
“O fiel amigo”
A Honda revelou em Offenbach, na Alemanha, a sua sexta geração do seu SUV mais vendido, o CR-V. O modelo quer ser uma proposta perfeita para o dia-a-dia, combinando as tecnologias avançadas de segurança, ativa e passiva, assim como um desenho exterior mais harmonioso e ao gosto dos europeus.
Pela primeira vez, o Honda CR-V irá contar com uma escolha entre dois sistemas eletrificados: Full Hybrid e Plug-In Hybrid, ambos tendo por base o motor a combustão 2.0l de quatro cilindros, em ciclo Atkinson.
e:PHEV
Esta variante é a novidade na gama CR-V, que adiciona uma bateria que permite ao CR-V fazer as suas “viagens diárias” em modo 100% elétrico, já que os 82km prometidos são bastante positivos. Para restabelecer essa autonomia, em condições ideais, bastarão 2:30h para carregar a bateria de 17,7kWh.
e:HEV
O “full-hybrid” do CR-V conta com a mais recente iteração do sistema híbrido da marca, como visto no novo Civic. A bateria de iões de lítio e dois motores compactos, permitem um elevado nível de eficiência, assim como uma capacidade de se adaptar às diversas situações, graças aos “modos” EV, Hybrid e Engine Drive.
Em termos estéticos, o modelo conta com o estilo familiar já conhecido, mas evoluindo de forma a garantir uma maior presença quer na estrada, quer junto dos seus concorrentes europeus. As duas variantes e:HEV e e:PHEV são possíveis de distinguir graças a diferentes desenhos na grelha dianteira. A traseira continua com os seus farolins verticais, imagem de marca do Honda CR-V.
As dimensões também cresceram: o CR-V está mais longo, mais largo e mais alto. Isso aumenta o espaço interior para os passageiros, já que a distância entre eixos 40mm superior, permite 16mm a mais para as pernas dos passageiros traseiros, assim como um aumento de 18% na capacidade da mala.
O interior conta também com melhores materiais, novos revestimentos, inspirado na recente geração do Honda Civic. Em termos de segurança, a Honda diz que o CR-V recebeu novos componentes estruturais que o permitem ser uma das escolhas mais seguras da sua classe, assim como é o primeiro Honda a contar com o sistema SENSING 360, um sistema omnidirecional de segurança e assistência ao condutor.
Tom Gardner, Senior Vice-Presidente na Honda Motor Europe Ltd. Afirma que: “O novo CR-V baseira-se em tudo o que este modelo icónico representa – design progressivo, cabine premium, líder em segurança, habitabilidade e conforto…”
Para descobrirmos isso, teremos de esperar até à chegada do modelo ao mercado nacional, algo que é esperado para o final do ano, mais perto dessa data os preços deverão ser conhecidos.
A Honda apresentou ainda dois outros (importantes) modelos, que daremos a conhecer nos próximos dias…