Home Mercado Fomos conhecer o futuro da Audi em Portugal

Fomos conhecer o futuro da Audi em Portugal

Fomos conhecer o futuro da Audi em Portugal
0
0

“Visão de futuro totalmente eletrificada” 

Foi no histórico Convento do Beato, em Lisboa, que a Audi apresentou o seu futuro. Nós estivemos lá e conhecemos as ambições e as metas da marca de Inglostadt para os próximos anos. 

O Audi Vision Portugal foi o evento que serviu como um balanço, assim como apresentou as novidades da marca em Portugal, e onde também conhecemos bem de perto o novo Audi Q8 e-tron, assim como o A6 Avant e-tron Concept, a verdadeira imagem do que a Audi pretende ser no futuro: uma oferta de mobilidade premium 100% elétrica. 

Esse futuro não é assim tão distante: 2030 foi a data escolhida, com Portugal a “adiantar-se” três anos ao que a marca planeia no resto da Europa. 

Para apresentar a estratégia e os resultados, Fermin Soneira, Vice-Presidente de produto e-tron da Audi AG e Dr.Ing. Jens Puttfarcken, Vice-Presidente de Vendas da Europa da Audi AG, juntaram-se a Nuno Mendonça, Diretor Geral da Audi em Portugal. 

Se compararmos com o ano de 2021, a Audi aumentou as suas vendas 1% na Europa, com Portugal a crescer 8%, graças a 3750 unidades vendidas em 2022. Ainda em termos de crescimento, os elétricos interessam cada vez mais aos clientes europeus, e isso é visível no aumento de 45% das vendas. Portugal conseguiu um crescimento ainda maior, com 49%, o que representa uma quota de mercado para a Audi nos veículos elétricos de 5%. 

Basicamente, os clientes Audi que procuram automóveis elétricos já tem um peso de 30% nas vendas globais da marca no nosso país. 

Estes números permitiram à marca alemã voltar a ocupar um lugar no Top 3 de marcas premium em Portugal. 

E tudo pode melhorar…

Estes números, para além de positivos, demonstram também a evolução (ou mesmo revolução) que irá acontecer com a marca nos próximos anos, tal como referiu Fermin Soneira de forma bastante ambiciosa: “O futuro será melhor do que a nossa historia.” 

Isso será possível com uma forte ofensiva de modelos, onde se irá estrear uma nova plataforma, bem como o novo Audi A6 e-tron Avant, aquele que será também o primeiro Avant 100% elétrico.

Este elegante Concept, que estará perto do que encontraremos em produção já em 2024, contará com uma autonomia elétrica superior a 700km, capaz de carregar dos 5% aos 80% em apenas 20 minutos. A nova base PPE (Premium Platform Electric) modular e desenvolvida em colaboração com a Porsche, será capaz de dar lugar a modelos do segmento B ao D. 

O primeiro modelo assente nesta plataforma será o Q6 e-tron, já este ano. 

No presente, o Q8 e-tron é o protagonista. Fortemente renovado, o SUV topo de gama da Audi conta agora com uma autonomia melhorada, graças a melhoramentos em diversas áreas, nomeadamente a aerodinâmica. A capacidade de carregamento foi também incrementada, sendo agora capaz de atingir uma autonomia de até 582km na versão SUV ou até 600km na versão Sportback. Esteticamente as diferenças são encontradas sobretudo na dianteira, com novos elementos iluminados, assim como uma imagem mais próxima do Q4 e-tron. 



Audácia? 

A Audi irá parar a comercialização de automóveis a combustão em 2033, mas a Audi Portugal vai mais longe, como afirmou Nuno Mendonça:

“A nossa visão para a Audi é clara e os resultados conquistados são uma motivação constante. Ao ouvirmos o caminho que a Audi AG está a preparar para o futuro e ao vermos os magníficos produtos que serão colocados no mercado em breve, tendo o Q8 e-tron e a A6 Avant e-tron como bons exemplos, queremos comunicar-vos que a Audi em Portugal assume voluntariamente o Compromisso de vender, exclusivamente, viaturas 100% Elétrica antes de 2030!”.

Assim, a Audi quis, neste Audi Vision Portugal, assumir a sua confiança acerca da capacidade de estar na linha da frente no futuro. Para além disso, a marca comprometeu-se ainda a continuar a ouvir os seus clientes e atender às suas necessidades, prova disso são as 20 séries especiais exclusivas para Portugal, feitas em colaboração com a fábrica. A partir de 2026, os novos lançamentos serão apenas 100% elétricos, com a gama a ser totalmente electrificada a partir de 2030. 

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!