Home Ensaios Ensaio by MotorO2 – Hyundai i20

Ensaio by MotorO2 – Hyundai i20

Ensaio by MotorO2 – Hyundai i20
66
0

“A satisfação de um bom negócio”

Nada sabe melhor que sair de casa com o objectivo de comprar algo e no final, acabarmos por trazer para casa o que pretendíamos, mas ainda mais barato, sem comprometer na qualidade.
Quem já não fez negócios assim? Mas tal não acontece apenas com compras regulares, pode acontecer também com aquisições mais racionais e ponderadas, como por exemplo, um automóvel.
E é isso que o futuro proprietário pode sentir ao comprar o novo Hyundai i20.

Digo isto porque o novo i20 é excelente produto e nem é preciso ser um génio de automóveis para se entender, nem passar horas exaustivas a analisar o modelo. Aqui tudo funciona bem e está feito para agradar.
O design é um corte com o estilo do resto da marca, e com a sua filosofia Fluid Sculpid Design 2.0, o novo i20 ganha um ar mais dinâmico, principalmente na frente com o uso de faróis bem prolongados que utilizam tecnologia LED e também complementados pela grelha dianteira.

O restante i20 conta com as com arestas mais “afiadas”, a linha de cintura mais alta evidenciando o posicionamento mais jovem deste modelo e o pilar C “Invisivel” dá um toque de modernidade, rematado pela traseira que apresenta um bonito conjunto lumioso também ele de tecnologia LED.

Por fora encanta, e faz com que muitas pessoas não entendam à primeira vista que é um Hyundai.
Mas é abrindo a porta que as coisas se tornam realmente interessantes e basta apenas pegar no puxador para sentir que tudo é solido e bem acabado, com o interior a possuir linhas interessantes, a lembrar um certo rival alemão…

Sentados e com a posição de condução confortavelmente ajustada, seguimos caminho, e aproveitamos até ao destino para descobrir alguns truques do i20. Algo que notamos de imediato são comandos leves e fáceis de manusear, quer sejam os pedais, caixa ou direcção.

Existem bastante espaços de arrumação e todos os interruptores estão à mão, embora a nossa unidade não contasse com o sistema de ecrã a cores, mas apenas de um simples rádio, que faz tudo! Ou seja, tem o Bluetooth, USB, Jack-In, MP3 e duas uteis tomadas 12v.

Os comandos no volante estão organizados de forma inteligente e contêm tudo o que é necessário, incluindo o limitador de velocidade e cruise control.
Os mostradores são de simples leitura e nota-se mais uma vez os detalhes que esta marca tem empregue nos novos modelos, como do ecrã que serve como computador de bordo, que em algumas versões pode ser em TFT a cores.

A fazer escalar o velocímetro estava o motor base da gama i20. O 1.25 MPi, propulsor que ainda não aderiu aos turbos mas que não compromete principalmente em cidade devido aos seus 84 cavalos de potência (existe outra variante de 75cv), que aliados ao baixo peso do modelo garantem razoáveis prestações. Em trajectos de Auto-Estrada, nota-se que este motor não foi feito para correrias, mas por outro lado garante consumos contidos ao mesmo tempo que se faz notar que a insonorização está num bom plano, parecendo um automóvel de segmento superior.

A transmissão é de apenas 5 velocidades neste 1.25, mas como o seu escalonamento é longo não é, como já disse, prejudicial para os consumos. A suspensão absorve bem as irregularidades conseguindo um excelente equilíbrio entre dinâmica e conforto. Apenas a direcção poderia oferecer um pouco mais de feedback quando as curvas aparecem de forma mais ritmada.

Decidido a descobrir o espaço, o pequeno (grande) i20 consegue impressionar de novo, devido ao espaço traseiro desafogado para qualquer um dos lados, e um ponto a favor na altura para a cabeça já que não existe um decréscimo muito evidenciado no design do tejadilho. As fixações Isofix estão presentes para os membros mais novos da família, mas a bagageira reserva ainda mais surpresas.
São uns bons 326l de fácil acesso que podem ascender aos 1026l planos quando rebatemos os acentos traseiros.

O equipamento é super-completo, visto que depois de tudo o que referi, conta ainda com o assistente de via, controlo de pressão dos pneus e assistência em subida. Este i20 versão Confort contava apenas com um pack que inclui as jantes de 16’’, as luzes de circulação diurna em LED, luz de curva, óticas de dupla projeccao e luz de presença em LED.
Com a adição desta cor Mandarin Orange, o preço fica nos 16.300 euros, um valor mais que sensato para um automóvel que cumpre com o que promete, é espaçoso, bem desenhado, equipado e confortável. Um caso a pensar seriamente se gosta de bons produtos e de boas oportunidades. E nesta última temos ainda um factor que o vai deixar deliciado: são cinco anos de garantia, sem limite de quilómetros! A melhor do mercado!

 

 

Hyundai i20 Confort 1.25 MPi

Especificações:
Potência – 84cv às 6000rpm 
Binário – 121Nm às 4000rpm

Consumo Anunciado (Medido)  – 5,1l/100km (5,6l/100km)

Hyundai i20 desde: 12.150€ 
Modelo ensaiado: 16.300€

Texto: Rodrigo Hernandez
Fotos: Rodrigo Hernandez

MotorO2 | Respiramos Motores

 

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!