Início Ensaios Ensaio by MotorO2 – KIA Rio 1.2 CVVT EX

Ensaio by MotorO2 – KIA Rio 1.2 CVVT EX

Ensaio by MotorO2 – KIA Rio 1.2 CVVT EX
0
0

“Um Rio de vantagens!”

Procura um carro que seja confortável, eficaz, económico e recheado de equipamento? Anda muito em cidade? Se a resposta for positiva às duas questões, tenho aqui algo que talvez lhe possa interessar, trata-se do Kia Rio, o combatente da marca coreana no aguerrido segmento dos utilitários.

Para um automóvel vingar neste segmento tem de ter possuir muitos e bons atributos, por ventura destacando-se em algum. Mas, e se lhe disser que o Rio consegue um bom equilíbrio entre todos os factores que realmente importam?

É verdade! O Kia Rio apresenta-se com uma imagem jovem e robusta, com uma frente moderna onde o ponto de destaque vai para os faróis dianteiros com elementos em LED e na lateral para a linha de cintura alta e bem vincada, com um largo pilar C a dar origem à traseira também ela mais elevada que o normal, mas com um aspecto limpo, onde alberga os grandes farolins traseiros com uma bonita “assinatura luminosa” que tal como na frente, emprega tecnologia LED.

As dimensões exteriores apropriadas ao segmento onde se insere, não revelam o espaço interior que este modelo oferece, com o Rio a oferecer boas quotas de habitabilidade quer para os passageiros dianteiros, quer para os traseiros, enquanto a mala apresenta um razoável valor de 288l, em norma com o resto dos seus concorrentes, pecando apenas pelo acesso algo elevado.

A posição de condução é a correta, com os comandos leves a mostrarem que o ambiente predilecto do Rio é a cidade. O tablier assume um arranjo inteligente, com todos os elementos a estarem correctamente posicionados, e é aqui mesmo que encontramos um vasto de equipamento de série, nesta versão intermédia, EX.

Seja o ar condicionado automático, o sistema de navegação, o sistema mãos-livres bluetooth ou câmera traseira de auxilio ao estacionamento, tudo é de série neste Kia!

Até agora, tem o aspecto, o espaço e o equipamento. Vamos então ver como se comporta.

Rodando a chave, acordamos o 1.2 CVVT, nome derivado do seu sistema de duplo comando de válvulas de variação continua. Este bloco quatro cilindros, construído em alumínio, debita 85cv de potência, suficientes para um uso normal. A insonorizarão está num bom nível e o correcto escalonamento da caixa, juntamente com a sua facilidade de utilização tornam o motor fácil de explorar.

A direcção eléctrica não é das mais informativas da marca, mas o seu peso correto e a resposta dada pelo chassis acaba por desculpar e torná-la bastante boa para as manobras citadinas, onde este Rio, poderá passar grande parte da sua vida. É também aqui, nas cidades, que encontramos os piores pisos e aí o Rio responde com um acerto suave da suspensão, exibindo um bom amortecimento.

O consumo é bastante razoável, não fugindo muito do que a marca anuncia, ficando nos 5,8l a cada cem quilómetros. Esta podia ser a cereja no topo do bolo mas não é, o preço é também uma agradável surpresa, já que menos de 15 mil euros têm de ser despendidos para possuir um Kio Rio igual ao das fotos!

Ah! E como se tudo isso ainda não bastasse a marca ainda oferece os “tradicionais” 7 anos de garantia ou 150 mil quilómetros!

 

Kia Rio 1.2 CVVT 85 EX

Especificações:

Potência – 85cv às 6000rpm
Binário – 122Nm às 4000rpm
Consumo anunciado (Medido) – 4,7l/100km (5,8l/100km)

Preços:

Preço base Kia Rio 1.2 CVVT: 13.440€*
Preço da versão ensaiada: 14.750€*

*Preços com campanha

Etiquetas:
Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!