Home Ensaios Roadtrip by MotorO2 – Encontrar o Norte com RCZ R (Parte I)

Roadtrip by MotorO2 – Encontrar o Norte com RCZ R (Parte I)

Roadtrip by MotorO2 – Encontrar o Norte com RCZ R (Parte I)
20
0

“Encontrar o Norte”

Pois bem, porque variar da rotina faz parte de uma dieta equilibrada, decidimos fazer as malas e partir à descoberta das melhores estradas para conduzir no nosso país. Planeamos seguir várias dicas, seja de pessoas locais ou itinerários, em busca do que de melhor cada região tem para oferecer, tudo infelizmente encurtado em apenas um fim-de-semana, pois há obrigações semanais a cumprir…

Sempre sem impor muitas regras, delineamos um plano no qual procuramos itinerários secundários apenas da zona centro para cima. Porque, salvo alguns percursos montanhosos no Algarve, a zona Sul pouco tem a oferecer no que toca a percursos sinuosos…
Assim, como primeira “etapa”, decidimos visitar a tão falada N222.

Depois disso, foi ver razões logísticas importantes, tais como comida e dormida, amigos a visitar durante o percurso e claro, um automóvel à altura da ocasião.
Como na área de destino se encontram das melhores estradas de montanha do país, decidimos pedir à Peugeot o que é para muitos, e para nós inclusivé, um dos melhores desportivos de tracção dianteira que encontramos hoje no mercado.
O Peugeot RCZ-R é como sabem um coupé desportivo derivado do antigo 308, mas com uma personalidade bastante vincada, em que o comportamento dinâmico e potência (270cv de um 1.6l turbo) são dois dos seus maiores trunfos.

Outra regra que não vos falei: apenas estamos “autorizados” a circular em estradas nacionais e itinerários complementares, sendo proibido entrar em auto-estradas, essas inimigas da aventura e descoberta.
Ora, como bons portugueses que somos, planeamos sair as 10h, mas eram 10h22 quando o RCZ-R começou a sua viagem. A vila de Alcochete que comemora por estes dias os seus 500 anos era o ponto de partida.
A primeira etapa era chegar apenas até Coimbra e até lá quisemos ver que consumo faria o desportivo da Peugeot em condução calma. Sem empatar o trânsito, 5,7l/100km!

Contentes com este número, não foi necessário atestar o RCZ, mas a barriga já dava sinal de estar na reserva… Por isso almoçámos e partimos novamente em direcção ao Norte pela Nacional 1. Só que rapidamente fizemos um pequeno desvio. Na Mealhada, virámos em direcção à encantadora vila do Luso, com o objectivo saborear os ganhos e curvas muito bem desenhadas da estrada da Serra do Bussaco. É uma estrada que embora não sendo traiçoeira, convém aprender gradualmente.
De novo em rota, saímos da Nacional 1 em Oliveira de Azeméis e a partir daí encontrámos uma estrada com curvas promissoras, mas que ao inicio tinha um alcatrão algo estragado. No entanto melhorou substancialmente e a condução tornou-se um prazer, com as paisagens dos vales que aparecem no horizonte a darem lugar à passagem em pontes centenárias em pedra, foram momentos de condução muito gratificantes. Viramos para Castelo de Paiva e as boas estradas continuam, tendo como destino Penafiel.

E hoje ficamos por aqui. Amanhã iremos então percorrer aquela que foi considerada pela Avis como a “Melhor Estrada do Mundo”, tudo isto sempre na companhia do Peugeot RCZ-R, que já mostrou ter raça à altura do desafio que lhe propusemos.  Até amanhã!

 

 

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!