Home Notícias Audi desvenda o novo A6

Audi desvenda o novo A6

Audi desvenda o novo A6
0
0

“8ª geração na vanguarda da técnica”

Depois do leak de fotos, a marca de Ingolstadt não perdeu tempo e lançou para o público as novidades da nova e oitava geração do Audi A6, que se revela cumpridora do slogan da marca, “Na Vanguarda da Técnica”.

O novo Audi A6 está maior, tendo crescido 7mm em comprimento, 2mm em altura e 12mm em largura, o que, com a presença da redesenhada Singleframe, torna impossível negar os genes Quattro. O exterior destaca-se ainda pelas proporções equilibradas, com um longo capot a demarcar a frente agressiva, assim como a reduzida dimensão entre as rodas e as extremidades dianteira e traseira a acentuar-lhe o porte atlético. Nesta nova geração estarão disponíveis 15 cores, das quais 8 são novas.

A assinatura luminosa continua um dos elementos de estilo com mais destaque, típico da marca, havendo diferenças neste campo. A Audi oferece 3 opções de iluminação, destacando-se a de topo de gama, os faróis HD Matrix LED, onde cinco linhas horizontais formam a assinatura da luz diurna, e acima delas se encontram os módulos do feixe de luz dos “médios”. Opcionalmente, a assinatura de iluminação das luzes traseiras é composta por uma única linha horizontal e nove segmentos verticais para cada unidade.

O crescimento desta nova geração faz-se sentir no interior, aumentando o espaço interior, sobretudo atrás. A mala, contudo, mantém os 530L de capacidade. O conforto não foi esquecido, havendo a possibilidade de, nos bancos de contorno individual, se optar por massagem e ventilação. Por falar em ventilação, o pacote opcional de qualidade do ar melhora-o com duas fragrâncias subtis, um ionizador e um filtro antipoluição.

Fazendo jus ao slogan da marca, o novo Audi A6 revela-se ainda mais tecnológico, a começar pelo Sistema MMI touch response, que se distingue pela possibilidade de armazenar, até um total de 7 condutores, as configurações preferidas em perfis de utilização individual e configurar até 400 parâmetros. Como opção, os botões de iluminação e multifunções podem ser equipados com tecnologia touch response.

O sistema MMI está disponível de série, podendo ainda ser complementado pelo sistema MMI de navegação plus e Audi connect, que poderá ser acompanhado pelo Audi Virtual Cockpit. Para os audiófilos, o sistema Bang & Olufsen continua presente como opção nesta nova geração, trazendo o som 3D, pela primeira vez, aos bancos traseiros. A nova chave digital Audi connect torna possível a abertura/fecho e ligação da ignição através de um aparelho Android, por intermédio da tecnologia NFC. Podem ser utilizados até 5 aparelhos diferentes para esta aplicação.

Destaque ainda para a nova assistência em cruzamentos, para o pacote Tour, que complementa o cruise control adaptativo de forma a manter o veículo na faixa de rodagem, e para o assistente de eficiência, que promove um estilo de condução económica, reduzindo o consumo. O Audi A6 disponibiliza ainda o controlador central de assistência ao condutor (zFAS), que calcula continuamente uma imagem dos arredores através de uma série de sensores, câmaras e radares. Dependendo do nível do equipamento, pode haver até cinco sensores de radar, cinco câmaras, 12 sensores ultra-sónicos e um scanner a laser.

Novidade no novo Audi A6, é a presença da tecnologia Mild-Hybrid (MHEV) em todas as motorizações. Nos motores V6, é utilizado um sistema eléctrico de 48V, enquanto que nas versões de quatro cilindros é utilizado um sistema de 12V. Em ambos os casos, o alternador (BAS) funciona em conjunto com uma bateria de iões de lítio, permitindo desligar por completo o motor entre os 55 e os 160km/h. Durante a desaceleração, o BAS recupera até 12kW de energia nos motores V6, o que ajuda na redução do consumo de combustível até 0,7L/100 km.

No mercado europeu estarão disponíveis 4 unidades motrizes, uma TFSI e três TDI. A unidade 55 TFSI é um bloco V6, de 3.0L, que debita 340cv e 500Nm e apresenta um consumo médio entre os 6,7 e os 7,1 L/100 km e emissões de CO2 entre os 151 e 161 g/km. As unidades TDI serão compostas por dois V6 de 3.0L, debitando 286cv e 620Nm (50 TDI) e 231cv e 500Nm (45 TDI), com médias a centrarem-se entre os 5,5 e 5,8L/100 e emissões entre as 142 e 150g/km, e por uma unidade de quatro cilindros, 40 TDI, que debitará 204cv e 400Nm.

Todas as motorizações estarão equipadas com caixa automática, devido à existência dos sistemas de assistência à condução. Contudo, existem algumas diferenças, com o 50TFSI a ser equipado com uma caixa de dupla embraiagem de 7 velocidades, S-tronic, enquanto que o 50 TDI recorre a uma caixa convencional de conversor de binário, Tiptronic, de oito relações. Numa fase inicial, apenas estará disponível a tracção Quattro, a qual pode ser complementada com o opcional diferencial traseiro desportivo.

Promete ainda ser tão ágil como um desportivo, não descurando a manobrabilidade de um compacto. Para isso, a direcção progressiva tornou-se mais directa, assim como a direcção dinâmica nas quatro rodas se tornou no elemento chave nesta promessa. Quando se circula a baixa velocidade, as rodas viram na direcção oposta às rodas dianteiras, aumentando a agilidade e reduzindo o diâmetro de viragem até 1,1 metros. A velocidades mais elevadas, as rodas giram na mesma direcção, aumentando a estabilidade.

O novo Audi A6 será apresentado ao público no próximo Salão de Genebra, sendo que a chegada a Portugal deverá acontecer ainda este ano.

Rodrigo Inocêncio Fotógrafo e colaborador do Motor O2, tem 26 anos e é um apaixonado pelo mundo automóvel desde que veio a este mundo, sendo que ainda mal falava e já apontava o dedo e dizia o nome das marcas! Aprecia condução pura e emotiva e novas tecnologias, pelo que o seu gosto automóvel é tão variado que tanto adora um automóvel tão puro como um Morgan 3 Wheeler, como adora algo tão hi-tech como um Audi A8.