Início Notícias Peugeot apresenta novo 508

Peugeot apresenta novo 508

Peugeot apresenta novo 508
0
0

“Mudança radical”

Estávamos em 2011 que a Peugeot apresentou o 508, modelo que teve a tarefa de substituir dois modelos: o 407 e o 607. Agora, a marca Francesa apresentou a segunda geração deste modelo, que será mostrado ao publico pela primeira vez no salão de Genebra, no próximo mês.

A sua estética está bem mais dinâmica e robusta, a estar mais próximo de um coupé de 4 portas, com uma frente inspirada nos concept-cars da marca, como o Instinct. As dimensões deste modelo assente na plataforma modular EMP2 sofreram ligeiras mudanças. O Peugeot 508 está agora mais curto 80mm, tal como mais baixo em 60mm (apenas 1,40 m), enquanto a largura aumentou em 20mm. O peso total foi reduzido em cerca de 70kg.

No capitulo do estilo, destaca-se a grelha estreita e trabalhada num padrão quadriculado impõe-se entre as óticas Full LED. Com o Leão posicionado no centro da grelha e o logótipo “508” na extremidade do capot, o novo 508 invoca à tradição dos seus célebres irmãos mais velhos Peugeot 504 e 504 Coupé.

A assinatura visual vertical das luzes diurnas em LED assegura uma identidade forte e exclusiva. Longas e aguçadas, estas luzes envolvem a frente do automóvel numa espécie de parêntesis, alongando-se dos grupos óticos dianteiros às entradas de para-choques.

Visto de perfil, o novo Peugeot 508 exprime essas dimensões perfeitamente equilibradas com uma postura forte. A linha de tejadilho é baixa, alongada e fluida, no mais puro padrão premium. As superfícies vidradas, tornam uma silhueta mais elegante assim como portas sem moldura.

A traseira, é dominada pela faixa horizontal em preto brilhante, envolta pelas óticas traseiras, uma particularidade dos mais recentes modelos da Marca. Mas o que se repara de imediato são as óticas traseiras Full LED tridimensionais. Derivado diretamente do trabalho realizado para os mais recentes concepts da PEUGEOT, desde o QUARTZ, estes grupos óticos, iluminados de dia e de noite, com uma intensidade adaptativa, permitem uma leitura permanente.

A secção traseira revela ainda, uma das originalidades do novo PEUGEOT 508: um portão dissimulado, uma “quinta porta” que concilia o estilo e a funcionalidade com uma acessibilidade otimizada à bagageira com 487 litros de capacidade (+14 litros que a geração que irá subsitituir).

Sem supresa, esta nova geração conta também como i-Cockpit, sendo agora transversal a toda a gama, que conta com o pequeno volante inspirado no 3008, um ecrã central tátil de 10’’ e um painel de instrumentos totalmente digital de 12,3’’ e head-up display.

Inteiramente personalizável, este painel está posicionado sobre o aro do volante e agrupa, bem no eixo de visão para a estrada, todas as informações úteis à condução.

Também em evidência na consola central, está o comando da caixa automática de 8 velocidades. O seu design reforça a modernidade do posto de condução.

Tal como nos modelos 3008 e 5008, o PEUGEOT 508 dispõe igualmente do i-Cockpit® Amplify. Graças a este sistema, é possível a escolha entre 2 ambientes totalmente parametrizáveis (“Boost” e “Relax”) apela fortemente aos sentidos:

Na visão, ajustando a intensidade das luzes ambiente e a cor nos ecrãs, com a audição, graças aos diferentes parâmetros de ambiente musical e ao tato, com as massagens multiponto integradas nos bancos.

O i-Cockpit® Amplify influencia igualmente nas funções dinâmicas do automóvel, através do seletor do modo de condução (ECO/Sport/Confort/Normal), sendo ainda enriquecido com o controlo do amortecimento, no caso das versões equipadas com suspensão pilotada.

Quanto a motores, são duas novas propostas a gasolina, tendo por base o motor 1.6 PureTech, que contará com dois níveis de potência: 180cv e 225cv, ambas com caixa automática de 8 velocidades (EAT8), sendo a versão GT equipada com suspensão pilotada.

Na vertente diesel, aquela que tem maior interesse para o mercado nacional, estarão disponíveis o novo 1.5 BlueHDi de 130cv, o único a estar disponível com caixa manual. O bloco 2.0 tambem está disponível com dois níveis de potencia: 160 ou 180cv, com este último a estar reservado também para a versão GT.

O novo modelo contará com uma elevada panóplia de assistentes à condução, nomeadamente o sistema de travagem automática de emergência, o cruise-control adaptativo (stop & go) com assistente ativo de transposição involuntária de faixa, máximos automáticos e reconhecimentos de sinais, assim como sistema activo de vigilância de ângulo morto. O novo Peugeot 508 pode mesmo contar com um sistema de visão noturna, um equipamento até agora inédito no segmento.

O novo Peugeot 508 já está a ser produzido na fábrica de Mulhouse, com as unidades francesas de Trémery e Douvrin a estarem responsáveis pelo fornecimento de todos os grupos propulsores.

Com estreia marcada para o Salão de Genebra 2018, o novo PEUGEOT 508 iniciará a sua comercialização, a nível internacional, a partir do mês de setembro, com os preços ainda por definir.

 

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!