
“Grande Turismo familiar”
Tal como nas passadas duas semanas, vamos mostrar mais um GT Line da Peugeot.
Desta vez é o 508, lançado em 2012 e projectado para substituir dois modelos, o 407 e o 607. No ano passado sofreu um restyling maioritariamente estético, mais centrado na secção dianteira, onde foi buscar muita inspiração ao concept Exalt.
Já ensaiado por nós noutras ocasiões, o 508 recebe agora também o GT Line, e tal como o 308 e 208, conta com pequenos detalhes estéticos. No exterior, o 508 apresenta um novo para-choques traseiro especifico desta versão, bem como jantes exclusivas e a designação GT Line em vários pontos do automóvel.
No interior, continua a vocação mais desportiva, com destaque para os acabamentos na cor vermelha, como é o exemplo dos pesponto nos bancos e volante, bem como no sistema de infotenimento que assume agora um tema chamado Red Line, estreado no 308 GT.
É também aqui que se sente que o 508 é um sitio agradável para se estar, com um tablier que tem envelhecido bem, e com todos os comandos à mão. A posição de condução é confortável e correcta, com o volante a assumir uma dimensão diferente da que a Peugeot nos tem habituado, sendo por isso demodée, mas que vai de encontro ao gosto de muitos possíveis clientes.
O equipamento é bastante completo já que a versão GT Line se baseia na até agora mais equipada, Allure. A lista é extensa: faróis FullLED, Head-Up display, tecto panorâmico, câmara de visão traseira, sistema de aviso de ângulo morto, vidros escurecidos e sistema de navegação, entre outros.
Mas este 508 SW GT Line tem uma outra novidade, desta feita motopropulsora, já que conta com o conhecido 1.6 BlueHDi de 120cv, mas desta feita conectado à caixa automática de seis relações da japonesa AISIN.
Já os conhecíamos em separado, mas não a sua soma, e posso dizer que funcionam bem. Se o motor nos brinda com consumos bastante simpáticos, a caixa torna a condução mais descontraída devido à sua rapidez e suavidade. Esta conta ainda com as patilhas atrás do volante que servem ou para uma condução mais desportiva, ou então para baixar os consumos, engrenando a próxima relação mais cedo, de maneira a diminuir as rotações.
No que toca à dinâmica, o 508 SW já é conhecido por ser um automóvel com um excelente equilíbrio entre facilidade de condução e conforto. Isso é ainda mais notório ao passar por estradas em pior estado, onde conseguimos confirmar o bom trabalho efectuado na suspensão. Na parte dinâmica, apenas a direcção poderia ter mais feeling.
Por isso, se procura uma carrinha do segmento D, a Peugeot 508 SW é uma excelente escolha para fugir às marcas germânicas. Económica, com bastante espaço, bem equipada e com uma condução confortável e eficaz, a 508 SW apresenta agora uma nova linha de equipamento a “piscar o olho” ao cliente mais dinâmico. Uma opção a considerar.
Peugeot 508 SW GT Line 1.6 BlueHDI 120 EAT6
Especificações:
Potência – 120cv às 3500rpm
Binário – 300Nm às 1750rpm
Consumo Anunciado (Medido) – 4,2l/100km (6,0l/100km)
Preços:
Peugeot 508 SW GT Line 1.6 BlueHDi EAT6 desde: 40.520€
Unidade Ensaiada c/opcionais: 40.970 €
Texto por: Rodrigo Hernandez
Fotos/Edição por: Rodrigo Hernandez/Sérgio Gonçalves