Home Notícias “Os Checos também têm palavra!” – Skoda revela o novo Fabia

“Os Checos também têm palavra!” – Skoda revela o novo Fabia

“Os Checos também têm palavra!” – Skoda revela o novo Fabia
0
0

“Dobrý den, Fabia!”*

 

O Grupo Volkswagen tem agora um segmento B todo assente na mesma plataforma. Depois da Volkswagen e a SEAT terem atualizado os seus Polo e Ibiza, a marca checa vê agora chegar uma nova geração do Fabia, que passa finalmente a assentar na mesma plataforma dos seus “primos”, a MQB A0.

Este novo Skoda é também maior do que eles, tudo para garantir um espaço interior generoso. O seu comprimento é 11,1cm mais longo, com 4108mm, com a maioria deles a terem sido ganhos na distância entre eixos. Ou seja, “onde mais importa”.

Mas os ganhos não são apenas vistos (ou sentidos) no espaço para os passageiros, já que a bagageira é 50L maior, totalizando 380L, conseguindo até ultrapassar propostas do segmento acima. Tudo isso, num Fabia que foi “modelado” ao vento, garantindo um Cx de 0,28.



Esse desenho optou por evoluir ao invés de revolucionar, com o Fabia a ser ainda reconhecido como tal. Ainda assim, encontramos um aspeto mais emocional, com esta unidade mostrada nas fotos a ser a mais equipada, contando com jantes de 18 polegadas, numa cor laranja que se destaca. Não veremos todos assim, mas podia ser.

Já o interior viu uma renovação total, com uma influência de outros modelos da marca, com melhores materiais e uma apresentação geral mais cuidada. Destaque para o cluster digital de 10,25’’, como o SEAT Ibiza, Volkswagen Polo e o Audi A1 já usam, mas aqui com um arranjo feito ao estilo da marca.



No equipamento, destaque para elementos como o volante aquecido, luzes ambiente, saídas de ventilação para os assentos traseiros ou mesmo ar condicionado bi-zona, elementos que o colocam como uma “verdadeira solução” para quem procura um utilitário.

No que toca a motores, não há por aqui grandes novidades. O diesel não regressa à gama, como era expectável. A oferta começa assim com o 1.0 MPI com 65 ou 80cv, com o turbo a aparecer no 1.0 TSI que oferece um superior dinamismo com 95 ou 110cv, podendo estar disponível com transmissão manual de seis velocidades, ou DSG com sete relações.

O mais potente dos Fabia é o que está equipado com o 1.5 TSI EVO que, para além da maior capacidade, também é, por enquanto, o único quatro cilindros da gama. A sua potência de 150cv com 250Nm de binário estará disponível somente com transmissão DSG, garantindo uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 7,9s, conseguindo ir até aos 225km/h de velocidade máxima.

Sendo um Skoda, tem alguns “truques na manga” para facilitar a vida a bordo, como é o caso de espaços de arrumação de grandes dimensões, organizador de bagageira, suportes de copos removíveis ou um local para guardar cartões. E não, não se esqueceram do guarda-chuva!

O Skoda Fabia chegará no final deste ano, ou no início de 2022. A versão vRS será esperada, enquanto a carrinha continuará a ser vendida na geração atual, até à chegada da sua sucessora, algo que só acontecerá em 2023.

 

*”Olá, Fabia”

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!