Início Ensaios FIAT 500C 1.2 Lounge

FIAT 500C 1.2 Lounge

FIAT 500C 1.2 Lounge
0
0

“Veraneante, todo o ano…”

Quer sentir aquela sensação de passear de cabelos ao vento pela Costa Vicentina ou então imaginar-se por Ibiza, Saint-Tropez ou Capri? Quer sentir tudo isso mesmo quando apenas está a caminho das compras?

Se juntarmos a isso um pouco de espírito nostálgico, melhor, não?

Temos a solução! Um dos produtos com maior sucesso na historia recente do automóvel, o Fiat 500 na sua variante C, de Cabrio!

Temos um pais incrível para abrir capotas, já que o sol brilha a cada esquina e a chuva, nem vê-la! No ano passado tivemos 212 dias sem cair uma gota dos céus!

Mas porque não há mais descapotáveis no nosso país? Não é obrigatório que sejam roadsters, nem que sejam sinónimo de uma compra exagerada e cara. Há hipóteses como esta, como o Fiat 500C, o parceiro ideal para a cidade, mas no qual pode ir regularmente procurar a praia ou o miradouro mais próximo.

Comigo foi o que aconteceu, mas antes de avançarmos tenho de explicar o que mudou no Fiat 500, que sofreu uma renovação no ano passado. Esta deu-lhe acima de tudo um interior mais adulto, com a inclusão de um porta-luvas fechado, novos grafismos e instrumentos e um touch-screen central, de “olho” no futuro. Mas é também cá dentro que somos remetidos para o passado com muitos detalhes vintage, como a alavanca das velocidades, botões redondos, os padrões dos bancos ou então o enorme friso com a cor exterior.

O exterior é também ele cheio de novos detalhes, mantendo a sua forma original. Na frente são visíveis os novos faróis duplos com tecnologia LED para a luz diurna, com a inclusão de novos frisos e para-choques redesenhados. Pormenores que não são notórios, mas lado-a-lado com o modelo anterior, retiram qualquer dúvida. O mesmo acontece na traseira, com a principal novidade a serem os farolins, que passam a ter uma “abertura” ao centro e o novo friso que percorre todo o para-choques e alberga as luzes de nevoeiro e marcha atrás.

Mas é também na traseira que mais reparamos na capota, que não altera o formato geral do 500. Esta conta com um verdadeiro óculo posterior e uma 3ª luz de stop no spoiler, estando tudo pensado para continuar a ser prático. Esta, tal como o restante Fiat 500 pode ser alvo de personalização, com três cores à escolha. A nossa é a combinação mais famosa!

Altura então de provar a condução deste pequeno italiano, onde ele mais gosta de andar, na cidade.

A posição de condução elevada em conjunto com a linha de cintura baixa proporcionam uma excelente visibilidade, o que em conjunto com os comandos leves, com destaque para o posicionamento da manete caixa de velocidades, tornam a condução numa tarefa simples e divertida. Menção ainda para a função “City” da direcção que a Fiat oferece já há alguns anos, que torna a direcção muitíssimo leve, para facilitar as manobras.

Com o motor 1.2 de 69cv não vamos ganhar corridas de semáforo a semáforo, mas mesmo assim este mostra-se energético a partir das médias rotações, retribuindo com um som bastante engraçado à medida que progredimos em direcção ao “red-line”. Não é um TwinAir nem tão pouco um Abarth, mas não se pense que este Fiat 500 se torna amorfo por isso!

Graças aos bancos confortáveis e à suspensão idealizada para cooperar com a pouca distância entre eixos, o 500 é cómodo de se conduzir na maioria das nossas estradas. Como seria de esperar, o espaço atrás não é referência, mas também não compromete. Devido à capota, a bagageira não abre com a amplitude desejada, oferecendo 185l.

Mas é a capota que justifica este Fiat 500. Se o seu estilo de vida gira à volta de esplanadas, praia, biquínis e “sunset’s” então o 500C é a sua forma de viver o espírito do Verão o ano inteiro! Passível de muita personalização, é quase possível ter um Fiat 500C diferente de qualquer outro, embora todos divertidos de conduzir, poupados e cheios de pormenores. Assim, não há como não ser um sucesso!

FIAT 500C 1.2 8V 69 Lounge 

Especificações:

Potência – 69cv às 5500rpm
Binário – 102Nm às 3000rpm
Consumo Anúnciado (Medido) – 4,9l/100km (5,6l/100km)

Preços:
FIAT 500C desde: 17.570 €
Preço da versão ensaiada: 19.055€

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!