
“Sem Igual”
O smart é um automóvel que tem uma individualidade ímpar, não há nada semelhante no mercado, “carrega” com ele uma enorme legião de fãs, muito devido à sua vasta personalização. Este modelo, para além de ser original, prático e inédito, pode ser também chamado de brutal, exclusivo, ou mesmo lunático!
E porque apareceram estes três últimos adjetivos? Porque a Brabus juntou-se pela terceira vez com a smart, de forma a criar a versão desportiva deste puro citadino, que conta assim com um pedigree reforçado. E o que fizeram para se tornar num? Em primeiro lugar, a estética. Diferenciando-se dos demais pela sua superior largura, pelas jantes exclusivas de 16” na frente e 17” atrás, ou pelo pára-choques traseiro exclusivo que guarda a generosa dupla ponteira de escape central.
O smart Brabus conta com a versão mais equipada, a XClusive, que era a que tínhamos em ensaio, por isso junta-se o desportivo com o requintado. Exemplo disso é o revestimento em pele no tablier e nas bacquets desportivas, aquecidas. Mais pormenores são vistos no travão de mão, no seletor da caixa de velocidades com o logo da preparadora, e o conta rotações passa também a estar presente no interior, e vai ser necessário. Para descobrir, basta rodar a chave.
O som, como já é habitual, invade o habitáculo, é mais rouco e com mais carácter. Este pequeno tricilíndrico de 898cm3 conta com um incremento de potência de 19cv, devido a “mexidas” na pressão de injeção em 2.0 bar e na melhoria da admissão, que lhe eleva a fasquia até aos 109cv de potência. Pode não parecer um valor espantoso, mas estamos a falar de um automóvel com apenas 2,74m de comprimento, embora a balança acuse 1040kg!
Isso dá uma interessante relação peso-potência, conseguindo assim uma aceleração em 9,5s até atingir uma velocidade máxima de 165km/h (limitada eletronicamente). Mas este é um modelo ao qual não devemos estar a contar segundos, aqui o que interessa é a diversão, e essa acontece a baixa velocidade.
A condução fica mais divertida, muito devido ao acerto de suspensão e aos pneumáticos Yokohama, mais largos e que dão uma grande aderência, permitindo ainda assim um deslize bastante interessante da traseira, em travagem e quando o provocamos, divertindo até ao ponto do ESP atuar, para evitar males maiores. A direção é comunicativa, ainda assim desmultiplicada e leve, como deve ser num smart. Mas passados uns quilómetros, já sabemos com o que podemos contar e até onde podemos ir, e é aqui que o smart aumenta essa sensação, conseguimos sentir tudo mais intensamente.
A única transmissão disponível nesta versão é a Twinamic, de dupla embraiagem que explora bem este propulsor e é, sem dúvida, a parceira ideal. As seis relações estão bem escalonadas e podem ser engrenadas de forma semi-automática, seja pelo manípulo da caixa ou através das patilhas de seleção colocadas na coluna de direção. É assim que vemos a originalidade deste smart, um produto especial, que torna mais uma vez a não ter nada igual. Não há um desportivo que se mova tão bem em cidade como este. Em estradas mais rápidas talvez, mas na rua da Betesga, este é Rei!
E é na cidade (e não só!) que podemos andar de cabelos ao vento, graças à capota retrátil totalmente elétrica, que transforma este citadino, que também é desportivo, num cabrio que continua a ser citadino e desportivo. Que embalagem!
Claro que a exclusividade se paga. E bem. E este é talvez o ponto mais proibitivo deste Smart Brabus XClusive, com os preços a começarem nuns quase pornográficos 24 mil euros. A unidade em ensaio contava ainda com vários opcionais, que ascendia o preço até perto dos 27 mil euros.
Por isso, este não é um automóvel para quem procura o melhor exemplo de “Value for Money”. Mas contamos com um objeto de culto, bastante exclusivo e divertido de conduzir. Se precisar de mais lugares, saiba que também está disponível a versão de quatro lugares, a ForFour.
Smart ForTwo Cabrio 109 Brabus Twinamic
Especificações:
Potência – 109cv às 5750rpm
Binário – 170Nm às 2000rpm
Aceleração dos 0-100: 9,5s
Velocidade Máxima oficial: 165km/h (limitado)
Consumo Combinado Anunciado – 4,6L/100km
Consumo Combinado Medido – 7,0L/100km
Preços:
Smart Fortwo Cabrio Brabus desde: 21.090€
Preço da viatura ensaiada : 26.930€
“A pontuação acima é totalmente da nossa opinião. Esta, tem a ver com o modelo e versão ensaiadas, tendo em conta o segmento onde a mesma se insere.”
Legenda da pontuação:
0-5: Mau;
5-10: Satisfaz Pouco;
10-15: Razoável;
15-17: Bom;
17-19: Muito Bom;
19-20: Excelente;