalmente diferente do hatchback de 5 portas, apresenta uns faróis traseiros, que tal como na frente contam com tecnologia LED e um um spoiler de maiores dimensões que prolonga o tejadilho.

O interior é o que já é estamos habituados, mas isso não quer dizer que seja mau. Antes pelo contrário, já que o Hyundai i20 tem um tablier de desenho limpo e bastante funcional ergonomicamente, com todos os comandos e instrumentação a serem bem claros, e de fácil leitura. Ponto positivo para o cinto de segurança que “vem ter connosco” graças ao braço extensível, o que que facilita bastante o inicio da viagem, a posição de condução é correta e dispõe de múltiplos ajustes. A altura para a cabeça dos passageiros da frente é desafogada, só atrás devido ao tecto ser mais baixo, passageiros com mais de 1,75 podem ficar já a ter um encontro mais intimista com o tejadilho. Incrivelmente, a bagageira é maior que na versão 5 portas, oferecendo agora 336l de capacidade.

De reforçar também o cuidado da Hyundai com os espaços de arrumação, seja nas portas ou no porta-luvas refrigerado, o equipamento também é bastante completo onde se inclui o cruise-control com limitador de velocidade, sensor de estacionamento traseiro e câmera, bem como o sensor de luz e chuva, o tecto panorâmico de abertura eléctrica e o sistema de infotenimento que inclui a navegação, DAB e bluetooth.

Em andamento o Hyundai i20 Coupe conta com o motor 1.0 GDi-T, um tricilindrico com 998cm3 que não desilude graças aos seus 120cv fáceis de extrair e graças ao binário que está disponível numa larga gama de rotações (entre as 1500 e as 4000rpm). Isso ajuda à desenvoltura do modelo, que mesmo não sendo um desportivo é divertido de explorar, este motor, que é o único disponível para o coupe, consegue garantir uns consumos aceitáveis, embora que a sua sonoridade distinta se faça sentir a bordo, principalmente a frio, mas que não chega a ser desagradável.

O chassis é bastante comunicativo, com reacções neutras, mas que apresenta aqui um conjunto de amortecedor/suspensão mais seco, o que ajuda nesse sentido. Ponto menos positivo para a direcção que poderia transmitir mais feedback junto ao ponto neutro, mas nada que belisque o brilhantismo deste Hyundai i20 Coupe, com a caixa de seis velocidades a ter um bom escalonamento correto e a apresentando um funcionamento bastante suave.

Para rematar, a Hyundai volta a fazer um modelo interessante, que “puxa” mais ao nosso lado emocional, destacando-se pelo seu design mais elegante e desportivo. Tudo isto sem perder a razão do equipamento vasto, do conforto e do motor que têm um bom equilíbrio entre as prestações e os consumos.

Hyundai i20 Coupe 1.0 T-GDi 120

Especificações:

Potência –120cv às 4000rpm
Binário – 170Nm às 1400 ~ 4000rpm
Consumo Anunciado (Medido) – 4,9 l/100km (6,8l/100km)

Preços:
Hyundai i20 Coupe desde: 20.516€
Unidade ensaiada: 20.866€

 

 

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!