Home Ensaios Peugeot e-Kick by Micro

Peugeot e-Kick by Micro

Peugeot e-Kick by Micro
0
0

“Mobilidade, a 100%”

Todos sabemos que um dos assuntos mais importantes neste momento passa pela mobilidade dentro das grandes metrópoles, onde os automóveis cada vez têm uma vida mais dificultada. A Peugeot sabe disso e aproveitou o lançamento do SUV Peugeot 3008 para apresentar uma gama de transportes eléctricos que permitem o seu uso entre o automóvel e o destino.

Por isso, que outra maneira há de descobrir se realmente vale a pena do que experimentar? Sim, este é o primeiro ensaio a uma trotinete pelo MotorO2, embora esta não seja uma “simples” trotinete. Com linhas desenhadas pela Peugeot Lab, a e-Kick conta com um estilo premiado com o importante galardão “Red Dot” na categoria de Product Design. Esta trotinete de assistência eléctrica pesa apenas 8,5kg, conseguindo ser dobrada facilmente para ser guardada e carregada na bagageira dos novos Peugeot 3008 e 5008. A pintura preto mate, em conjunto com o azul claro, a fazer lembrar a iluminação interior do novo automóvel da Peugeot dão-lhe um maior carisma, encetado pelo logo da marca de Sochaux, na dianteira.

Feita em parceria com a MICRO, conta com um dispositivo de assistência eléctrica, denominado de Motion Control. A bateria de iões de lítio, que pode ser carregada na bagageira ou em casa, está ligada ao motor que está escondido no interior da roda traseira, mais larga que a dianteira. Este sistema permite uma autonomia máxima de 12 quilómetros dependendo do “modo de condução” que escolhemos.

Existem 3 modos, seleccionados através de uma peça plástica que se encosta à bateria e consegue alterar o temperamento desta exclusiva e-Kick by MICRO. Existe um modo mais económico, que nos obriga a usar mais a nossa própria força, oferecendo menos assistência, com uma velocidade mais limitada. O modo normal é um equilíbrio perfeito, privilegiando mais a assistência nas subidas, e o modo Power que nos deixa atingir a velocidade máxima de 25km/h e oferece muito mais assistência.

Em andamento, é preferencial andar em cima de pisos lisos, o que no nosso país é complicado, sobretudo devido às calçadas. Portanto, no centro da cidade de Lisboa, tornou-se um pouco complicado, mas nas novas ciclovias, esta mostra-se completamente à vontade, existindo apenas o apontamento do guiador não poder ser regulado em altura, um facto compreensível devido ao baixo peso e à possibilidade de uma “dobragem” mais rápida. Fácil e leve de “guiar”, a e-Kick conta ainda com um travão clássico, para além travão-motor que regenera nas descidas. Outra das vantagens é o curto período de carregamento, uma vez que necessita apenas de uma hora para atingir os 100%. Durante esse carregamento, e de maneira a manter tudo mais organizado, este veículo de mobilidade pode ainda contar com uma dock station, com piso anti-derrapante que se segura ao piso da bagageira.

O guiador é outro dos pontos de destaque ao ser tão simples, mas ao mesmo tempo, tão inteligente. Nota-se um cuidado nesta componente, a forma como se dobra rapidamente é um dos pontos fortes, outro ainda surge, quando se usa como um trolley, ideal para quando temos de entrar num edifício ou de andar em transportes públicos. Tudo, para uma verdadeira utilização intermodal!

Mas tudo tem um preço, e o da Peugeot e-Kick by MICRO não é muito simpático, são 1.220€, que podem aumentar se optar pela opcional dockstation de 371€.

Este factor é explicado pela tecnologia empregue, pela capacidade de arrumação e pelo seu look de trotinete do futuro! Vista assim, individualmente, é cara, mas se juntar como um opcional ao novo Peugeot 3008 e 5008 não vai notar assim tanto, e talvez passando algum tempo, comece a render, evitando perdas de tempo em combustível, parquemento e até, em alguns casos, portagens nas grandes cidades!

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!