Home Ensaios Peugeot 3008 GT

Peugeot 3008 GT

Peugeot 3008 GT
0
0

“Grande Avanço”

Voltámos ao Peugeot 3008, pela primeira vez desde que este modelo ganhou o prémio de carro do Ano, seja no nosso país, na Europa, ou mesmo a nível internacional. O sucesso deste novo SUV da Peugeot é inegável, seja pelo seu design exterior, ou pelo interior que lhe dá uma nova imagem e incrementa ainda mais a vontade da Peugeot vir a ser uma marca generalista premium. Outra das vantagens deste modelo é a ampla gama de motores, e desta vez, de forma a comemorar esta vitória para a marca de Sochaux, o motor escolhido foi o 2.0 BlueHDi de 180cv, escolha exclusiva da versão GT, a mais dinâmica da gama.

Portanto, o que se destaca no exterior? Para além das linhas dinâmicas do modelo, esta versão GT destaca-se em pormenores face aos muitos GT Line que já circulam nas nossas estradas. As cavas das rodas são mais largas, de maneira a albergar as jantes de 19’’, revestidas por pneus com medida 235/50R. O nome GT também ganha lugar em vários locais da carroçaria. Destacam-se ainda os espelhos cromados. De resto, continua em destaque a grelha côncava com um padrão de bandeira de xadrez no meio dos faróis dianteiros, com tecnologia Full LED, que dá uma óptima iluminação em condução noturna. A lateral destaca a linha de cintura elevada e a silhueta esguia, uma sensação dada graças ao tecto negro, que serve de contraste com a pintura. Na traseira os grupos ópticos, com as três garras, dão uma interessante assinatura luminosa, enquanto o factor dinâmico é finalizado pela dupla ponteira de “escape” cromada.

Mas o interior continua a ser o motivo de espanto sempre que nos sentamos ao volante.

Acho que já dissemos, mas parece que o calendário é avançado por uns anos. As formas quase conceptuais deste modelo dão-lhe um carácter extra. O i-Cockpit opta por um volante de dimensões diminutas, que se adapta bastante bem às nossas mãos, deixando ver completamente o painel de instrumentos por cima do volante, e não por entre ele. Esse painel, no 3008, é 100% personalizável, enquanto que ao centro está o ecrã táctil capacitativo que nos dá as informações de rádio, navegação ou telefone, bem como o cheiro que queremos que o nosso 3008 tenha, ou que massagens queremos no momento. Sim, estas duas últimas coisas existem, e antes que pensem que não é necessário, deixem-nos explicar. Não é necessário, é certo, conseguimos viver sem isso. Mas diferenciam-nos do resto, tal como acabamentos em pele e madeira, ou as colunas de alta fidelidade da Focal que estão presentes neste 3008 GT. Conseguiríamos ouvir musica com umas colunas normais, sim. Mas se podemos ter o melhor…porque não?

Veja o ensaio: Peugeot 3008 GT equipado com o motor 1.6 BlueHDi de 120cv

Mas não é só de estilo que se trata este SUV da Peugeot, já que conta com um bom espaço interior. Na frente, tanto o condutor como o passageiro vão bem encaixados nos bancos multi-contorno, com os passageiros traseiros a encontrarem três confortáveis lugares, possíveis devido à boa largura do assento e da ausência de túnel central. De ressalvar o facto de existir uma saída de ventilação traseira. Atrás encontramos a bagageira, com um portão de abertura eléctrica (mãos livres) que nos dá acesso a 000L de capacidade. Se precisar de mais ainda, saiba que está aí a chegar o novo Peugeot 5008, que passará por aqui em breve…

Como é conduzi-lo?

Uma agradável tarefa. Primeiro que tudo, vamos bem sentados, com uma posição de condução fácil de encontrar e um volante com uma boa pega e dimensões ideais, facto que vamos ver assim que começamos a rolar. O chassis é muito comunicativo, com um amortecimento firme, mas suave para os passageiros, transmitindo um bom conforto, mesmo montando jantes de 19’’. A direcção, embora leve, também nos dá um bom feedback, permitindo assim uma boa inserção em curva, fazendo com que guiar este 3008 GT seja uma tarefa quase telepática, um excelente acerto que a marca fez neste campo.

O motor tem um bom “pulmão”, os 180cv vindos deste motor 1969cc conseguem impressionar, graças também à boa resposta da caixa EAT6, automática de seis velocidades. Esta transmissão de conversor de binário tradicional é suave no seu funcionamento e não demonstra hesitações, podendo ser usada de forma semi-automática através das patilhas colocadas na coluna de direcção. Conta ainda com um modo Sport que, quando seleccionado, oferece uma resposta do acelerador mais pronta, bem como a direcção mais pesada e um som incrementado através do sintetizador, emitindo um som mais grave que sai pelas colunas.

Quanto ao equipamento, é super completo, seja no tecto de abrir panorâmico, nos estofos em meia-pele (pondendo ser integralmente em pele como nesta unidade), sistema de navegação e ar condicionado bi-zona ou aquecimento dos bancos dianteiros. No capítulo de segurança, inclui o avisador de saída de faixa de rodagem, reconhecimento de sinais de trânsito e travagem activa de emergência. As jantes de 19’’, bem como o excelente sistema de som da francesa Focal, também são de série. Já como opcionais, contamos, nesta unidade, com os tais estofos em pele que falámos acima, assistente de ângulo morto e outro desenho das jantes de 19’’.

Quanto a valores, podemos dizer sem medos que a Peugeot pede perto dos 50 mil euros. Sim, um valor elevado, é verdade, mas temos de constatar que o 3008 GT é um modelo bastante completo em termos de equipamento e no campo dinâmico. É mais um automóvel premium do que generalista, é um espelho do que a marca do leão quer mostrar nas suas próximas iterações, e nós, estamos ansiosos por ver…

Peugeot 3008 GT 2.0 BlueHDi 180 EAT6 

Especificações:
Potência – 180cv às 3750pm
Binário – 400Nm às 2000rpm
Consumo Combinado Anunciado – 4,8L/100km
Consumo Combinado Medido – 6,4L/100km

Preços:
Peugeot 3008 GT desde: 44.511€
Preço da unidade ensaiada com extras: 49.651€

Peugeot 3008 GT
16.7 Pontos
O que gostámos mais:
- Design exterior e interior; - Motor com "pulmão"; - Caixa de velocidades; - Dinâmica de condução;
O que gostámos menos:
- Visibilidade traseira;
Resumindo e concluíndo:
A Peugeot não poupou esforços no novo 3008, esta nova geração do modelo corta totalmente com a anterior. Venceu todos os prémios e não passa despercebido. O 2.0 BlueHDi de 180cv é exclusivo da versão GT e surpreende pela positiva. Que "Grande Avanço" dado à concorrência!
Motorização17.5
Perfomances16.5
Comportamento17
Consumos16.5
Interior18
Habitabilidade16.5
Materiais/Qualidade de construção16.5
Equipamento de Série17
Value for Money15

“A pontuação acima é totalmente da nossa opinião. Esta, tem a ver com o modelo e versão ensaiadas, tendo em conta o segmento onde a mesma se insere.”

Legenda da pontuação:
0-5: Mau;
5-10: Satisfaz Pouco;
10-15: Razoável;
15-17: Bom;
17-19: Muito Bom;
19-20: Excelente;

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!