Home Carburadores Logotipos iluminados: uma realidade na Europa, já em 2023!

Logotipos iluminados: uma realidade na Europa, já em 2023!

Logotipos iluminados: uma realidade na Europa, já em 2023!
0
0

“A próxima grande cena?”

 

Nos últimos anos a expressão “assinatura luminosa” tem conseguido uma importância cada vez mais relevante seja para quem escreve sobre automóveis, como nos press releases das marcas. Estes elementos, para além de se “limitarem” apenas aos faróis e farolins, começaram a unir os grupos óticos com faixas LED ou mesmo a iluminar as grelhas dianteiras, como a BMW fez com o mais recente X6 ou a Skoda fez com o Enyaq.

 

Mas porquê parar por aqui?

As marcas quiseram mais, os logotipos são próximo passo, o que aliás é uma realidade no continente Norte Americano e no mercado Chinês, onde muitos modelos são comercializados com os logotipos iluminados. Na Europa tal não era permitido até o dia 1 de Janeiro de 2023, altura em que os fabricantes passaram a ter o direito de iluminar um logotipo central tanto na dianteira, como na traseira dos seus modelos.

A decisão foi tomada no Fórum Mundial para a Harmonização dos Regulamentos de Veículos, um grupo de trabalho do Comité de Transporte Terrestre da Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa.

 

Vitória! Mas para quê?

A questão que muitos fazem é “para quê?” Por que razão querem as marcas iluminar os seus logos? Tudo tem a ver com as tendências, basta estar atento aos mais recentes concept-car. No entanto existem regras…

Os fabricantes só podem iluminar o logotipo da marca do automóvel em questão, assim como a têm de cumprir uma dimensão limitada a 100cm2, ou seja, equivalente a um logotipo 10x10cm. Mas mesmo com uma dimensão contida, é garantida mais publicidade, na altura em que menos se via o logo do automóvel…durante a noite.

 

Quem vai ser a primeira?

Esta será uma tendência que se vai espalhar (muito) rapidamente, é certo. Mas a primeira que deverá ser a Volkswagen, que tem a sua gama ID. a postos para receber essa nova novidade na Europa. Mesmo que os mais recentes concept-car da Stellantis e Renault, como por exemplo o “4ever”, tenham apresentado soluções deste tipo, as fabricantes ainda não divulgaram quando irão lançar o seu primeiro modelo com logo iluminado.

Já a Ford refere que está a trabalhar ativamente nesse assunto, ao mesmo tempo que a Valeo confirma já ter desenvolvido vários logotipos para grandes fabricantes, e que começará a sua produção já nos próximos meses. É uma questão de esperar para ver “quem acende a luz primeiro”.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!