Home Ensaios Renault Talisman Initiale Paris

Renault Talisman Initiale Paris

Renault Talisman Initiale Paris
0
0

”Ametista”

Talismã, palavra que significa consagrar.  O que lhe concede poderes mágicos, sendo sempre feito para uma razão definida e,  quando isso acontece, todas as forças universais devem estar em prefeita harmonia com aquelas que deseja atrair.

Com um nome com toda esta “carga”, será que o Renault Talisman consegue ter todas as forças “alinhadas”, de maneira a finalmente atrair os clientes para um segmento que nos últimos anos não tem demonstrado a performance que a marca imprime com os outros modelos?

Nada como provar, ou primeiro ver. No campo da beleza, o Renault Talisman ganha quase pontuação máxima devido às suas proporções bem conseguidas, às suas linhas elegantes e estilizadas, com os flancos bem delineados. A frente é imponente, como que a mostrar que o Talisman merece ser mesmo o topo-de-gama da marca Gaulesa. A grande grelha dianteira atrai os olhares, com os novos faróis LED Full Vision, que a marca também mostrou no Megane, a conseguirem uma interessante assinatura luminosa.

Se a lateral mostra os cromados em volta da superfície vidrada, essa flui suavemente até ao tampo da mala, como de se um coupé se tratasse. É nesse tampo da mala onde se incluem os originais conjuntos ópticos, totalmente em LED, que serão identificáveis mesmo a grandes distâncias. Para finalizar, nesta versão mais equipada, a Initiale Paris, o Talisman está calçado com umas bonitas jantes de 19’’, exclusivas desta versão.

Mas neste tipo de automóvel, tão ou mais importante que o impacto causado pelo exterior, é a qualidade, o equipamento e o espaço interior que fazem a diferença. Também neste campo o  Talisman joga uma cartada alta com factores que tocam na nossa parte mais emocional.

Primeiro, o aspecto tecnológico, factor conseguido pelo Head up Display, que aparece mal ligamos o Renault. Depois o tablet conectado R-Link 2, bastante ergonómico devido ao seu posicionamento vertical, mas também devido ao seu tamanho generoso (8,7’’) requer uma normal habituação, mas quanto mais o exploramos, mais nos sentimos relaxados.

E se os já confortáveis bancos não merecem reparos, saiba que podem ser ainda aquecidos ou arrefecidos, mas também contar com um dos três diferentes tipos de massagens, tudo para uma viagem mais tranquila. Para se sentir ainda melhor a bordo, o Talisman Initiale Paris conta com sistema Multi-Sense que permite escolher a cor que melhor se adequa ao seu estado de espirito.

Mas se o seu espirito se quiser fazer notar por mais do que uma cor, saiba que pode modificar vários parâmetros, entre eles a resposta do motor 1.6 dCi Twin-Turbo de 160cv. Os parâmetros que podem ser alterados, passam pela resposta do motor, o caracter e resposta do chassis através do sistema 4Control, pontos estes que transformam completamente a experiência de condução do Talisman.

Antes de continuar para a condução, resta-nos falar no bom espaço para os passageiros traseiros, nomeadamente para os joelhos, estes que contam ainda com saídas próprias de climatização e vidros escurecidos, que os protegem dos raios solares mais fortes. A bagageira alberga 608l, um excelente valor.

Agora sim, altura de carregar no start!

Na posição de condução correta, arrancamos com as mudanças a serem geridas pela caixa de dupla-embraiagem EDC de 7 relações. Esta não demonstra muitas hesitações, a conseguir também ser bastante suave, tal como as reacções desta grande berlina, ao conseguir permanecer assim, mesmo nos pisos mais degradados, ao mesmo tempo que o sistema 4Control descreve as curvas de uma forma irrepreensível. Quando seleccionado, o modo Sport mostra o melhor deste motor: as suas recuperações, graças aos dois turbos que trabalham em regimes diferentes, com um binário máximo de 380Nm disponível ás 1750rpm…

Ainda assim, essa entrega é suave, mas eficaz, com um consumo baixo, tendo em conta as suas dimensões e performances.

O Renault Talisman conta ainda com um grande número de ajudas activas, como o assistente de ângulo morto, o cruise-control adaptativo, assistente de máximos ou brake assist. Tudo isto torna-o num excelente companheiro de viagem e deixa para trás o medo de investimento. É certo que ficamos próximos dos 50 mil euros, mas temos um produto recheado, com um espaçoso interior e bem confortável. O motor 1.6 dCi pode assustar devido à baixa cilindrada, mas na prática não compromete. A garantia é de 5 anos ou 100 mil quilómetros, e se for um dos clientes Initiale, tem várias vantagem que pode ver aqui.

Renault Talisman 1.6 dCi Twin Turbo 160 EDC Initiale Paris

Especificações:

Potência –160cv às 4000rpm
Binário – 380Nm às 1750rpm
Consumo Anunciado (Medido) – 4,6l/100km (6,6l/100km)

Preços:
Renault Talisman desde: 32.370€
Preço da versão ensaiada : 47.800€

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!