Home Notícias Dacia apresenta a terceira geração Duster

Dacia apresenta a terceira geração Duster

Dacia apresenta a terceira geração Duster
0
0

“Menos Low, Mais Wow”

 

A Dacia é cada vez mais uma marca automóvel conhecida pelas suas qualidades, não só pelos seus preços mais comedidos. Em Outubro, a marca do grupo Renault, conseguiu colocar o Sandero no número 1 do top de vendas na Europa, com o Duster a continuar presente no top 15. Ainda assim, a Dacia quer mais, como comprova a terceira geração do Duster, o modelo mais conhecido da marca que adiciona à sua capacidade aventureira, uma maior sofisticação.

O Dacia Duster conta com uma imagem mais robusta, muito inspirada no concept Bigster desvendado no início de 2021. O modelo passa agora a contar com um estilo bastante distinto do seu antecessor, numa verdadeira revolução de estilo que nada “veste” da geração desvendada em 2018.

No que diz respeito a dimensões, o novo Dacia Duster apresenta praticamente os mesmos valores do modelo que se prepara agora para substituir, mesmo que utilize uma nova plataforma, a mais avançada CMF-B. Esta base permite-lhe oferecer um maior espaço habitável, assim como uma bagageira com maior capacidade (472l).

O estilo interior adota um estilo igualmente aventureiro, sem recursos a materiais muito nobres (algo que já era esperado), preferindo antes manter os custos reduzidos, ainda que, pelas imagens, estes plásticos pareçam mais robustos e capazes de aguentar o teste do tempo. O painel de instrumentos digital de 7’’ polegadas é novidade, assim como um sistema multimédia mais avançado com 10,1’’ polegadas. A Dacia não cometeu o erro de fazer desaparecer os comandos da climatização, continuando esses a estarem presentes graças a botões físicos.



Quanto aos propulsores, uma das novidades é o adeus ao Diesel. Agora, a gama está disponível com motor a gasolina 1.2 TCe de 130cv que conta com um sistema mild-hybrid, podendo estar disponível em tração dianteira ou integral, funcionando em conjunto com a transmissão manual de seis velocidades.

O GPL está presente com a variante de 100cv do ECO-G, que é capaz de alcançar uma autonomia de até 1300km com os dois tanques atestados (50l de gasolina + 50 de GPL). Tudo isto sem impactar a volumetria da bagageira.

Mas a maior novidade é o Full Hybrid que já foi apresentado no Jogger. Este conta com o motor gasolina com 1.6l de capacidade e dois motores elétricos. Uma bateria de 1,2kWh é responsável por armazenar a energia. Um dos motores elétricos é responsável por mover as rodas, enquanto outro funciona como gerador. Em conjunto, oferece 140cv de potência, com a promessa de uma redução entre 20 a 40% de consumo.

A terceira geração Duster chegará aos concessionários em 2024, com a ambiciosa tarefa de suceder à segunda geração deste modelo. Para além disso, a Dacia quer com este novo Duster, entrar em novos mercados onde não está, até agora, presente.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!