Início Ensaios Ensaio by Motoro2 – Toyota Auris 1.6 D-4D

Ensaio by Motoro2 – Toyota Auris 1.6 D-4D

Ensaio by Motoro2 – Toyota Auris 1.6 D-4D
0
0

“O Lado B”

O Toyota Auris recebeu uma actualização no início deste ano, já tendo sido por nós comprovada. Se a novidade então era o novo propulsor 1.2 Turbo, no campo dos Diesel, os preferidos do nosso mercado, contamos também com uma outra estreia, o 1.6 D-4D de 112cv.

Assim tivemos oportunidade de voltar à variante carrinha, à qual a Toyota chama de Touring Sports. Esta é claramente mais prática que o Auris de cinco portas, por oferecer uma generosa capacidade para as bagagens, 530l que se podem ampliar num acto simples, através do sistema Easy Flat.

No seu espaçoso  interior encontramos o mesmo ambiente agradável que encontrámos no 1.2 Turbo, a constatar mais uma vez que depois desta actualização, o interior do Auris passou a ser um melhor sitio para se estar. Os materiais com que contactamos assumem um bom toque, exibindo todos uma montagem correcta, como já é habitual na marca nipónica.

A consola central exibe agora um acabamento “Piano Black” e esconde os controlos touch do sistema de infotenimento, sistema esse que requer alguma habituação durante a condução.

Ligamos o motor de 1598cc e partimos. Neste novo diesel são mais 22cv de potência e mais 65Nm de binário, o que deverá fazer alguma diferença, já que o “sprint” dos 0 aos 100km/h demora menos 2 segundos, comparando com o 1.4 D-4D.

Em percurso citadino isso não é substancialmente notório, já que este 1.6 gosta de ser puxado a rotações mais elevadas, o que significa que em baixas poderia ser mais expedito, o que contradiz o seu regime de binário máximo, disponível entre as 1750 e as 2250rpm. Já em Auto-Estrada nota-se mais evidentemente o incremento de cavalos na capacidade de recuperação, facilitando as ultrapassagens e recuperações. Ainda para finalizar, o 1.6 D-4D consegue também ser um propulsor silencioso não emitindo muito ruído para o interior do habitáculo.

Nos nossos quilómetros em conjunto, durante os quais fizemos muita cidade e auto-estrada, o consumo médio cifrou-se nos 5,3l a cada cem quilómetros, apenas um litro acima do anunciado, mas acreditamos que com um andamento mais calmo e com percursos menos citadinos, este número possa baixar facilmente para um mais “redondo” cinco.

Por isso, se procura uma carrinha do segmento C, encontra na Auris uma proposta bastante sensata. Confortável, espaçosa e bem-construída, aqueles que viam limitações no 1.4D4-D de 90cv, têm agora esta opção à escolha. Em auto-estrada e percursos longos são perceptíveis as suas mais-valias, mas no trânsito citadino, continuo a achar que o 1.4D4-D é mais do que suficiente.

Toyota Auris Touring Sports 1.6 D-4D 112 Confort + Pack Sport

Especificações:

Potência –112cv às 4000rpm
Binário – 270Nm às 1750rpm
Consumo Anunciado (Medido) – 4,3 l/100km (5,3l/100km)

Preços:
Auris TS 1.6 D-4D desde desde: 23.950
Preço da versão ensaiada: 25.075
 €*

*Oferta de equipamento Pack Sport – Toyota Auris: Campanha da responsabilidade da Toyota Caetano Portugal, SA. Válida nos Concessionários Toyota Autorizados aderentes. Limitada ao stock de viaturas existente. Não dispensa a consulta da informação em vigor. 

 

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!