Home Ensaios Nissan Qashqai 1.6 dCi 130 “1Q Year Anniversary

Nissan Qashqai 1.6 dCi 130 “1Q Year Anniversary

Nissan Qashqai 1.6 dCi 130 “1Q Year Anniversary
0
0

“Altura de comemorar…”

O Nissan Qashqai é um dos modelos que certamente irá marcar o início deste século devido ao seu sucesso, e por ter sido o verdadeiro impulsionador de uma “febre” chamada de crossovers urbanos, já que qualquer marca que queira ser competitiva tem que ter um ou mais modelos deste género. O modelo que é lider de segmento, desde o seu lançamento, comemora 10 anos com uma edição limitada a 500 unidades (200 para nosso país), e que se distingue por pequenos detalhes exteriores e interiores, bem como uma superior oferta de equipamento.

O modelo, que foi desenvolvido e pensado para a Europa, onde vendeu até agora mais de 2,3 milhões de unidades, é tambem um suceso em 99 outros países. Com uma carreira bem rechada de prémios, mais de 80, já foi o carro do ano em 19 países!

Por isso, esta edição Qashqai 1Q Year Anniversary é um verdadeiro tributo a este modelo que se prepara para receber o seu restyling de meia idade. No exterior, destaca-se pelas aplicações a imitar carbono, na capa dos espelhos, e para-choques dianteiros e traseiros. No seu exterior ainda é visível os logotipos desta versão na lateral.

No interior esses detalhes continuam, seja na soleira da porta ou na consola central, tudo faz enfoque nessa edição e na primeira década de vida do modelo mais importante Nissan dos últimos anos. Cá dentro, o equipamento passa a ser ainda mais vasto, com a oferta dos bancos premium em pele e alcantara, de ajuste eléctrico e aquecidos, tecto panorâmico com forro em preto e sistema de segurança com a câmara de visão 360º. De série, o Qashqai conta ainda com sistema de navegação, cruise-control e ar condicionado bi-zona.

O que é de série em todos os Nissan Qashqai são as suas boas quotas de habitabilidade, seja para os passageiros dianteiros que têm uma perspectiva mais elevada para a estrada, seja para o banco traseiro, que consegue acomodar três passageiros. A bagageira apresenta 430L de capacidade.

Disponível em duas motorizações diesel, 1.5 dCi ou 1.6 dCi de 110 ou 130cv respectivamente, a variante em ensaio contava com a mais potente, que apresenta uma boa performance, bastante estradista. Este motor prefere regimes médios, onde responde bem, a baixas rotações demora mais a reagir, pedindo algum “trabalho de caixa”. Tirando isso, consegue ser bem insonorizado e apresenta consumos bastante comedidos, em torno dos cinco litros a cada cem quilómetros.

Ponto de destaque para a afinação da suspensão, que faz um excelente balanço entre o conforto e a dinâmica. No primeiro, o Qashqai consegue filtrar muito bem as irregularidades, enquanto na parte dinâmica, apresenta pouco adornar de carroçaria, dando mais confiança ao condutor, embora a direcção não seja um exemplo no que toca a feedback, podendo ainda assim optar-se por dois níveis de peso, “normal” ou “desportiva”, sendo esta última a ideal para quando queremos andar mais depressa em auto-estrada.

Em cidade, onde o Nissan Qashqai acaba por passar muito tempo, mostra ser bastante ágil e fácil de guiar, os seus assistentes de condução oferecem esse descanso extra na hora de estacionar, e os consumos que fora da cidade se mostram baixos, consolidam aqui esses valores.

Portanto, dez anos depois, tudo igual, Qashqai na frente. Voltamos a dizer o mesmo, sem ter um intuito depreciativo: “O Nissan Qashqai não é excelente em nada, mas também não falha em nenhum campo, em suma, é um bom automóvel”. E agora, a procissão ainda vai no adro, visto que o restyling está à porta, e promete novos atributos para continuar no lugar mais alto do pódio. Mas se sempre quis um Qashqai aproveite esta oportunidade, já que fazendo as contas a oferta de equipamento ascende aos 3.500€ e é uma edição limitada…

Nissan Qashqai 1.6 dCi 130 “1Q Year Edition”  

Especificações:
Potência – 130cv às 4000 rpm
Binário – 320Nm às 1750 rpm
Consumo Combinado Anunciado – 4,4L/100km
Consumo Combinado Medido – 5,3L/100km
Aceleração 0-100km/h (oficial): 9,9 s
Velocidade máxima (oficial): 190km/h

 

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!