Home Notícias Apresentação – MotorO2 foi conhecer a nova Peugeot 308 SW (Parte II)

Apresentação – MotorO2 foi conhecer a nova Peugeot 308 SW (Parte II)

Apresentação – MotorO2 foi conhecer a nova Peugeot 308 SW (Parte II)
10
0

Vamos continuar a falar sobre a nossa ida a Françapara conhecer a nova Peugeot 308 SW.

Hoje daremos um maior foco aos motores que estrearamjuntamente com esta nova carrinha da Peugeot, que como referi no ultimo artigo,são 3. Dois agasóleo e um a Gasolina, com potências que variam entre os 100 e os 180cv.

Comecemos pelos os BlueHDi (Gasóleo).

Estes motores utilizam a tecnologia anti-poluição,FAP (Filtro de Partículas) estreado pelo Peugeot 607 no distante ano de 2000.Este sistema que elimina cerca de 99,9% das partículas nocivas é usado agora emtoda a gama diesel.
Mencionamos esta tecnologia porque está conjugadacom uma novidade que dá nome a esta gama de motores, o BlueHDi, sistema que sedestina à redução drástica das emissões de óxido de azoto. Este sistema permitereduzir os gases NOx até 90%, optimizando ainda as emissões de CO2 e osconsumos. 

Divididos em dois blocos, um 1.6 e um 2.0 estes motores oferecemvários níveis de potência. O primeiro é destinado a um maior conforto decondução e a consumos eficientes, sendo que esta nova geração de motores recebegrandes evoluções no que toca à redução de fricções internas, optimização dabomba de óleo de débito variável e de uma pilotagem do termóstato do circuitode arrefecimento.
Estes motores estão ainda associados a dois tipos decaixas, mecânicas (manuais) ou automáticas, ambas com um rendimento melhorado,assim como a um sistema Start/Stop de última geração. Todas estas pequenasevoluções fazem grandes diferenças, já que estes motores 1.6 Blue HDi emitementre 7,5 a 8,5% menos CO2 para a atmosfera.
Na versão 1.6 BlueHDi 120 associadocom a caixa de velocidades manual de seis velocidades os novos Peugeot 308 e308SW conseguem oferecer respectivamente um consumo em ciclo misto de 3,1l e3,2l/100km, e 82 e 85g/km de CO2.

O segundo bloco diesel oferece ao condutor umaperformance de elevado nível, consumos reduzidos e dois níveis de potência.
2.0 BlueHDicom 150cv às 4000rpm e um binário máximo de 370Nm às 2000rpm; 2.0 BlueHDi com 180cv às 3750rpm e um binário máximode 400Nm às 2000rpm.
Esta novageração de motores 2.0L BlueHDi permite ganhos de 9 a 13% nos consumos eemissões de CO2. Para atingir estes níveis de performance e de consumo tiveramde ser melhorados três eixos de desenvolvimento, nomeadamente, a melhoria dorendimento interno através da redução de perdas por fricção (nova camâra decombustão), diminuição do peso dos componentes internos e utilização deequipamentos auxiliares reduzida apenas ao estritamente necessário.

Passemos para a gasolina para falar do novo membro da família PureTech.
Após o lançamento dos motores atmosféricos de 1.0l e1.2l, a família de motores três cilindros ganha agora uma oferta turbo, 1.2e-THP 110cv e 1.2 e-THP 130cv.

Esta diversidade é conseguida logo desde o inicio dasua concepção, em pormenores como a partilha de peças (40% das peças dosmotores turbo são comuns às dos blocos atmosféricos). Quanto ás diferençasentre as versões de 110 e 130cv do motor turbo PureTech, essas são provenientesdo diferente mapeamento da gestão electrónica do motor e das respectivas caixasde velocidades.

Estes motores foram criados para cumprir um exigentecaderno de encargos, dando assim resposta a uma redução do consumo e emissões. (ver aqui)
Mas para conhecer melhor os novos motores PureTechfomos directamente ao seu “berço”, percorrendo 150km a bordo da 308SW, tal como referimos no ultimo artigo.

A fábrica onde são produzidos os motores PureTechestá situada na região de Douvin a cerca de 200kms de Paris e é uma das maisavançadas fábricas de produção de motores.
Aqui aprendemos como nascem estes motores e o seurigoroso controlo de qualidade.
Neste edifício de 25.000m2 situado no Centro deProdução Française de Mécanique, são produzidos (ainda) apenas 80 motoresPureTech por dia, todos eles testados num banco de ensaio durante 5 minutos às3000 rpm. Se um motor chumbar no teste, volta para o inicio da linha deprodução, ou então pode vir mesmo a ser destruído.
Mas aFrançaise de Mécanique produz mais propulsores e não só para o grupo PSA(Peugeot-Citroën) mas também para a Renault e para a BMW.

Para terem uma noção, são produzidos, por dia, cercade 3440 motores na Française de Mécanique, totalizando mais de 45 milhões desde1969, ano em que foi fundada!

Descalçando as botas, e tirando o colete reflector,vou continuar a explicar o que falta , agora sobre as caixas de velocidadesautomáticas que serão oferecidas nas motorizações 2.0 BlueHDi e 1.2 e-THP.

Em colaboração com a AISIN AW, maior fabricantemundial de caixas automáticas, foi desenvolvida uma nova família de caixasautomáticas de 6 velocidades. A AM6 III de 3ª geração será acoplada ao motor diesele a AT6 III será acoplada em breve com o motor 1.2 PureTech, garantindo comesta caixa um maior conforto de condução, passagens de velocidades mais rápidase consumos mais reduzidos.

As emissões de CO2, em modelos idênticos, mas comcaixas de velocidades manuais chegam a atingir apenas 1g/km de diferença noPeugeot 308 equipado com o 2.0 BlueHDi de 150cv.
Esta caixa conta com uma novidade na Peugeot, já queé a primeira caixa de velocidades automática que conta com um sistema Stop& Start. Os tempos de passagem das velocidades estão ao melhor nível domercado, graças à tecnologia Quickshift, que segundo a Peugeot ofereceactualmente um melhor compromisso face as caixa de 7,8 ou 9 velocidades e aindauma maior rapidez de passagem das velocidades face às caixas de duplaembraiagem.

A partir dopróximo mês de Junho, algumas destas novidades vão chegar aos concessionáriosPeugeot, com preços a começar nos 23.400€ para a 308 SW na versão Active com omotor 1.2 PureTech de 110cv.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!