Home Ensaios Ensaio by MotorO2 – Ford Mondeo 1.5 TDCi

Ensaio by MotorO2 – Ford Mondeo 1.5 TDCi

Ensaio by MotorO2 – Ford Mondeo 1.5 TDCi
43
0

American Beauty

Todos os dias, ao consultar as notícias do dia, reparo que este mundo automóvel é dos mais proliferos em inovação e desenvolvimento. Parece que quase diariamente há um passo de gigante nesta indústria. Um passo como por exemplo o do Ford Mondeo, que é o protagonista do primeiro ensaio desta semana.

Lançado na América do Norte há já dois anos, só no final do ano passado é que este modelo chegou ao velho continente. O Mondeo é um modelo importante no seio da marca, que embora obviamente não vende como os seus irmãos Fiesta e Focus, continua a ser um nome com tradição e reputação.

No entanto o Mondeo é agora mais que isso. Este modelo tem carácter, algo que constatamos logo no primeiro impacto. Visualmente o novo Mondeo sofreu uma melhoria estética face a anterior geração, contando com proporções quase desportivas, devido ao aspecto “coupe” quando visto de lado, a que ajuda a linha de cintura elevada e o recorte anguloso dos vidros. Muito bem conseguido.

Há frente, no fim do longo capot, surge a grelha que é agora a imagem de marca, ladeada pelos faróis que nesta unidade são os Ford Dynamic LED, direccionais e que providenciam um grande foco de luz. O Mondeo tem uma aparência imponente com um travo de desportivo, sendo todo o desenho bastante proporcional. E esta palavra encaixa bem principalmente quando falamos da secção traseira, incrivelmente bem conseguida.

Não sou designer, mas penso ser complicado fazer uma berlina de 5 portas realmente bem proporcionada, no entanto a Ford conseguiu. Visto de ¾ parece mesmo um coupe. A grande superfície descende graciosamente até ao meio volume, onde depois com mais uns vincos surgem faróis de desenho similar aos da anterior geração. Um exemplo que com simplicidade se faz um automóvel belo e ao mesmo tempo dinâmico…

Abro a porta e instalo-me confortavelmente. Constato a atenção dada ao detalhe, notando-se que a marca apostou muito nesta nova geração, onde os comandos em que tocamos são suaves ao toque e existem inúmeros espaços de arrumação. A carteira e o telemóvel já arranjaram “morada” para os próximos dias.

Carregando no já habitual botão Start, surge o painel de instrumentos digital, de fácil leitura e muito personalizável, o que nos faz evitar tirar os olhos da estrada.

Mas para essa já lá vamos, já que ainda falta falar da consola que incorpora o bom sistema de infoentretenimento da Ford, já ensaiado no Focus, sendo bastante agradável de utilizar. Apenas está algo longe da mão, mas para nos ajudar temos o SYNC, o controlo por voz que faz quase tudo…

Passando para os lugares de trás, as quotas de espaço são boas em qualquer direcção, sem que o perfil coupe prejudique o espaço para os ocupantes. Existem ainda as úteis saídas de ventilação e também os cintos traseiros insufláveis, que fazem parte do pack Driver que inclui ainda o sistema de ângulo morto, travagem activa em cidade e o pára-brisas “QuickClear”.

Mas realmente impressionante é a bagageira, de accionamento eléctrico como opção, que tem uma capacidade gigantesca (550l), com um bocal largo e baixo, sendo por isso fácil carregar e ou descarregar mercadorias do “porão” do Mondeo.

Chegou então a altura de ligar o motor 1.5 TDCi de 120cv que equipa está unidade. Silencioso e refinado, este motor pretende ser o campeão no que toca a vendas neste modelo, que surge aqui conectado a uma caixa de seis velocidades de tacto suave e de relações longas. Em termos de desempenho este cumpre bem a sua função, enquanto promete e cumpre excelentes consumos, já que durante o nosso ensaio não passou dos 5,6l/100km.

Dinamicamente este Mondeo continua a ser dos melhores do segmento, com uma direcção comunicativa e um chassis muito competente e dinâmico como a marca da oval azul nos tem habituado, sem que isso prejudique o conforto.

O Mondeo é mais um dos automóveis que me surpreendeu pela positiva. É agradável de conduzir, bonito sem chamar demasiado à atenção, dinamicamente capaz e bastante comedido na sua sede… E o preço é também ele bastante simpático!

Ford Mondeo 1.5 TDCi 5P Titanium

Especificações:

Potência – 120cv às 3600rpm
Binário – 270Nm às 1750-2500rpm
Consumo Anunciado (Medido) – 4,0l/100km (5,5l/100km)

Preços:
Mondeo 5P Titanium 1.5 TDCi desde: 33.192
Unidade Ensaiada c/opcionais: 39.626€

Texto por: Rodrigo Hernandez
Fotos/Edição por: Alexandre Figueiredo/Sérgio Gonçalves

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!