Home Notícias Notícia – Detalhes Novo Renault Clio RS 200 EDC

Notícia – Detalhes Novo Renault Clio RS 200 EDC

Notícia – Detalhes Novo Renault Clio RS 200 EDC
7
0

O Novo Clio R.S. 200 EDC leva ainda mais além o conceito do pequeno desportivo, ao adoptar a caixa de velocidades de dupla embraiagem EDC e o novo motor 1.6 Turbo de 200 cavalos preparado pela Renault Sport. 

O Novo Clio R.S. 200 EDC integra o melhor da Renault em matéria de 
conforto e polivalência, bem como o know-how da Renault Sport Technologies testado na 
competição. Na realidade, se o condutor o desejar, o Novo Renault Clio R.S. 200 EDC transforma-se literalmente num desportivo de temperamento e performances explosivas.

Patrice Ratti – Director-Geral da Renault Sport Technologies, para classificar o novo Clio RS:

“Estou, evidentemente, tentado a dizer que o Novo Clio R.S. 200 EDC é o melhor dos Clio. Os nossos clientes mais puristas – intransigentes acerca das performances – vão descobrir um automóvel extremamente rápido, apaixonante de pilotar e dotado de inovações técnicas sem igual. 
É um verdadeiro Renault Sport. 
Os clientes mais pragmáticos – atraídos pelo design e apresentação do Novo Clio R.S. – também vão ser rapidamente seduzidos. O Novo Clio R.S.200 EDC pode ser configurado para oferecer, a pedido, performances fora do comum ou prestações muito racionais 
No mercado dos desportivos onde a procura do prazer “topo de gama” se mistura com a procura de performances, propor duas viaturas numa só é também uma inovação”. 





A associação do motor 1.6 gasolina Turbo com a caixa de dupla embraiagem de 6 velocidades é exclusiva do Novo Clio R.S. 200 EDC. A potência de 200 cavalos e os 240 Nm de binário ganham vida através das relações de caixa seleccionáveis manual ou automaticamente. 

A união do motor com a caixa EDC está no centro do meticuloso trabalho realizado pela Renault Sport 
Technologies. Do lado do motor – para além da afinação específica para o Novo Renault Clio R.S. –, a admissão de ar, o repartidor, a borboleta e o turbo foram alvos de uma definição técnica específica, isto  em conjunto forma uma performance explosiva,

O Novo Clio R.S. 200 EDC leva 6,7s para ir dos 0 aos 100 km/h, 27,1s para os 0-1000m (partida parada) e alcança uma velocidade de ponta de 230 km/h em circuito. 

Outra das inovações brilhantes é o R.S. DIFF:
Patenteado pela Renault Sport Technologies, o diferencial electrónico melhora consideravelmente o 
poder de aceleração e a motricidade em curva do Novo Clio R.S. 200 EDC. Este sistema analisa em permanência a diferença da velocidade de rotação entre as rodas D/E da frente (motrizes) comparando-a com diferença de velocidade de rotação entre as rodas D/E traseiras (não motrizes). 
Esta diferença serve sempre de referência, pois as rodas traseiras, por não serem motrizes, descrevem as curvas a uma velocidade de rotação ideal, uma em relação à outra. 

Logo que uma elevada diferença de velocidade de rotação é detectada nas rodas dianteiras, tal significa 
que uma delas vai começar a patinar. O R.S. Diff. actua, então, através de micro travagens na roda dianteira em causa (sem limitar o binário motor). Esta função actua antes do ESC. 

O Clio RS 200 EDC tem agora três modos de condução,
A pressão no botão “RS Drive” modifica a cartografia da caixa de velocidades (leis e tempos de passagem) e do motor (resposta ao acelerador e sonoridade), o comportamento do ESC e do ASR, bem como o feeling da direcção assistida. 
Este sistema que funciona em 3 modos (Normal, Sport ou Race) modela a personalidade do Novo Clio RS 200 EDC, de forma bem distinta, segundo as vontades ou necessidades do condutor. 


Com o Launch Control – um equipamento inédito num desportivo compacto –, o Novo Clio R.S. 200 EDC é capaz de gerir partidas paradas em pista de forma mais eficaz do que se o piloto tivesse que gerir todos os parâmetros. 

Um funcionamento muito simples: 
O pé esquerdo no travão, e uma pressão prolongada em simultâneo nas patilhas atrás do volante activam o Launch Control, com a confirmação a ser dada através de uma mensagem no painel de instrumentos “launch control on”. O automóvel está imobilizado e com o pé direito no acelerador, a fundo, as rotações sobem até às 2.500 rpm. 

R.S. Monitor 2.0 é a ferramenta de telemetria a bordo mais completa do mercado para um automóvel de série. 
“As amplas funcionalidades do RS Monitor 2.0 – entre as quais o registo e partilha de dados numa pen abrem um campo infinito de possibilidades para os utilizadores. É um sistema sem igual no mercado, 
graças ao R-Link”. 
Pierre Papin – Arquitecto da electrónica do RS Monitor – Renault Sport Technologies 

Um outro equipamento inédito é o R-Sound Effect
Acoplada ao R-Link, esta aplicação simula, através dos altifalantes do rádio, o som realista de um motor. Estão disponíveis 7 sons dos quais 3 são específicos do Novo Clio R.S.: Alpine A110, R8 Gordini e mesmo o do Nissan GTR. O algoritmo de gestão do som integra o regime do 
motor, a posição do acelerador e a velocidade do automóvel para obter um realismo impressionante. 
Através do sistema áudio, os parâmetros sonoros, a começar pelo volume, são reguláveis no ecrã. Uma 
forma divertida e realista para criar um ambiente ainda mais desportivo. 

O Novo Clio R.S. 200 EDC não cultiva apenas o prazer da condução e as performances. Com um 
consumo de 6,3l/100km, altera, também, as noções existentes em termos de economia e protecção 
do ambiente. O nível de conforto renega a ideia que para obter um comportamento em estrada 
irrepreensível só seria possível com o recurso a uma suspensão “dura”. O Novo Clio R.S. 200 EDC 
cumpre as suas promessas de eficácia em todos os planos. 

“O empenho da Renault Sport na competição não faria sentido se os nossos modelos de série não pudessem disso tirar partido”
Thierry Landreau – Director Técnico da Renault Sport Technologies 

A ligação à competição também se faz no sentido inverso: da estrada para a competição.
É o caso do Novo Clio Cup. 

Derivado do Novo Clio R.S. 200 EDC, o Novo Clio Cup é a grande novidade da temporada 2013. Este automóvel de competição, desenvolvido pela Renault Sport Technologies, irá evoluir, na presente temporada, exclusivamente na Eurocup Clio. Estará disponível para os Troféus nacionais a partir de 2014. 

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!