Home Notícias Lotus apresenta Electre, o seu SUV 100% elétrico

Lotus apresenta Electre, o seu SUV 100% elétrico

Lotus apresenta Electre, o seu SUV 100% elétrico
0
0

“Nova realidade”

 

Após vários anos, o Lotus Electre foi finalmente apresentado como a nova proposta elétrica da marca Inglesa. Segundo a marca, Electre significa o que a Lotus pretende com este modelo: “Voltar à vida”.

A marca britânica promete ainda que este modelo, embora totalmente diferente do que tem feito até agora, quer permanecer com o espírito desportivo pelo qual a marca é conhecida, mas que não quer perder o caminho do lucro, optando por uma solução como esta.

Para isso, a nova proposta baseia-se na plataforma EPA (Electric Premium Achitecture), que segundo a marca contará com diferentes níveis de potência, graças a uma configuração tipo “skateboard”, podendo “deslizar” sobre o seu piso os mais diferentes conjuntos elétricos de bateria/propulsor.

Sobre isso, a potência começará nos 447kW (600cv) com dois motores (um em cada eixo), o que possibilitará uma aceleração dos 0 aos 100km/h em menos de 3 segundos, assim como uma velocidade máxima de 260km/h, um bom valor para uma proposta 100% elétrica.

Embora o peso não tenha sido revelado, a Lotus disse que a bateria tem uma capacidade superior a 100kWh, o que lhe deixará percorrer com uma carga completa, mais de 600km. Os carregamentos podem ser feitos até uma potência de 350kW, garantindo cerca de 400km em apenas de 20 minutos.

Quanto ao design, o Electre vai buscar muita da sua inspiração ao desportivo Emira, mas aqui obviamente com a forma de crossover. A dianteira conta com os grupos óticos separados, assim como uma dianteira bastante agressiva, com elementos curiosos como as aberturas que permitem o ar passar livremente, assim como a grelha inferior que abre ou fecha consoante a necessidade de refrigerar o sistema de baterias ou os travões. Na traseira destaca-se a sua luz prolongada por toda a largura deste SUV, podendo mesmo mudar de cor para informar, por exemplo, o estado da bateria durante um carregamento. As suas dimensões apontam ao segmento E, tendo como principais rivais propostas como o Audi e-Tron, BMW iX e Tesla Model X.

No exterior, encontramos também um outro ponto importante, os sensores LiDAR que se escondem quando o Lotus Electre está parado, mas surgem em andamento. São quatro e estão localizados um no vidro dianteiro, dois nos arcos das rodas e um sobre o vidro posterior, no tejadilho.Isso, permitirá, no futuro, ao Lotus Electre, atingir o nível 4 de condução autónoma. Em algumas regiões, onde seja permitido, os espelhos exteriores serão trocados por câmeras.

O interior, apresentado numa configuração para quatro, mas que se espera espaçoso graças à distância entre eixos de 3,01m. Aqui, o principal destaque vai para um ecrã com pouco mais de 30mm de altura que mostra as principais informações estando presente tanto em frente ao condutor, como do passageiro. Já ao centro, está presente um sistema de infotenimento com um ecrã OLED de 15,1’’ polegadas.

A produção deste Electre deverá começar ainda durante este ano, com as primeiras entregas a serem feitas no início de 2023, primeiro na China (pais onde será produzido) e depois em Inglaterra e no resto da Europa. Quanto aos preços, ainda nada foi divulgado, mas sabe-se que custará menos de 100.000£ (equivalente a 118.000€).

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!