Home Notícias A caminho de 2021: Ariya é novo modelo (muito) importante para a Nissan

A caminho de 2021: Ariya é novo modelo (muito) importante para a Nissan

A caminho de 2021: Ariya é novo modelo (muito) importante para a Nissan
0
0

“Quer ser a referência dos generalistas”

 

A Nissan tem em 2021 um ano muito importante, para além da renovação total do seu fenómeno Qashqai, tem ainda no Ariya um modelo essencial para se voltar a destacar no mundo dos automóveis elétricos.

Ariya, descrito como Coupé Crossover, foi o nome escolhido pela marca japonesa para o seu novo automóvel familiar, que quer ser o “novo Qashqai”, modelo que parecendo que não já existe há 15 anos. Este surge nove anos depois do seu primeiro elétrico LEAF, lançado em 2011.

Com dimensões idênticas à do seu maior SUV disponível da Europa, o X-Trail (o Ariya mede 4,59m) apresenta uma imagem evolutiva do Leaf de segunda geração, mas com uma imagem mais futurista que também quer mostrar a imagem dos futuros modelos da marca.

A imagem imponente é conseguida por linhas aguçadas e dimensões generosas, com as rodas bem aos cantos da carroçaria. Aproveitando as dimensões do X-Trail, este Ariya tem uma distância entre eixos 70cm superior, o que promete um amplo espaço interior.

A sua dianteira apresenta o “shield” como chama a marca Nissan à nova imagem da sua secção dianteira, que não conta com aberturas, mas com uma verdadeira “plantação” de LED, são 20 e garantem uma interessante assinatura luminosa, graças a uns grupos óticos esguios.

A imagem desportiva está garantida por jantes de grandes dimensões, assim como um spoiler no topo da tampa da bagageira. Atenção, este modelo que estão a ver é o produto final, não é um concept!

Este novo modelo estreia também uma nova arquitetura desenvolvida pela Aliança que engloba agora, para além da Renault, da outra marca japonesa Mitsubishi. A CMF-EV, foi desenvolvida a pensar em apenas veículos elétricos. Este modelo será oferecido tanto em versão de tração dianteira, que será a mais vendida, assim como uma versão de tração integral. Para além disso, contará com diferentes ‘packs’ de baterias, para diferentes potências. Um verdadeiro contributo à “normalização” dos automóveis elétricos.



Para entrada de gama, a Nissan irá oferecer um Ariya “com tudo à frente”, de 215cv e 300Nm de binário. A bateria será a mais pequena, com 65kWh capaz de conseguir uma autonomia de 374 quilómetros em ciclo WLTP. Por ser o mais “leve”, com 1800kg, consegue uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 7,5s e uma velocidade máxima de 160km/h.

Acima, haverá uma versão com 240cv e uma bateria de 90kWh, aqui é possível alcançar 500km de autonomia.

Para quem quer tração às quatro rodas, a Nissan irá oferecer o e-4ORCE, com 275cv e bateria de 63kWh (autonomia de 340km) e aceleração em 5,9s. Com bateria superior (mas também potência), o Ariya também pode contar com a mesma bateria de 90kWh da versão de tração dianteira, com 200cv e uma autonomia de 460km.

Se isto não bastar, teremos o Performance. A potência é de 390cv e binário de 600Nm, é capaz de cumprir a aceleração dos 0 aos 100km/h em pouco mais de cinco segundos. A autonomia, com jeito, será no máximo de 400km. Longe vai o tempo de autonomias muito mais limitadas.

Falando do e-4ORCE, este sistema consegue controlar os níveis de binário distribuídos entre as rodas dianteiras e traseira, conseguindo também ajudar no “torque vectoring” através de travagens para melhorar a agilidade do seu SUV.

É de esperar que o interior seja futurista e um grande salto para o construtor. O Ariya juntará acabamentos de alta qualidade, com uma grande dose de tecnologia, graças a dois ecrãs de 12,3’’ polegadas cada um, partilhando entre eles o sistema multimedia e o painel de instrumentos. O Sistema de controlo por voz também é novidade, com um “Hey Nissan”, num habitáculo sem botões.



Graças ao IoT, o Ariya trabalha em conjunto com o sistema Google Alexa, e através do habitáculo do SUV podemos controlar, por exemplo, luzes, aquecimento da nossa própria casa. Também graças a essa conexão 4G, é possível o modelo contar com atualizações “over the air”

Do interior, só falta falar da bagageira que pode ir dos 466l para as versões com tração dianteira, ou os 408L das versões e-4ORCE.

O Nissan Ariya chegará ao nosso país em 2021 e é uma das maiores novidades desse ano, sendo um dos lançamentos mais importantes da marca da ultima década, com uma relevante importância em colocar a Nissan de novo como uma das referências no campo dos veículos elétricos.

Quanto a preços, ainda não são conhecidos, mas obviamente irá situar-se acima do Leaf mais caro.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!