Home Notícias Stellantis apresenta a sua nova plataforma STLA Medium

Stellantis apresenta a sua nova plataforma STLA Medium

Stellantis apresenta a sua nova plataforma STLA Medium
0
0

“Berço para o futuro”

O Grupo Stellantis apresentou a sua nova plataforma que dará origem a muitos futuros modelos deste gigante mundial, a STLA Medium irá servir de base ao novo Peugeot 3008 que chegará ao mercado já em 2024.

Esta plataforma irá ser utilizada por modelos dos segmentos C e D, permitindo muito importantes economias de escala que só um grande grupo consegue atingir, com a Stellantis a ter como plano uma capacidade de produção de até dois milhões de automóveis assentes nesta nova plataforma.

Esta base, continuação da já conhecida EMP2, permance como multi-energia, ou seja, pode ter motores gasolina, micro-híbrido ou híbrido plug-in, assim como os motores elétricos com arquitetura de 400V. Esta base pode ter um comprimento entre os 4,30m e os 4,90m, com a distância entre eixos a poder variar entre os 2,70m e os 2,90m, enquanto a altura ao solo pode atingir até um máximo de 220mm. Ou seja, pode dar base a variados modelos que vão ao encontro das necessidades dos clientes de todos os mercados onde este grupo está presente.



Focando mais na componente 100% elétrica, foram anunciados dois tipos de bateria. O “Standard Pack” é capaz de oferecer mais de 500km de autonomia (ciclo WLTP), enquanto o “Performance Pack”, graças a uma bateria de 98kWh úteis, é capaz de alcançar os 700km. Para isto, a Stellantis assumiu um acordo com fornecedores em diversos continentes.

Já os motores elétricos podem ir dos 218cv (160kW) aos 388cv (285kW) graças a um ou dois motores elétricos, dependendo do modelo e versão.

Para além do novo Peugeot 3008 já em 2024, para 2025 estão previstos já novos modelos assentes nesta nova base, como é o caso dos novos Peugeot 5008, Opel Grandland e Citroën C5 Aircross, assim como o DS 7 de segunda geração (2026) e o futuro Opel Manta, entre muitos outros modelos da “esfera” Stellantis. Em 2025 será altura do lançamento de outras plataformas, específicas para modelos 100% elétricos, com o STLA Small para modelos de segmento B e STLA Large, para modelos como o sucessor do Alfa Romeo Stelvio. Com uma grande importância para o mercado americano, a STLA Frame dará origem aos modelos utilitários, bem como as pick-up e SUV de grandes dimensões.

Em 2028 será altura em que a STLA Medium passará por uma uma revisão, passando a ser 100% elétrica, altura onde se espera igualmente a inclusão das baterias “solid state” e arquitetura 800V, capazes de maior autonomia e mais velocidade de carregamento.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!