Início Ensaios Audi A4 Avant 2.0 TDI 150 Sport

Audi A4 Avant 2.0 TDI 150 Sport

Audi A4 Avant 2.0 TDI 150 Sport
0
0

“Escolha segura”

Uma escolha segura é algo em que podemos confiar, algo que sabemos que não nos irá deixar ficar mal. Nos objectos, uma escolha segura tem uma imagem sóbria, mas por vezes elegante. Sentimo-nos bem, às vezes sabe bem não sair da nossa zona de conforto.

Mas e se houvesse um automóvel que, além de ser uma escolha segura, ainda é elegante e consegue transmitir uma emoção positiva enquanto o conduzimos?

E se esse automóvel for familiar?

Pois bem , esse automóvel existe e é o Audi A4. O conhecido modelo da marca de Ingolstadt volta a oferecer uma versão Avant, ou seja carrinha, capaz de fazer com que seja desejada por todos os homens de fato, ou pais de família.

Mas, porque é assim tão desejada? Vamos descobrir!

Na sua 4ª geração, a Audi A4 Avant, está mais elegante que nunca. Sim, é verdade que o design da marca não é revolucionado há muito tempo, mas diga-me: Se as coisas têm corrido bem assim, porquê mudar? A marca evoluiu no aspecto exterior da A4, dando uma imagem mais robusta, isto é, bem visivel quando estacionado ao lado de um uma da geração anterior.

Os flancos estão mais largos e a frente mais baixa, a grelha dianteira mais estilizada, acompanha bastante bem os bonitos faróis LED que equipam esta unidade. A linha de cintura elevada, transmite dinamismo, enquanto qualquer abrir ou fechar de portas mostra robustez. A traseira é elegante, algo difícil numa carrinha, e os farolins em LED têm um novo desenho e são mais esquios. Toda a nova A4 Avant parece mais baixa…

O interior é que é a revolução face à geração que veio substituir, sendo o  primeiro impacto é o Virtual Cockpit vindo do desportivo TT. O resto do tablier é bastante minimalista, fácil de entender e com uma grande atenção ao detalhe, como os comandos da climatização, que mostram as opções disponíveis mesmo antes de lhe tocarmos.

A posição de condução é logo um dos destaques que apontamos ao Audi A4, motivo pelo qual já era conhecido em gerações anteriores. Os bancos proporcionam um bom apoio e fazem-nos sentir bem confortáveis para agarrar o volante desportivo de base plana, e o punho da caixa manual de seis velocidades.

Atrás, o espaço para as pernas e em altura não merece reparos, apenas em largura é que a Audi A4 Avant se mostra mais curta, aconselhando apenas o uso a dois passageiros, factor que se incrementa ainda mais devido ao túnel central elevado. A bagageira tem um formato regular e um bom bocal, apresentando 505l de capacidade.

Nesta unidade, tínhamos disponível o motor 2.0 TDi intermédio, ou seja, o de 150cv (existem também de 122 ou 190cv), conectado a uma bem oleada caixa de seis velocidades, de pequeno curso. Depois de ligado, podemos ver o cuidado da marca na insonorização, fazendo-se ouvir muito pouco. O chassis é informativo logo nas primeiras curvas, mostrando que pelo facto de ser familiar, não quer dizer que seja aborrecida…

O Audi Virtual Cockpit é um dos pontos fortes, ainda para mais se contar com o MMI Plus, dois dos opcionais de peso, mas que “enriquecem” bastante a comodidade a bordo. Este painel de instrumentos totalmente digital facilita imenso a sua visibilidade, podendo ser personalizavel, com o mapa de navegação a poder ser projectado, facilitando a sua visualização. E o último tem um funcionamento bastante intuitivo e conta com um trackpad onde podemos escrever o que desejamos, seja a estação de radio, endereço ou numero de telefone.

Mas é no Virtual Cockpit que constatamos o pouco apetite desta carrinha. Com um consumo combinado a ficar abaixo dos 5l/100km percorridos, este 2.0 TDi consegue ser bastante eficaz, apresentando boas recuperações, o que, para um automóvel deste tipo, é obra!

Isso pode ainda ser personalizado usando o Audi Select Mode, através de cinco modos distintos: Efficient, Confort, Auto, Dynamic e Individual.

Estes modos conseguem intervir na resposta do motor e na direcção, oferecendo cinco diferentes experiências de condução. Em opção, pode ainda optar pela Audi Magnetic Ride, onde pode ser também ajustada a dureza da suspensão.

A Audi A4 Avant mostra-se uma escolha segura, com um exterior elegante e um interior high-tech com um espaço a bordo a ser ideal para quatro, e bagageira dentro da média. A sua condução cativante continuará a ter adeptos, enquanto o motor é poupado. Apenas tem que ter cuidado com os opcionais, para não fazer o preço desta Audi escalar…

AUDI A4 Avant B9 2.0 TDi 150 Sport

Especificações:

Potência – 150cv às 3250rpm
Binário – 320Nm às 15000rpm
Consumo anunciado (Medido) – 4,1l/100km (5,0l/100km)

Preços:
Preço base AUDI A4 Avant 2.0 TDi: 46.620€
Preço da unidade ensaiada: 59.660€

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!