Home Ensaios Renault Megane IV Bose Edition 1.6 dCi 130

Renault Megane IV Bose Edition 1.6 dCi 130

Renault Megane IV Bose Edition 1.6 dCi 130
0
0

“Audiófilo”

Se usarmos uma das mais importantes enciclopédias online, podemos verificar que audiófilo é um amante do som, que gosta de ouvir música ao vivo, ou reproduzida electronicamente. O Audiófilo tenta sempre alcançar um nível de qualidade de música o mais próximo possível da sua gravação original, usando aparelhos de alta fidelidade.

Portanto, um audiófilo poderia muito bem escolher este Renault Megane para o seu carro do dia-a-dia, já que o Bose Edition é o topo de gama do modelo que enfrenta o segmento C e promete cativar pelo seu equipamento completo e pelo seu sistema de som de alta qualidade feito pela conceituada marca Americana.

Para além de tudo isso, conta ainda com o motor 1.6 dCi de 130cv, que promete ser muito frugal e com boas quotas de habitabilidade. Vamos conhecê-lo em detalhe.

Para começar o seu estilo. O Megane Bose difere das duas propostas que já aqui ensaiamos no MotorO2 (GT e GT Line). Ou seja, continua a ter um desenho dinâmico graças às suas boas proporções e linha de cintura elevada, mas mais discreto graças ao conjunto de para-choques mais sóbrios e à cor Bege Dune que reveste esta unidade. A dianteira continua a ser a área de maior destaque, graças à sua grande grelha cromada, onde o símbolo da marca está em destaque, bem como os grupos ópticos LED Pure Vision.

Mas é no interior que o Bose Edition se destaca, com um grande cuidado no que toca ao conforto. Logo a começar pelos bancos, com um bom apoio, mistura o tecido suave com o couro. Estes contam ainda com massagem para o condutor, com três modos: relaxante, lombar ou tonificante.

O espaço é também outro dos factores que aumenta essa sensação de conforto, e nesse campo o Renault Megane também está entre as melhores referências do segmento. O espaço à frente é desafogado, com as quotas traseiras a serem também positivas para qualquer lado, com destaque para a boa capacidade da mala, que na berlina consegue apresentar 434l.

Ao volante, a posição de condução correta demora algum tempo até ser encontrada. Apenas achámos que o selector da caixa poderia estar um pouco mais baixo, de resto tudo está pronto para momentos de condução descontraída. Tudo isso, porque o Megane Bose conta com um elevado nível de equipamento que aumenta a segurança activa.

Podemos enumerar: os máximos automáticos garantem a melhor luminosidade nas estradas mais escuras, o alerta de transposição involuntária de via, que emite um som sempre que pisamos a linha branca que delimita a nossa via, o reconhecimento dos sinais de trânsito e o alerta de angulo morto. O cruise-control também está disponível de série e é adaptativo, ou seja, mesmo desligado informa-nos da distância de segurança para o carro que segue à nossa frente, actuando mesmo nos travões em caso de emergência. Quando chegar ao seu destino, pode premir o botão Easy Parking e deixar o Renault Megane “estacionar-se quase sozinho…”.

Mas é também cá dentro que podemos apreciar o som do sistema de audio Bose. A marca trabalhou de forma estreita com a produtora de som para oferecer um som rico e preciso. O altifalante central emite um som nítido, que se funde perfeitamente com as outras 8 colunas montadas no resto do Megane, e a caixa de graves montada no espaço da roda suplente torna essa experiência mais imersiva.

Vamos passar para a dinâmica. Como foi dito acima esta unidade conta com o motor 1.6 dCi de 130cv, que está conectado à caixa manual de seis relações. Este conjunto já é bem conhecido por nós, conseguindo boas prestações ao mesmo tempo que apresenta consumos baixos. Mas o Megane Bose conta com uma afinação mais familiar, ou seja, mais confortável não sendo tão dinâmico como era esperado. O que não é mau, apenas diferente, mas óptimo para o cliente que tem uma gama completa.

E é essa a essência do Megane, que volta a ter uma gama completa, agora com a inclusão da variante Sport Tourer, que será ensaiada em breve. Se quiser conforto e equipamento, este Bose é a escolha ideal se quiser um Megane. O GT Line deixa-o ter um sabor de desportivo, tal como o GT, com o handicap para alguns de só estar disponível com o propulsor 1.6 Turbo de 205cv…

Renault Megane IV 1.6 dCi 130 BOSE Edition

Especificações:

Potência – 130cv às 4000rpm
Binário – 320Nm às 1750rpm
Consumo anunciado (Medido) – 4,0l/100km (5,0l/100km)

Preços:
Preço base Renault Megane 1.6 dCi: 28.799€
Preço da unidade ensaiada: 32.630€

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!