Início Ensaios Ensaio by MotorO2 – Toyota Aygo X-Cite

Ensaio by MotorO2 – Toyota Aygo X-Cite

Ensaio by MotorO2 – Toyota Aygo X-Cite
0
0

“O Smurf”

É impossível não notarmos na cor deste Toyota Aygo, o azul Ciano exclusivo da versão X-Cite, que dá ainda mais vida ao pequeno citadino da marca japonesa. Já de si bastante extrovertido, este ganha uma nova personalidade, não resistindo assim, à comparação com um Smurf, os conhecidos pequenos bonecos antropomórficos que acompanham a infância de muitas crianças desde a década de 60.

Este Aygo tem dois irmãos, bastante menos que os congeneres da família dos Smurf, que se pensa existam mais de 107 em toda a serie animada! São eles, o Peugeot 108 e o Citroen C1, já tendo sido previamente ensaiados por nós, só ficando a faltar o mais radical em termos de estilo para terminar a trilogia.

O Aygo distingue-se mesmo por esse estilo mais agressivo e “out of the box” com a frente a apresentar um X característico que se prolonga até à superfície vidrada lateral, terminando apenas no vidro traseiro nesta versão de cinco portas.

O estilo angular está presente em vários elementos, como os faróis triangulares e o recorte das janelas laterais posteriores. Na traseira os farolins verticais rematam o portão de bagageira totalmente em vidro, em que o para-choques inclui o elemento de contraste em preto, jogo de cores que é também feito pelo tejadilho e jantes da mesma tonalidade.

Se por fora, o Aygo é jovem, o mesmo se passa no interior, com bastante cor e simplicidade à mistura. As portas são pintadas na mesma cor que o exterior, o que não nos deixa tristes mesmo em dias nublados como os que acompanharam o nosso ensaio. Os bancos com encosto integrado ganham o mesmo tom azul em contraste com o cinzento e o volante de três braços é solidário com o velocímetro, sendo apenas ajustável em altura, situação que não é penalizadora já que se encontra muito facilmente uma posição de condução confortável a bordo do Aygo. O ecrã central táctil x-touch concentra todas as funções que podemos esperar, incluído o sistema MirrorScreen®.

O espaço interior deste Toyota é bastante razoável tendo em conta o segmento que se insere, ao conseguir na frente ser bastante desafogado e atrás os passageiros podem contar com uma boa largura e até altura. O espaço para as pernas depende claro de quem vai na frente. Ao serem bancos independentes, consegue-se ainda rebater cada um deles individualmente se os 168l de capacidade da bagageira não forem suficientes.

Para locomover o Aygo, a Toyota apostou em apenas uma motorização tricilindrica, o 1.0 de 69cv. Este consegue ser expedito em cidade, muito graças ao baixo peso do conjunto e também às relações de caixa mais curtas a providenciar bons números quando o verde cai! Durante nessa aceleração somos brindados com um interessante ronco de motor.

A vida citadina é bastante facilitada pela condução do Aygo, com este a oferecer uma direcção leve e uma caixa de cinco velocidades com uma engrenagem suave. A suspensão consegue filtrar bem as irregularidades, mesmo que este Toyota não chegue aos três metros e meio.

Para terminar, se este Aygo fosse realmente um Smurf, e como estes têm nomes derivados das suas características, poderia ser muito bem o “simpático”, devido ao seu aspeto, ou o “trabalhador” devido ao seu pequeno motor que pede pouco combustível em troca. O que importa reter é que o Aygo continua igual a si próprio, com as qualidades da anterior geração conservadas, bem como a sensação de fiabilidade típica da marca nipónica. Esta edição especial chama a atenção, enquanto o equipamento é bastante completo.

Toyota Aygo X-Cite

Especificações:

Potência –69cv às 6000rpm
Binário – 93Nm às 4300rpm
Consumo Anunciado (Medido) – 4,1 l/100km (5,1l/100km)

Preços:

Toyota Aygo desde: 10.765€
Unidade ensaiada : 13.600€

 

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!