Início Ensaios Ensaio by MotorO2 – Volvo XC70 D4

Ensaio by MotorO2 – Volvo XC70 D4

Ensaio by MotorO2 – Volvo XC70 D4
15
0

“Genuinamente Volvo”

Por vezes, surgem automóveis que mesmo quando os seus símbolos são removidos e o observador não é o mais conhecedor, conseguem facilmente ser reconhecidos apenas pelas suas linhas. E neste ensaio, estamos perante um desses automóveis. O desenho em forma de caixa e a linha de cintura vincada não nos deixam enganar, e constatamos que de facto estamos perante uma carrinha Volvo.

A XC70 descende de uma longa linhagem de “stationwagons” da marca Sueca. Inaugurada em 1968 pela Volvo 145, teve o seu apogeu na ainda hoje muito popular 240. Se o leitor não é o mais conhecedor,ora pesquise e diga lá se não a reconheceu logo…

De volta ao XC70, à já referida imagem “boxy” da V70, esta versão acrescenta ainda uma maior altura ao solo e várias proteções em plástico. A sua imagem é uma mistura entre agressividade e robustez com o requinte do luxo Sueco.
Por falar em robustez, esta palavra teve todo um novo significado depois de passar uns dias com o XC70. Os painéis parecem blindadose a qualidade de materiais, montagem e execução é exemplar, bastando reparar por exemplo nas dobradiças das portas, maciças, nunca vi nada igual!

“Chamei-lhe carinhosamente de Tanque…”

A ampla superfície vidrada dá uma maior sensação de espaço e muita visibilidade para o exterior. Juntamente com os farolins em posiçãovertical, exteriormente esta é outra das imagens de marca da Volvo.

Abrindo a porta, é-nos apresentado um interior que embora jáconte com alguns anos no mercado, continua bastante agradável. Em destaque estáa consola “flutuante” com acabamento estilo aluminio escovado e inúmeros botões, que passado muito pouco tempo a bordo, são simples e intuitivos de utilizar.

Mas uma das diferenças no tablier desde o lançamento desta geração foi a inclusão de um bonito quadrante, totalmente digital e adaptativo,que pode ser personalizado por um de três temas: Elegance, Eco e Performance. Temas estes que também são apresentados no ecrã central de 7”.

Já depois de sentado, começo a sentir que o aspecto mais”bruto” mas bem esculpido do exterior, contrasta com o interior. Os excelentes bancos abraçam-me e o tecto de abrir deixa o sol de verão entrar no habitáculo e iluminar o bonito tablier forrado a pele. Lá atrás os miúdos (ou graúdos) podem desfrutar do sistema de entretenimento com dois ecrãns nos encostos dos bancos, confortavelmente sentados em poltronas quase tão boas como as da frente.

“Se no seu caso os passageiros de trás são miúdos, pode optar por articular os assentos próprios para crianças, engenhosamente integrados no banco traseiro.”

Mais atrás tem a bagageira com abertura eléctrica, que facilita e muito o acesso quando estamos carregados com  compras. O piso dos 575l é alcatifado e no tecto está uma rede que pode rebater e assim criar uma divisória, ideal para levar o seu amigo de quatro patas!
Portanto agora que já vimos que toda a família vai feliz a bordo do XC70, falta ver se a condução está a altura.
Com a chave no bolso, carrego no Start e ligo o motor D4 de 2 litros com 181cv. Coloco na posição D a fantástica caixa automática de 8 velocidade e sigo caminho.

O primeiro contacto é na auto-estrada e o XC70 mostra que este é um dos seus habitats preferidos, mostrando o motor sempre uma grande disponibilidade, com binário presente a qualquer momento, disposto a despachar com segurança outra ultrapassagem. O conforto esse está igualmente presente em grandes doses, fazendo de cada viagem longa uma brincadeira de crianças.


“Com esta nova caixa de oito velocidades, os senhores da Volvo aumentaram ainda mais a vertente estradista do XC70. Parabéns!”

Saindo da auto-estrada começam as curvas e ai, o XC70 faz questão de nos relembrar que anuncia na balança uns simpáticos 1795kg, e com isso, as transferências de peso notam-se. O condutor pode alterar um pouco esta situação usando os três botões presentes na consola  do sistema Four-C que alternam a”personalidade” do Volvo entre três estilos de distintos: Confort e Sport e Advance, destinado ao fora-de-estrada.
E é mesmo para fora-de-estrada que vamos agora, embora que esta carrinha disponha apenas de tracção dianteira. Sim, temos sempre de nos relembrar que é uma carrinha, sob pena de acabamos por deixar peças para trás…

A maior altura ao solo ajuda a passar alguns buracos e éprincipalmente vantajosa naqueles acessos às praias mais inóspitas. Nosestadões de areia o conforto é quase igual ao que sentimos no asfalto. No entanto, se necessita de transitar em sítios em que só passaria com galochas, aconselhamos vivamente a versão com AWD que vem equipada com o sistema Hill Descent Control.

” Só passaria lá com Galochas? Se é AWD, passa.. Se não é, esteja quieto!”

O XC70 que ensaiámos contava com o nível de equipamento Summum, o mais elevado,que inclui elementos como banco do condutor eléctrico, sistema de som high performance, lavagem de faróis, estofos em couro e muitas outras coisas. Como opcional, a nossa unidade contava com patilhas para a caixa de velocidades, faróis de xenon e os já falados tecto de abrir, tablier em couro e o sistema de entretenimento.

Concluíndo, se é uma pessoa que se importa com a qualidade e design do seu automóvel e que não dispensa elementos como segurança, conforto e espaço, o XC70 é uma excelente escolha. Naquela bagageira consegue levar um Mastiff ou um Pastor Alentejano. No entanto, fica desde já avisado que a vida em cidade pode sair um pouco condicionado devido às suas dimensões. E outra coisa: escolha a caixa automática!

 


Volvo XC70 D4 FWD Summum 


Especificações:

Potência – 181cv às 4250rpm
Binário – 400Nm às 1750 – 2500rpm

Consumo Anunciado (Medido) – 4,9l/100km (6,3l/100km)

Preço:
Gama XC70 a partir de 50,853€
Versão ensaiada: 54,002€

Texto e Fotos: Rodrigo Hernandez

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!