Home Notícias Absolutamente tudo sobre o novo Opel Insignia Grand Sport

Absolutamente tudo sobre o novo Opel Insignia Grand Sport

Absolutamente tudo sobre o novo Opel Insignia Grand Sport
0
0

“Apontar ao topo!”

Grand Sport foi a designação que a Opel escolheu para a nova geração do Insígnia, e estas duas palavras dizem muito sobre o “caderno de encargos” que o fabricante alemão seguiu, tanto na sua forma como no seu conteúdo, para criar o novo topo de gama da marca.

A Opel concebeu o novo Insignia Grand Sport sobre uma nova arquitetura, com longa distância entre eixos. A carroçaria conta proporções inéditas na marca, permitindo desde logo realizar um habitáculo mais espaçoso e desenhar umas linhas elegantes que se traduzem, entre outros, numa aerodinâmica referencial na sua classe. Tal como no processo de desenvolvimento do Astra, a palavra de ordem para os engenheiros foi “eficiência”. E o resultado, é notável.

O recurso a materiais leves deram um contributo importante para alcançar uma poupança de peso da ordem dos 175 kg, permitindo que tecnologias de topo como tração integral com vectorização de binário, ou a nova caixa automática de oito velocidades, façam valer todo o seu potencial. O novo Opel Insignia Grand Sport está dotado de uma série de novas tecnologias que tornam a condução mais segura e confortável do que antes. Sistemas como a nova geração de faróis de matriz de LED IntelliLux LED®, o alerta de saída de faixa com correção autónoma da direção, o ‘head-up’ display e a câmara 360º, a par de equipamentos de conforto como os bancos ergonómicos certificados pela AGR, o aquecimento dos bancos da frente e de trás, ou o para-brisas aquecido.

Na linha do que a Opel tem implementado nos seus produtos mais recentes, a conectividade digital com o exterior está na ordem do dia, através de sistemas de informação e entretenimento, nomeadamente o IntelliLink e o Opel OnStar. Com o lançamento do novo Insignia, o OnStar passa a incluir um novo serviço de “Assistente Pessoal”. No novo topo de gama da Opel, a segurança dos peões sobe vários patamares graças à instalação de um capô ativo em alumínio, que surge pela primeira vez montado num automóvel da marca alemã.

“Com o Insignia Grand Sport, a Opel dá um novo e importante passo em frente. Integrámos na nova geração Insignia todas as virtudes do bem sucedido irmão Astra e elevámo-las vários níveis. Nenhum outro automóvel neste segmento de mercado consegue apresentar tantas novas tecnologias como o novo Insignia. Com isso, e com uma excecional combinação de elegância e eficiência, o nosso novo topo de gama atinge patamares mais altos. Trata-se de um Grand Sport na verdadeira e melhor aceção do termo”, afirma o CEO da Opel, Karl-Thomas Neumann.

Com a estreia mundial marcada para o próximo Salão de Genebra, em março de 2017, o novo Insignia Grand Sport sucede ao Insígnia de primeira geração, Carro do Ano em 2009, do qual foram vendidas mais de 900 mil unidades!

A Inspiração vinda do Monza Concept

Não é por acaso que o largamente elogiado protótipo Monza Concept serviu de inspiração no desenho do interior e do exterior. Mantendo o comprimento total praticamente inalterado face ao modelo anterior, a nova geração consegue reduzir peso em cerca de 60 quilogramas só na carroçaria. No total, dependendo das versões, o novo Insígnia pode pesar até menos 175 kg por comparação com o anterior. Os designers baixaram a altura do modelo em 29 milímetros e aumentaram as suas vias em 11 mm. As projeções da carroçaria foram consideravelmente reduzidas, ao mesmo tempo que a distância entre eixos cresceu 92 mm. Indubitavelmente, estas novas proporções conferem ao novo Insignia Grand Sport uma atitude dinâmica e elegante, quase como um coupé.

A grelha proeminente e os faróis esguios marcam a secção dianteira, que lhe dá uma aparência destacada. Por comparação com o atual Insignia, a grelha está posicionada num plano mais baixo, para incrementar a robustez. O dinamismo é também a tónica nas laterais, com painéis de portas moldados com formas invulgarmente vincadas, as quais remetem, uma vez mais, para o protótipo Monza Concept.

A linha suave do tejadilho produz um efeito visual de fazer parecer o Insígnia mais baixo, ao mesmo tempo que o alonga. O formato em cunha das linhas das portas dirige automaticamente o olhar para a secção traseira, onde as linhas simples dão o mote, pondo em evidência grupos óticos desenhados ao pormenor. Uma das novidades está na luz central de travagem, que surge integrada na linha limite do tejadilho.  No seu conjunto, as formas suaves da carroçaria do Insignia Grand Sport constituem um contributo decisivo para o notável coeficiente aerodinâmico de apenas 0.26, que torna o novo Opel como um dos automóveis mais aerodinâmicos de sempre nesta classe de veículos.

«Nas proporções e em todos os detalhes, quisemos que o novo Insignia transmitisse qualidade superior», explica o Vice-Presidente do ‘Design Europe’, Mark Adams. «Cada forma, cada pormenor, reflete um lado técnico e uma invulgar precisão. O Insignia Grand Sport é uma excelente proposta com a aura de um automóvel ‘premium’ de segmentos superiores».

A atenção a cada detalhe é patente igualmente no habitáculo. Linhas simples, superfícies suaves e materiais e os bons acabamentos dão o mote num ambiente que reflete a filosofia de design da marca: “arte escultural aliada à precisão alemã”. O tablier possui superfícies subtilmente esculpidas, com uma orientação clara para o condutor e uma disposição aberta na horizontal.

A distância entre eixos alongada é apenas uma das características que permite oferecer aos passageiros traseiros mais 25 mm de espaço para pernas por comparação com o anterior modelo, além de maior largura e altura. O volume da bagageira também se destaca, podendo ir dos 490 aos 1450 litros consoante a configuração dos bancos.

Todos os comandos estão bem alinhados com o condutor, cujo banco possui regulações mais amplas. Na prática, isto integra melhor o condutor com o automóvel, o que proporciona, diz a marca, uma experiência de condução mais envolvente e intensa. A generosa consola central reforça o ambiente especialmente requintado que se vive no Insignia Grand Sport.

Dinâmica e prazer de condução

A nova geração Insignia oferecerá uma gama alargada de motores a gasolina e a gasóleo, todos com turbocompressor. No capítulo das transmissões sobressai a estreia de uma nova caixa automática de oito velocidades. As mudanças são efetuadas de forma praticamente impercetível e, com relações mais curtas, as recuperações de velocidade prometem ser mais rápidas, mesmo a partir de baixas velocidades..

O novo sistema ‘inteligente’ de tração às quatro rodas é outra das tecnologias de relevo na nova geração Insignia. Em vez de um diferencial convencional, o eixo traseiro possui duas embraiagens multidiscos que são controladas com comandos elétricos. Pela primeira vez num Opel, o sistema de tração integral possui vectorização de binário para obter a máxima eficácia na transmissão de potência às rodas, otimizando a tração seja qual for a condição do piso. O sistema recebe informação permanente sobre a posição do volante da direção, sendo capaz de fazer variar o binário que é transmitido a cada roda do eixo posterior. Por exemplo, em curva é aplicado maior binário na roda traseira exterior, o que permite ao automóvel efetuar a trajetória com maior facilidade e precisão.

Por seu turno, o sistema de componentes de chassis Flex Ride da Opel recebeu melhoramentos destinados ao novo Insignia Grand Sport. A pressão dos amortecedores, a assistência da direção, o curso do acelerador e os pontos de troca de velocidades (nas transmissões automáticas) são ajustados de acordo com três modos de funcionamento –  Standard , Sport e Tour -, os quais podem ser selecionados pelo condutor. Dependendo do modo, a suspensão torna-se mais suave ou mais dura, a resposta do acelerador e da direção torna-se mais ou menos direta e o programa eletrónico de estabilidade intervém mais ou menos tarde. Este sistema adaptativo é controlado por uma nova central eletrónica ‘Drive Mode Control’ que analisa em permanência a informação proveniente de vários sensores e consegue atuar automaticamente, de forma seletiva, quando o estilo de condução muda.

Sistemas de assistência à condução

O novo Insignia Grand Sport possui equipamentos da mais recente geração também no que se refere à assistência à condução e ao conforto.

No topo da lista surge a nova geração de faróis de matriz de LED IntelliLux LED. Por comparação com o sistema do Astra, o número de segmentos de LED duplica. Instalados em faróis mais esguios, são agora 32 segmentos que permitem obter ainda maior precisão na reação dos diferentes padrões de luz ao tráfego em circulação, incluindo transições mais suaves entre os vários modos. Tanto a intensidade como a qualidade da distribuição da luz melhoram consideravelmente no novo sistema. Para maximizar a visibilidade em percursos sinuosos, os engenheiros acrescentaram uma nova função que aumenta a intensidade dos LED do lado de dentro da curva de acordo com o ângulo da direção.

Além disso, a nova geração IntelliLux LED integra uma função ‘spotlight’, na posição total de ‘máximos’, capaz de projetar luz até 400 metros de distância!

A nova geração Opel Insignia possui ainda outros sofisticados sistemas de assistência à condução:

  • O Head-up Display projeta no para-brisas, no campo de visão do condutor, informação sobre velocidade, sinais de trânsito e indicações de navegação. Desta forma, o condutor não precisa de tirar os olhos da estrada para consultar estas informações-chave.
  • O sistema Câmara 360º consiste em quatro câmaras, uma colocada em cada lado do automóvel. Permite obter imagens de todos os ângulos, facilitando as manobras de estacionamento.
  • O Programador de Velocidade Adaptativo (ACC) mede a distância para o veículo que circula à frente e ajusta a velocidade do Insignia em conformidade. O sistema aciona a travagem autónoma de emergência se a distância se reduzir abruptamente.
  • O sistema de Manutenção na Faixa de Rodagem e Aviso de Saída de Faixa actua autonomamente na direção para corrigir, com suavidade, potenciais desvios de trajetória.
  • O Alerta de Tráfego em Aproximação assenta em sensores instalados no para-choques traseiro que conseguem detetar veículos que se aproximam, da esquerda e da direita, a uma distância de 20 metros.

A nova geração Opel Insignia tem estreia agendada para o Salão Internacional do Automóvel de Genebra, em março de 2017.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!