Início Ensaios Citroën apresenta ë-C4 X e C4 X como nova solução familiar

Citroën apresenta ë-C4 X e C4 X como nova solução familiar

Citroën apresenta ë-C4 X e C4 X como nova solução familiar
0
0

“Corpo familiar”

 

Falar de surpresas e da Citroën na mesma frase não é algo inédito. A marca gaulesa quis (novamente) impressionar com o lançamento de um novo modelo, que se irá situar entre o Citroën C4, que tem sido um sucesso de vendas, e o C5 X, recém-lançado no nosso país.

Não, o seu nome não é “C4,5”, é sim C4 X, uma berlina que se cruzou com um SUV, mas que na verdade também pode ser vista como um coupé.

Se na dianteira, pode muito bem ser confundido com o já conhecido Citroën C4, a verdade é que na lateral começamos a reparar que a sua secção traseira é distinta, mais convencional, fazendo lembrar as tradicionais berlinas. Nas fotos pode não ser facilmente percetível, mas o seu comprimento de 4,60m é 24cm superior ao apresentado pelo C4, ficando 20cm abaixo do C5 X, a proposta da marca no segmento D.

Na sua traseira confirmamos o seu formato de três volumes, algo que é confirmado na altura de verificar a bagageira, já que essa porta abre como a de uma berlina desse tipo (ver fotos abaixo). Aí, podemos encontrar uma bagageira de 510L de capacidade, que em comparação é mais 130L volumosa do que os 380L apresentados pelo C4 que já conhecemos.

Tal como o C4, o C4 X assenta na mesma plataforma CMP utilizada também no Peugeot 2008.

Passando para o interior, as semelhanças com o C4 são mais do que óbvias, não existindo diferenças no tablier, com o C4 X a contar com a mesma distância entre eixos que o C4, o que não melhora as quotas de habitabilidade, mas que, ainda assim, são muito positivas na sua classe.

Tal como no interior, também no que toca a motorizações não existem surpresas, já que são as mesmas apresentadas pelo… C4, adivinharam.

Ou seja, alguns mercados irão contar com o motor 1.2 PureTech com 100cv com transmissão manual de 6 velocidades ou 130cv com transmissão automática de 8 relações (EAT8). O diesel continua a marcar presença com o 1.5 BlueHDi de 130cv e transmissão automática (EAT8).

A versão elétrica ë-C4 X conta com 100kW de potência (136cv), capaz de uma autonomia estimada de 360km em ciclo WLTP. Aceitando carga rápida de até 100kW, pode carregar 80% da bateria em apenas 30 minutos. Esta será a única disponível no nosso país, o que torna este modelo numa proposta 100% elétrica.

Produzido em Espanha, na fábrica de Villaverde, o Citroën ë-C4 X chegará aos concessionários da marca a partir do outono deste ano.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!