Início Notícias Conhece a equipa Toyota Gazoo Racing que participa no Dakar 2018

Conhece a equipa Toyota Gazoo Racing que participa no Dakar 2018

Conhece a equipa Toyota Gazoo Racing que participa no Dakar 2018
0
0

“Testar os limites”

A Toyota tem presente na sua filosofia a robustez e a capacidade de superar limites, de forma a fazer os seus automóveis “cada vez melhores”, a marca assim o diz, e os ranking’s assim o confirmam.

Por isso, os componentes têm de ser testados em condições extremas, bem como as novas tecnologias. É aí que entra a Toyota GAZOO Racing, que incorpora esse compromisso e usa um dos melhores “cenários” para testar qualquer componente, o Rally Dakar. O evento, que chega agora à sua 40º edição, promete ser, tal como até aqui, uma prova duríssima e que não tem misericórdia nem com os automóveis, nem com os pilotos.

A Toyota tem uma história única nesta prova, onde o que também importa, além da velocidade, é que “em 2016, 42,4% dos veículos que terminaram a prova eram Toyota.”

Video: Conhece o modelo que lhe dá o nome!

A caravana terá de percorrer mais de 9.000km em apenas duas semanas, nas condições mais extremas que um ser humano pode encontrar, com uma mistura de dunas com dimensões épicas, rios traiçoeiros e locais áridos, onde os automóveis (bem como as motos e camiões) atingem velocidades elevadíssimas. Isto exige o máximo de cada componente, basicamente, o limite!

A Equipa

Confiança é a palavra de ordem, e isso tem de existir também na equipa, com a Toyota GAZOO Racing sendo das mais experientes. Vamos conhecer a tripulação de cada uma das três Hilux preparadas pela equipa, um automóvel totalmente novo e cheio de melhorias mecânicas, como um motor V8 montado em posição central, um maior curso de suspensão e um menor peso total.

Os pilotos e co-pilotos são:

 

A Rota do Rali

Desses 9.000km que falámos acima, cerca de 5.000 são “ao cronómetro”, o que significa uma grande competitividade. Mas, para que as equipas possam terminar têm de ser feitos mais de quatro milhares de quilómetros em ligações, antes ou após as duras etapas. Sete das catorze etapas desta maratona são feitas completamente fora-de-estrada, prometendo que esta edição seja uma das provas mais duras dos últimos anos.

Nesta 40ª edição (a 10ª a ser realizada na América do Sul), o Rali Dakar retorna ao Peru, com a corrida a ter o seu início a 6 de Janeiro, em Lima. Atravessam a fronteira para a Bolívia no dia 12. A partir daí, duas etapas adicionais levam as tripulações para o sul através de algumas das partes mais altas da Bolívia, antes de descer para o Norte da Argentina com a linha de chegada em Córdoba no dia 20 de Janeiro.

Gostas da Toyota Hilux? Lê o nosso ensaio.

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!