Home Notícias Mercedes CLE é o novo Coupé (e Cabrio) da marca alemã

Mercedes CLE é o novo Coupé (e Cabrio) da marca alemã

Mercedes CLE é o novo Coupé (e Cabrio) da marca alemã
0
0

“O sucessor espiritual do CLK”

 

A Mercedes-Benz está em processo de substituição das variantes coupé do Classe C e Classe E com o CLE, um novo modelo para a marca que une a desportividade com o luxo, num coupé de quatro lugares “herdeiro” do CLK.

Cada vez é mais difícil ter uma gama altamente segmentada, principalmente quando o consumidor não parece abrandar com o seu desejo por SUV, dessa forma, manter dois coupé tão próximos na sua gama é algo complicado de justificar. Assim, a Mercedes substitui as suas duas propostas emocionais por apenas uma, o novo CLE.

Este é um novo nome para a marca, com um estilo já conhecido, que imediatamente regressa à nossa memória: CLK, modelo que teve duas gerações (comercializadas entre 1997 e 2009). Este novo modelo irá situar-se entre o CLA e o CLS, ambos coupés de quatro portas, enquanto o CLE está disponível como um verdadeiro coupé de duas portas e quatro lugares, ou descapotável, igualmente com quatro lugares.

Assim, até à chegada do AMG GT, este é o único coupé de duas portas da marca de Estugarda.

Em termos de dimensões, o CLE mede 4,85m, ficando a “meio caminho” entre o Classe C berlina (4,75m) e o Classe E (4,95m), com este valor a estar mais perto do Classe E coupé que cessou agora funções, do que do Classe C Coupé.

O CLE opta por um design harmonioso, numa evolução dos seus coupé, exibindo agora pormenores mais modernos, como é o caso dos farolins mais esguios e unidos na traseira, assim como na sua dianteira, mais semelhante com o Classe C, exibindo a desportividade necessária graças a um capot com nervuras, o que em conjunto com linhas mais “clean” consegue ser igualmente sóbrio e clássico.

Observando o seu interior, o CLE adquire também muita inspiração do Classe C, com uma organização muito semelhante, onde se destacam os dois ecrãs digitais. As saídas de ventilação circulares também contribuem para um estilo interior mais desportivo. É esperado o mesmo nível de qualidade exibido no Classe C, embora existam diferentes assentos e revestimentos neste CLE.

O sistema MBUX surge renovado nesta nova proposta, aproximando-se mais do que foi apresentado no Classe E, podendo agora adaptar-se às rotinas do seu condutor, assim como permitir app externas, como é o caso do Tik Tok, Zoom…ou até do jogo Angry Birds.



A Mercedes-Benz promete um espaço confortável para quatro passageiros (a lotação máxima do CLE), com uma bagageira de 420l, que é mais pequena do que no Classe C Sedan (entre 455 e 490l), mas é maior em comparação com o que o antigo C Coupé apresentava (380l).

Em termos de motorizações, quando chegar ao mercado no Outono deste ano, o CLE será oferecido em quatro diferentes escolhas: nos motores a gasolina com assistencia elétrica de 48v temos o CLE 200 com 200cv podendo contar igualmente com tração integral, CLE 300 4Matic com 258cv, assim como uma oferta seis cilindros CLE 450 4Matic com 381cv. O Diesel continua presente com o CLE220d com 200cv.

Todos estes propulsores contam com a mesma transmissão, a caixa automática 9G-Tronic.

Para o futuro ficam prometida uma versão plug-in que oferecerá mais de 100km em modo elétrico, assim como versões AMG, devendo contar com as mesmas escolhas que encontramos na gama Classe C, 43 e 63SE Performance, algo que não foi confirmado.

Tal como dito (e mostrado) acima, existirá igualmente uma versão Cabrio do CLE, mas que só chegará depois do Coupé, igualmente em 2024, em conjunto com as versões AMG e híbrida Plug-in.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!