Home Ensaios Ensaio by MotorO2 – SEAT Leon ST Style 1.6 TDi 105

Ensaio by MotorO2 – SEAT Leon ST Style 1.6 TDi 105

Ensaio by MotorO2 – SEAT Leon ST Style 1.6 TDi 105
9
0

“Evoluir para Vencer”

Amadurecer é algo que acontece a todos nós. Crescemos,aprendemos com os erros e tornamo-nos melhores. Tal acontece também nosautomóveis e o Seat Leon não é excepção.
As duas primeiras gerações do Leon eram claramente direcionadas para um públicomais jovem, em que a primeira lançada em 1999, tinha uma aparência marcadamentedesportiva, mas ao mesmo tempo sóbria e elegante. Foi inclusivé carro do ano 2001em Portugal, ganhando ao longo da sua carreira inúmeros admiradores, em especialna versão Cupra.
A segunda geração surgiu em 2005 e usou a nova linguagem damarca, desenhada por Walter D’Silva, com linhas bastante mais dinâmicas efluídas na sua carroçaria, que tinha como detalhe ambos os puxadores traseirosdissimulados. Esta geração ganhou uma maior fama devido às vitóriasconquistadas no campeonato mundial de turismos, que serviram para impulsionar aversão FR para as estradas.

Mas após uma infância e adolescência irreverentes e bemsucedidas, chegou a altura de crescer e enfrentar novos desafios.Assim em 2012 surgiu no salão de Paris a terceira geração doLeon. Como que a querer mostrar um novo caminho e novas tendências para a marcaespanhola, foi com o Leon que foi estreado o novo logotipo da marca. E novidadesfoi o que não faltou nesta nova geração.
Com linhas claramente mais sóbrias que a versão anterior,com este Leon foi ainda estreada para além da normal variante de 5 portas, umanova carroçaria denominada SC. O SC não é nada mais que um Leon de 3 portas,trazendo ao mesmo um look mais desportivo e exclusivo. Mas as novidades não seficaram por aqui, já que no final de 2013 surgiu a versão que aqui temospresente, e que é porventura a mais importante para o crescimento da Seat.

“ST é o nome desta carroçaria, quequer dizer Sport Tourer, uma Station Wagon, ou em bom Português, uma carrinha!”

No mundo automóvel não há nada mais adulto do que umacarrinha, mas ser adulto não significa ser chato e aborrecido e porconsequência ter uma carrinha também não. Por isso a Seat criou uma das maisbonitas Station Wagons do segmento C,o segundo mais importante para os europeus.

Não são necessários muitos comentários acerca do estilo daLeon ST, mas exteriormente, a frente é muito identica à do Ibiza, emboranaturalmente mais larga. De notar os faróis com a tecnologia Full LED(opcional), que emprestam ao Leon uma bonita assinatura diurna. A frente mergulhantemostra o seu dinâmismo, auxiliada pelo capot com o seu vinco central. Mesmo nopreto que cobria a nossa unidade, de perfil, a ST mostra o seu porte atlético,com uma imagem limpa e bem formada. A traseira tem um desenho bem descendente, evitandoo comum aspecto quadradão típico do segmento, com o portão da bagageira aostentar o nome do modelo em destaque, sendo flanqueado pelos também bemdesenhados faróis traseiros com tecnologia LED.
Abrindo o referindo portão, temos à disposição 587 litros, oque mesmo não sendo referenciais, são um bom registo para a Leon. Através dedois puxadores existentes no compartimento da mala podemos ainda aumentar estacapacidade para 1480 litros, com o fundo completamente plano.

Mas vamos entrar pela porta que interessa, a do condutor.
À primeira vista, o tablier parece simples demais, austero,quase insipido. Mas com um olhar mais atento, rapidamente tais ideias sedesvanecem. O tablier está cheio de pormenores interessantes e todos oscomandos estão bem à mão, estando ao centro o ecrã-touch screen e os comandosdo ar condicionado bi-zona. À nossa frente temos um dos computadores de bordomais completos que já ensaiei. Desde apresentar o já normal consumo, até ànossa lista telefónica, informa-nos sobre de tudo um pouco! Destaque ainda paraum maior cuidado na escolha dos materiais.

Lá atrás o espaço para os passageiros é bom, quer para aspernas quer para a cabeça, estando ainda presente nesta unidade o pack família,com mesas nas costas dos bancos e cortinas nas portas. Tudo para uma melhorexperiência de viagem.
“O ecrã central é bruxo, sabia queeu lhe ia tocar! Ou talvez tenha algum sensor. É provável que seja a segunda hipótese…”


Mas nenhum carro é feito para estar parado, por isso vamospartir. A posição ideal de condução demora algum tempo a encontrardevido as enormes possibilidades, mas tem como consequência ficarmos mesmo bem”encaixados” na Leon. Os bancos tem um bom apoio quer lombar querlateral e o volante possui uma boa pega, não sendo demasiado espesso. O motorque temos debaixo do capot é o “best-seller” 1.6 TDi com 105cv queestá casado com uma caixa de apenas 5 velocidades, com um manuseamento algorijo e relações longas.
O desempenho deste motor diesel é algo anémico abaixo das 2200rpm, altura em queo binário começa a aparecer e as coisas voltam ao normal. Mas mesmo assim estes105cv chegam para as necessidades, e também para conseguir uns consumosapresentáveis. Não cumprem os 3,8 anunciados, mas conseguem sem muitadificuldade valores pouco acima dos 5 litros por cada cem quilómetrospercorridos.

“Dá quase aentender que os jovens que tiveram Leon(s), cresceram e agora precisam de maisespaço, mas podem manter o mesmo modelo…”
A experiência de condução é divertida, com um chassiscooperante e bem afinado, mesmo que não conte com a suspensão traseiramultilink, mais complexa, reservada apenas para as versões mais potentes. Ataragem de amortecimento apresenta um bom equilíbrio entre desportividade econforto e a direcção tem um bom peso, sendo bastante directa a manobrar asbonitas jantes de 17” com que estava equipada a nossa unidade.

Conclusão:Se procura uma carrinha, mas não quer perder o aspecto jovem, tem na Leon ST umforte candidato. Bem construída e bonita, esta familiar castelhana não o irádeixar desapontado. Claro que o 1.6 TDi não o deixará entusiasmado com asperformances, mas por outro lado irá saber bem gastar pouco…

Pontos Fortes:
-Estilo Exterior
-Condução
-Materiais

Pontos Menos Fortes:
-Caixa de Velocidades
-Alguns Opcionais

 

 

Modelo: Seat Leon ST 1.6 TDi 105 Style
Motor: 1598cm3; 105cv/3000-4000rpm; 250nm/2750rpm; Transmissão Manual de 5 Velocidades Consumo oficial: 3,8l/100km; Consumo medido: 5,1l/100kmDimensões e capacidades: Comprimento: 4,535; Altura: 1,454; Largura: 1,816; Capacidade da mala: 587l; Capacidade do Depósito: 50l

Equipamento de série:Computador de bordo; Rádio com comandos no volante; Radio MP3 + Tomada Jack e USB; Sistema de mãos livres Bluetooth; Vidros Eléctricos, Ecrã central a cores, Limitador de Velocidade; Cruise-Control; Sistema Hill Assist; Jantes em Liga-leve de 16”; Controlo de pressão dos Pneus, Ar Condicionado Automático; Volante e Alavanca das Velocidades em Pele;
Equipamento Opcional na viatura Ensaiada: Pintura Metalizada; Jantes de Liga-Leve 17” Dynamic; Sistema Media Plus; Vidros Traseiros Escurecidos; Pacote Família; Full LED; Sensores de Estacionamento Traseiro;
Gama SEAT Leon ST a partir de: 23,017€
Texto e Fotos: Rodrigo Hernandez

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!