Home Ensaios Ensaio by MotorO2 – Opel Karl

Ensaio by MotorO2 – Opel Karl

Ensaio by MotorO2 – Opel Karl
34
0

“Agarrar a oportunidade”

A vida é feita de escolhas e oportunidades, e a cada momento que passa fazemos algo que muda o nosso futuro, às vezes sem pensarmos nisso. Contudo há outras escolhas que requerem mais contenção na tomada de decisões. Como a compra de um automóvel, por exemplo.

E o que vos trago aqui a ensaio nesta semana é um dos automóveis mais racionais que já ensaiamos. O Opel Karl toma de assalto o segmento A de uma forma que não deixa muitos argumentos para os seus rivais. Vou explicar porquê, mas antes, começamos como é normal por analisar a parte exterior e interior.

Por fora o Karl assume uma imagem que não rompe com o habitual do segmento, com um aspecto “boxy” para conseguir um melhor espaço interior. À frente, o pequeno Opel surge com uma boa imagem de família, destacada pelo conjunto óptico e pela grelha que ostenta o logo da marca alemã. Na lateral, opta por um design simples mas com bons detalhes, como por exemplo os vincos na carroçaria que dão uma maior imagem de robustez e energia ao conjunto, mesmo com as suas pequenas dimensões, apenas 3,68m. Atras é mais evidente a simplicidade das linhas, que nem por isso deixam de agradar, onde os farolins vão buscar alguma inspiração ao Mokka e a abertura da bagageira é feita debaixo do símbolo, montado ao centro do portão da bagageira.

Ou seja o Karl não vai quebrar um coração devido às suas linhas, mas também não vai afastar um possível cliente.

Entrando no seu habitáculo, somos brindados com uma boa sensação de espaço, algo difícil neste segmento. O tablier assume uma arrumação simples e eficiente, com o rádio em posição mais elevada, estando presentes mais abaixo os três comandos rotativos que controlam o ambiente interior, tornando a vida a bordo bastante descomplicada.

Destaque ainda para a posição de condução elevada, sendo uma mais valia no meio citadino e para o desenho da instrumentação, de leitura fácil.

O interior é bem construído e os materiais são de boa qualidade, montados de forma irrepreensível. Estão disponíveis bastantes espaços de arrumação e cá dentro encontram-se 5 lugares, ao contrário de muitos dos seus concorrentes que oferecem apenas 4. Mas o mais impressionante mesmo é o equipamento oferecido de série…

A lista é grande, desde o ABS ou ESP, ao controlo de tração, passando pelo Hill Start Assist que ajuda nos “pontos de embraiagem”, bem como os 6 Airbags ou o programador de velocidade com limitador. Para facilitar ainda mais a condução está disponível também de série o ar condicionado, a função City, que torna a direcção mais leve de maneira a facilitar as manobras em cidade, ou o Bluetooth para podermos comunicar sem arriscar uma multa.

Nos opcionais esta unidade contava apenas com o Pack Style (400€) que apresenta os faróis de nevoeiro com função de curva, câmara dianteira para alertar uma possível saída involuntária de faixa e as jantes estruturais.

Antes de passar à condução, falta ainda mencionar a bagageira. São 215l, mas que aumentam até aos 1013l quando os bancos traseiros (60:40) estão rebatidos.

Debaixo do capot está o 1.0 Ecotec de 75cv, motor de três cilindros atmosférico que demonstra ser um companheiro ideal para o Karl, demonstrando muita disponibilidade também graças à caixa de velocidades suave e bem escalonada, bem como o baixo peso do conjunto, apenas 939kg. Logo após iniciar a marcha nota-se no cuidado com a insonorização, com o propulsor a ouvir-se pouco dentro do habitáculo.

Em andamento, o Karl demonstra que é feito para a cidade, sendo a suspensão confortável ao conseguir tolerar bem os buracos das nossas cidades e os arranques cumpridos de forma suave mas rápida. A facilidade de condução é bem evidente devido à posição de condução elevada e entrar e sair do Karl também é bastante fácil para qualquer um dos ocupantes. Fora da cidade volta-se a notar o cuidado posto no refinamento deste modelo, que oferece uma sensação de condução ao nível de um modelo de segmento acima, apenas com o motor a demonstrar alguma limitação.

Os consumos são simpáticos, tendo a média global no nosso ensaio passado por pouco os cinco litros por cada cem quilómetros percorridos.

O novo Opel Karl é uma excelente oportunidade para quem procura um automóvel para uso maioritariamente citadino, mas que é válido também para um uso mais polivalente. Com cinco portas, cinco lugares, bem como cinco anos de garantia, o Karl é uma proposta muito interessante, com um preço canhão. Tendo em conta ainda o excelente nível de equipamento, é caso para quase afirmar que a esmola é demasiada, mas neste caso não há que desconfiar, pois só irá receber muito automóvel pelo seu dinheiro!

OPEL KARL Enjoy 1.0 75cv

Especificações:

Potência – 75cv às 6500rpm
Binário – 95Nm às 4500rpm
Consumo Anunciado (Medido) – 4,5l/100km (5,3l/100km)

Preços:
OPEL KARL desde: 11.850
Unidade Ensaiada c/opcionais: 12.500 €

Texto por: Rodrigo Hernandez
Fotos/Edição por: Rodrigo Hernandez/Sérgio Gonçalves

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!