Home Ensaios Ensaio by MotorO2 – Nissan Juke 1.5 dCi

Ensaio by MotorO2 – Nissan Juke 1.5 dCi

Ensaio by MotorO2 – Nissan Juke 1.5 dCi
0
0

“Star Wars”

O seu aspecto não deixa ninguém indiferente, já que é algo que parece ter vindo de outra galáxia. Mas se este modelo podia parecer que no início não iria ter “rodas para andar”, isso foi logo contrariado após o seu lançamento, já que o Nissan Juke é um sucesso!

Estreou-se em 2010 e foi renovado no ano passado, tendo sido já sido por nós ensaiada a versão 1.6 DIG-T com 190cv. Agora, chegou a vez de testar o propulsor mais vendido, o diesel 1.5 dCi com 110cv.

Exteriormente não é preciso falar muito, o Juke tem um aspecto extrovertido, em que o estilo fala por si próprio. Ângulos fechados, linhas que cruzam, faróis que desafiam a convenção, tudo existe no pequeno crossover da Nissan, e nesta tonalidade vermelha o conjunto torna-se ainda mais radical!

Calçado com umas jantes de 18” de cor preta, este é apenas um dos elementos que podem ser personalizados, a juntar-se às capas dos espelhos, molduras dos faróis e puxadores, além das várias cores à escolha. Basta apenas o futuro proprietário decidir o que vai mais de encontro com os seus gostos pessoais…

As dimensões compactas do exterior não são tão notadas no interior, com o Juke a assumir uma posição alta, fazendo parecer que estamos mesmo aos comandos de um jipe daqueles “à séria”. O tablier exibe um estilo moderno, não tanto como lá fora, mas com bons detalhes, como a consola central inspirada no tanque de um moto ou os gráficos no mostrador da climatização que se transformam num medidor de forças G, ou da pressão do turbo.

O tecto revestido a preto é um bom detalhe e faz-nos sentir mais aconchegados. Em termos de espaço, o Juke não é referência, mas também não compromete já que o espaço frontal é desafogado, no banco de trás viajam bem dois passageiros e a mala assume uma boa capacidade.

Ainda por falar em interior, os bancos são confortáveis mas podiam ter um maior apoio ao nível dos ombros e a posição de condução embora correta, não é muito fácil de encontrar devido ao volante só ser regulável em altura.

O motor, como já referimos, é o 1.5 dCi com 110cv que lhe assenta que nem uma luva, sendo bastante comedido e conseguindo movimentar o Juke sem problemas.

Dinamicamente o Nissan tem um temperamento quase desportivo, para o bem e para o mal.

Para o bem porque o comportamento é bastante eficaz, curvando o Juke de uma maneira sólida graças à grande aderência proporcionada quer pelos pneus, quer pela suspensão que quase anula o adornamento da carroçaria. Mas normalmente tal eficácia tem o reverso da medalha, sob a forma dos passageiros serem algo sacudidos em estradas com um piso menos cuidado.

Mas o Juke é assim. Diferente, inconformado, original e irreverente.. O seu estilo divide opiniões, a sua condução é entusiasmante e envolvente e o conforto, não agradando a todos, é o preço a pagar. Já o que todos gostamos é da frugalidade do motor que consumiu durante o nosso ensaio 4,9l/100km. Viva à diferença!

Nissan Juke 1.5 dCi 110cv Acenta  

Especificações:

Potência –110cv às 4000rpm
Binário – 260Nm às 1750rpm
Consumo Anunciado (Medido) – 4,0 l/100km (4,9l/100km)

Preços:
Nissan Juke desde: 18.550
Preço da versão ensaiada: 22.050
 €
Preço da versão ensaiada com campanha*: 19.150€

Texto por: Rodrigo Hernandez
Fotos/Edição por: Rodrigo Hernandez/Sérgio Gonçalves

*Campanha válida com PVP promocional para particulares em Portugal Continental, envolvendo retoma de uma viatura que seja propriedade do comprador. Não compatível com outras campanhas e válido até 31/12/2015. Não inclui despesas administrativas e transporte.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!