Home Notícias Volkswagen Budd-e Concept: “Pão de forma” do Séc. XXI?

Volkswagen Budd-e Concept: “Pão de forma” do Séc. XXI?

Volkswagen Budd-e Concept: “Pão de forma” do Séc. XXI?
0
0

“O regresso”

Cada vez mais a tecnologia e os automóveis estão de mãos dadas, por isso, um dos novos salões a ter em atenção para quem gosta do mundo automóvel é o CES, acrónimo de Consumer Electronic Show que tem lugar todos os anos em Las Vegas, sendo a maior montra de tecnologia e gadgets do mundo!

Por isso, a Volkswagen aproveitou a deixa e apresentou lá, o seu novo concept Budd-e que é nada mais nada menos que um re-interpretação do lendário “pão de forma” que tantos adeptos tem em volta do mundo.

Descrito como um MPV eléctrico de quatro rodas motrizes, o concept apresenta o mais recente passo nas baterias de iões de litio, oferecendo zero emissões poluentes, e uma autonomia de 532km, um valor excelente, e que nos faz acreditar que é possível um futuro electrificado.

Para além de ser um sucessor espiritual da VW T1 e T2, este é também o primeiro modelo de uma nova serie de eléctricos que estão em desenvolvimento pela equipa de desenvolvimento da Volkswagen em Braunschweig, na Alemanha. Outro desses modelos será o Phaeton como já aqui falámos.

Quanto a dimensões, o Budd-e tem cerca de quatro metros e meio de comprimento e uma altura de 1,83, sendo assente na nova plataforma modular, MEB, feita exclusivamente para veículos eléctricos, conseguindo alojar as baterias muito perto do solo, conseguindo um centro de gravidade bastante baixo.

Baterias essas que usam um novo processo químico na sua produção que permite um ganho significante na eficiência, relativamente com as propostas já à venda, como é o caso do Golf-e. Por exemplo, um carregamento de 80% é feito em 30min se for usada uma ficha com 150kW, esses 80%  são suficientes para percorrer cerca de 426km!

A potência está assegurada por dois motores brushless, um montado na frente e outro mesmo por cima da suspensão traseira, conseguindo oferecer respectivamente 134 e 168cv de potência, enquanto o binário combinado é de 489Nm, o que permite uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 6.9s e uma velocidade máxima de 180km/h.

Em entrevista, Herbert Diess da Volkswagen disse que “O pão de forma original era uma personificação de paz, esperança e felicidade, em quatro rodas. O futuro pertence aos automóveis que tornam todos felizes. Nós queremos criar uma nova experiência de mobilidade.”

Isto confirma ainda mais  o foco do Grupo VW na electrificação das suas marcas, já que a Porsche apresentou o muito bonito Porsche Mission E e a Audi o e-tron quattro.

Fique com as fotos do Budd-e:

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!