Home Notícias Novo Renault Clio: Sabe o que mudou!

Novo Renault Clio: Sabe o que mudou!

Novo Renault Clio: Sabe o que mudou!
0
0

“Retoques, num modelo importante”

Passaram 26 anos e quatro gerações. O Renault Clio tem tido uma história de sucesso, devido a possuir muitas das premissas mais importantes na escolha um automóvel: o conforto, versatilidade, fiabilidade e segurança, tudo num bom balanço entre preço-equipamento.

O Renault Clio, é, segundo os números, o automóvel preferido dos portugueses, mas também o modelo do segmento B mais vendido na Europa, estatuto que pretende continuar a defender…

Para isso sofreu um restyling de meia idade, sabe o que mudou:

O estilo exterior foi melhorado, ganhando agora a assinatura luminosa Renault Full LED, em forma de “C”, confirma que estamos na presença de um novo Clio que assim herda o ar de família dos modelos da Renault dos segmentos superiores.

Referência também para a nova grelha da dianteira e para os novos pára-choques, mais alargados que conferem uma imagem de maior robustez.

Mas é talvez no interior que as mudanças e as evoluções são mais evidentes. O novo Clio passa a herdar diversos materiais dos modelos dos segmentos superiores. A evolução visual e ao toque dos plásticos utilizados é imediatamente percetível. Os cromados são mais finos e menos brilhantes, enquanto as cores passam a ser mais sóbrias. O volante foi redesenhado e recebe novos materiais, a alavanca da caixa de velocidades também ganhou um novo desenho.

Importante foi a renovação operada nos painéis das portas, com os apoios de braço a passarem a ser integrais e a receberem novos botões de comando. Também a qualidade dos tecidos dos bancos evoluíram em todas as versões.

A tecnologia foi sempre algo importante na história do Renault Clio, por isso, o novo modelo dá continuidade a essa tradição, oferecendo um sistema multimédia desde o primeiro nível de equipamento.

  • O R&Go® é a oferta para a entrada de gama. Simples e inteligente, permite ligar, instantaneamente, o novo CLIO a um smartphone. Com o smartphone instalado no suporte universal, o utilizador acede de forma ergonómica e intuitiva às funções mais úteis do automóvel: Navegação, Telefone, Multimédia e Veículo.
  • O Media Nav Evolution é a proposta para as versões de equipamento intermédias. A partir do ecrã tátil de 7 polegadas integrado no painel de bordo, o Media Nav Evolution propõe navegação com informações de trânsito, função Bluetooth para telefonar ou ouvir música em streaming a partir de um smartphone, visualização das imagens da câmara de marcha atrás e função Driving Eco2, que fornece ao condutor informações sobre o seu tipo de condução e conselhos para otimizar o consumo.
  • O Renault R-LINK Evolution é um moderno sistema multimédia com base num tablet integrado personalizável, com um ecrã de 7 polegadas, que integra as funções de Navegação TomTom® (complementada por informações de trânsito em tempo real), função Bluetooth e 3G, reconhecimento de voz, visualização de fotografias ou vídeos (com o automóvel parado), Renault R-LINK Store (acesso a um variado catálogo de aplicações) e gestão de novos sistemas de ajudas à condução.

Mas os equipamentos tecnológicos não ficam por aí, as manobras de estacionamento deixam de ser um constrangimento, uma vez que passa a estar disponível o “Easy Park Assist” (estacionamento mãos-livres). Com este sistema, o condutor só tem de selecionar se quer estacionar em paralelo, na perpendicular ou em espinha. A menos de 30 km/h, o sistema não apenas avalia o espaço disponível, como também calcula e assegura a trajetória do automóvel: o condutor não tem de se preocupar com o volante; controla apenas o acelerador, o travão e a caixa de velocidades.

O alerta de ângulo morto é outra das estreias no novo Renault Clio.

Quanto a motores, são duas as novidades no Novo Clio. Equipado com Stop & Start e sistema de recuperação de energia na travagem e na desaceleração, o comprovado motor Energy 1.5 dCi 110 estreia-se na quarta geração do Renault Clio. Com uma potência de 110cv às 4000 rpm e um binário de 260Nm às 1750 rpm, este bloco, associado a uma caixa de seis velocidades, proporciona mais potência e ainda maior prazer de condução.

O motor a gasolina Energy TCe 120 surge agora associado a uma caixa manual de seis velocidades em complemento da caixa de velocidades automática de dupla embraiagem EDC. Recorrendo à tecnologia de injeção direta, turbocompressor e Stop & Start, este motor disponibiliza 205 Nm a partir das 2000 rotações.

Depois destas novidades, o novo Renault CLIO passa a ter uma abrangente gama de motores: os diesel de 75, 90 e 110 cv, mas também os gasolina de 75, 90, 120, 200 e 220 cavalos, quase todos também disponíveis com a caixa automática de dupla embraiagem EDC.

O novo Clio dispõe da garantia 5 anos à semelhança de todos os modelos de passageiros da gama Renault.

 

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!