Início Notícias Toyota bZ4X é o pioneiro dos “beyond Zero” e o primeiro 100% elétrico da Toyota

Toyota bZ4X é o pioneiro dos “beyond Zero” e o primeiro 100% elétrico da Toyota

Toyota bZ4X é o pioneiro dos “beyond Zero” e o primeiro 100% elétrico da Toyota
0
0

“A primeira vez…”

 

A Toyota é líder incontestável no que aos automóveis híbridos diz respeito, mas, incrivelmente, não tinha na sua gama nenhum automóvel 100% elétrico, ainda para mais numa indústria que “jura a pés juntos” que esse é “O futuro”.

Pois bem, a marca japonesa fez a vontade e mostrou hoje a versão de produção do seu novo bZ4X, o primeiro modelo da série beyond Zero. O seu design assume uma nova direção, verdadeiramente futurista e diferente do que encontramos em outras propostas da marca, continuando, ainda assim, muito parecido ao Concept com o mesmo nome apresentado nos primeiros meses deste ano.

Este é um SUV (imaginem se não fosse…) com dimensões idênticas às do RAV-4, e que é capaz de atingir até 450km de autonomia. Dependendo da versão, o bZ4X poderá mesmo contar com tração integral graças a um motor elétrico montado em cada eixo.

Por ser também o primeiro BEV da marca, assenta na nova plataforma criada em conjunto com a Subaru, a e-TNGA, com destaque para a bateria ser parte integrante do chassis, conseguindo assim uma rigidez estrutural superior, melhor equilíbrio de massas, bem como um baixo centro de gravidade, algo a que os automóveis elétricos nos têm habituado.

Voltando às performances, o bZ4X com tração dianteira conta com um motor elétrico de 150kW (204cv) e 265Nm de binário, capaz de uma aceleração até aos 100km/h em 8,4s e velocidade máxima de 160km/h. Ainda que não esteja disponível em Portugal na altura do lançamento, a versão AWD do bZ4X conta com uma potência superior (218cv e 336Nm) que lhe garantem melhores prestações (7,7s 0-100km/h).

Outra novidade importante é que este será o primeiro modelo de produção da marca que contará com sistema de condução “by-wire – One Motion Grip”. Ainda sem data de introdução na Europa, esta tecnologia distingue-se por não ter uma ligação mecânica entre o volante e as rodas dianteiras. Segundo a Toyota, permitirá uma correlação mais direta entre a operação de condução e a força motriz, com o veículo a poder virar com uma menor rotação do volante, garantindo também maior espaço para as pernas. O volante tradicional será substituído pelo One Motion Grip-control, com uma viragem total do volante a ser possível com uma viragem de apenas 150 graus…

 

Para além de outras novidades, como a condução com apenas um pedal e uma nova geração do Toyota Safety Sense, o modelo também contará com um painel solar que ajuda a carregar a bateria enquanto é conduzido ou está estacionado.

O Toyota bZ4X fará a sua estreia no continente Europeu no próximo dia 2 de Dezembro, estando disponível logo de seguida um período de pré-reserva online para aqueles que queiram ser os primeiros clientes a adquirir o primeiro elétrico da marca japonesa. Bem, na verdade esse “primeiro elétrico” até foi o RAV-4 EV, lançado em 1997, mas foi um projeto que não estava disponível para o público em geral, e estava disponível maioritariamente para lease na California.

Será um “breakthru” como o Prius foi, também, em 1997?
Só nos resta esperar, mas a Toyota diz já ter esse novo “breakthru“: chama-se Mirai…

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!