Home Notícias Volkswagen Golf GTI Clubsport

Volkswagen Golf GTI Clubsport

Volkswagen Golf GTI Clubsport
58
0

“Das trackday auto”

Quando pensamos no Golf GTI, pensamos no prazer de conduzir um hatchback potente serpenteando entre curvas numa bela estrada de montanha.

Embora seja um automóvel muito competente em todos os níveis, nunca pensamos no mesmo como um carro ideal para levar para pista porque, embora se sinta à vontade em practicamente todos os ambientes de estrada, falta-lhe algo extra de agilidade que nos permita tirar todo o partido do mesmo num circuito. Nem mesmo o seu irmão mais potente, o Golf R, que embora tenha mais potência e tração integral 4Motion, consegue satisfazer a 100% neste meio.

Para cobrir essa base, a Volkswagen apresentou o GTI Clubsport. Primeiro mostrado ao público na 34ª edição do festival de Wörthersee na Áustria em Maio deste ano, foram agora revelados todos os detalhes desta versão mais “picante” do GTI.
Lançado com o propósito de servir de comemoração dos 40 anos desde o primeiro Golf GTI, a edição Clubsport traz-nos um motor capaz de desenvolver 286 CV, um exterior com pormenores agressivos e performance em curva nunca antes possível num Golf GTI.

A propulsão está encarregue ao já conhecido 2.0 TSI de injeção direta que desenvolve 265 CV estando disponível um overboost durante 10 segundos aumentando a perfomance até 286CV, proporcionando uma aceleração de 0-100 km/h em apenas 5.9 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h. Está aliado, como já é hábito, a caixa manual ou DSG, ambas de 6 velocidades.
Mesmo sendo uma versão vocacionada para a perfomance, o GTI mantém bons valores no que a consumo se trata, com a frugalidade a representar-se por 6.9 litros de combustível por 100 km para a versão manual e 6.7 litros por 100 km para a versão DSG.

No entanto, as atenções não se centram no motor, há bastante para além disso. No exterior, a cor principal do Golf Clubsport é o denominado Branco Oryx ( há outras cores em opção ) , com o tecto preto a contrastar. Para além disso , são específicos desta versão os párachoques frontais, embaladeiras laterais, párachoques traseiro, spoiler na tampa da mala e jantes específicas para o modelo comemorativo. A clara inspiração para a lateral deste Golf , partiu do Golf GTI original de 1976, com uma risca preta na parte inferior das portas e guarda-lamas, logo Clubsport também na lateral e capas pretas dos espelhos exteriores, que ajudam a afirmar ainda mais a exclusividade deste modelo.

O spoiler traseiro apresenta umas dimensões maiores e foi aperfeiçoado em túnel de vento. Já no párachoques traseiro, as ponteiras de escape (com diâmetro superior às do GTI normal) foram também integradas elegantemente no novo difusor aerodinâmico e os farolins apresentam um tom preto/vermelho, o que confere um aspecto ainda mais desportivo .

Em relação ao interior, há também alguns pormenores que o diferenciam da variante normal. Estes incluem as backets de competição em Alcantara com padrão de favo de abelha e inscrições GTI, linha vermelha nos cintos de segurança, fole da alavanca de velocidades e volante também em Alcantara com linhas e marcador de posição central vermelhos.
Para completar o interior, os tapetes também incluem extremidades vermelhas e as soleiras das portas tem inserções em alumínio escovado com logo GTI vermelho.

Embora não tenhamos dúvidas que este GTI será perfeitamente utilizável no dia-a-dia como qualquer Volkswagen, o Clubsport parece finalmente adicionar à gama a vertente que se pode disfrutar em pleno num circuito.
Agora resta apenas esperar pelo lançamento no início de 2016!

O Golf GTI Clubsport estará em exibição no stand Volkswagen no próximo Salão de Frankfurt, ao lado de outras novidades Volkswagen, já a partir do dia 17 de Setembro.

Sérgio Gonçalves Gosta de automóveis desde que se lembra de gostar de alguma coisa. Cresceu sonhando com motores e veículos. O seu primeiro carro era oriundo de Colónia e muitos capítulos da história do mesmo perturbaram donos de terrenos agrícolas ( e cárteres ). Para evitar mais maçadas do género, atualmente a sua ligação com o mundo do motor prende-se apenas com a condução responsável e registo fotográfico dos mesmos.