Home Notícias Peugeot renova 2008 com foco na eletrificação

Peugeot renova 2008 com foco na eletrificação

Peugeot renova 2008 com foco na eletrificação
0
0

“Manter a liderança com ajuda da eletrificação”

 

A Peugeot apresentou a renovação do 2008, um importante modelo para a marca gaulesa que surge com tecnologia mais avançada, ajustes estéticos e uma gama de motorizações melhorada. Tudo para agarrar a liderança do segmento B-SUV.

Lançado em 2019, e com mais de 700.000 unidades produzidas, o SUV mais pequeno da Peugeot recebe o restyling de meia-idade, curiosamente antes do 208. Após a marca ter atualizado o Peugeot 508, o 2008 segue alguma da inspiração utilizada no topo de gama, de forma a conferir uma imagem mais em linha com as outras propostas da gama do leão.

No exterior, as dimensões permanecem iguais, mas o desenho muda um pouco.

Na dianteira, local onde surgem as maiores diferenças, encontramos as três presas que dão formato aos faróis diurnos e que surgiram precisamente no 508, estão agora também presentes no 2008, que se destacam na frente deste modelo que também apresenta uma grelha (com o novo emblema da marca) e para-choques com diferente desenho. Os faróis também com um novo arranjo no seu interior.

O modelo, pode agora ser escolhido em duas novas cores: Cinzento Selenium e Branco Okenite, juntando-se a mais quatro outras cores, onde o laranja de lançamento desaparece da gama.

Na lateral podemos encontrar ainda novas jantes, que podem ir das 16 às 18’’ polegadas. Já atrás, as diferenças são apenas notadas na ausência do logo da marca, optando pelo nome Peugeot, assim como uma nova assinatura luminosa nos farolins traseiros.



Abrindo as portas, encontramos novos revestimentos, mas acima de tudo, um pacote tecnológico reforçado, com o ecrã de 10’’ polegadas a estar disponível agora em todos os níveis. Esse, conta igualmente com um software renovado (i-Connect) mais avançado, contando já com ligação sem fios ao smartphone, assim como atualizações remotas (OTA). As câmaras de estacionamento foram melhoradas, assim como o sistema de carregamento por indução.

Os equipamentos de segurança continuam vastos e dependem do nível de equipamento, com o Peugeot 2008 a contar com elementos como o Cruise-Control com função Stop & Go, travagem automática de emergência com detetor de peões e ciclistas, reconhecimento de sinais de transito ou sistema de alerta de ângulo morto.

Elétrico vai mais longe

Tal como os seus “concorrentes internos” DS 3 E-Tense, Opel Mokka Electric e Jeep Avenger, o Peugeot E-2008 conta com melhoramentos a nível de potência e autonomia.

O motor elétrico de 100kW (136cv) dá lugar ao novo de 115kW (156cv), assim como uma bateria que “cresce” dos 50kWh para os 54kWh. Isto traduz-se num incremento de autonomia dos 345 para os 406km.

No que toca ao carregamento, não existem mudanças. O carregador embarcado é de 7,4kW, mas pode, opcionalmente, ser melhorado para os 11kW. A carga máxima aceite pela bateria é de 100kW, demorando 30 minutos dos 20 aos 80%. Em caso de uso de Wallbox doméstica, são necessárias 4h40m para um carregamento completo em 7,4kW.



Térmicos sem mudanças…por enquanto

No que diz respeito aos motores térmicos, o Peugeot 2008 continua com uma gama que abrange o que é mais necessário, mas prepara-se para receber uma importante adição.

No lançamento estará disponível os dois motores gasolina PureTech com 100 ou 130cv, com o mais potente a poder ser combinado tanto com uma transmissão manual de 6 velocidades ou automática de 8. O diesel continua presente, com o BlueHDi de 130cv, exclusivamente ligado à transmissão automática de 8 velocidades EAT8.

A grande novidade está guardada para o início de 2024, quando o modelo receber o novo grupo motopropulsor 48V Hybrid, que consiste num motor PureTech de nova geração, com 136cv, associado a uma transmissão eletrificada (inclui o motor elétrico) de dupla embraiagem com 6 velocidades.

Com uma bateria que se recarrega durante a condução, esta tecnologia oferecerá um binário extra nos baixos regimes e um consumo que se espera inferior (até 15%). Em cidade, o Peugeot 2008 com este sistema Hybrid, será, segundo a Peugeot, capaz de funcionar mais de 50% do tempo em modo 100% elétrico.

A gama estará organizada em três diferentes versões: Active, Allure e GT, com os preços a ainda não serem conhecidos. O novo Peugeot 2008 chega ao mercado nacional no verão.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!