Início Notícias Jeep® Grand Cherokee Trackhawk passa a ser o SUV mais rápido…sobre o Gelo!

Jeep® Grand Cherokee Trackhawk passa a ser o SUV mais rápido…sobre o Gelo!

Jeep® Grand Cherokee Trackhawk passa a ser o SUV mais rápido…sobre o Gelo!
0
0

“Aderência mínima, a mais de 250km/h!” 

Foi em 2011, que se realizou a primeira edição do festival “Speed Days on the Baikal Ice”. Agora, ao longo de oito anos, foram estabelecidos mais de 20 recordes de velocidade no gelo em Baikal, em variadas categorias. As provas, são tradicionalmente realizadas sobre gelo natural, com a preparação da pista a limitar-se apenas à remoção de obstáculos que possam colocar em causa a segurança de pilotos ou de juízes.

Desta vez foi a Jeep a conseguiu um novo recorde, ao tornar o seu Grand Cherokee Trackhawk no SUV mais rápido do mundo sobre o gelo.

A velocidade média ao longo do quilómetro medido foi de 257km/h, o que foi confirmado pela Federação Russa do Automóvel. A velocidade máxima foi de 280km/h, segundo o GPS.

Estes valores foram “facilmente” conseguidos já que este é também o SUV de produção em série mais potente do mundo, já que sob o capot se esconde o 6.2 V8 que debita 710cv, as suas imponentes dimensões não limitam uma aceleração em 3,7s dos 0 aos 100km/h, e uma velocidade máxima de 290km/h!

Mas nem tudo é potência, já que a tracção e as travagens são testadas ao limite. Para a travagem, o sistema Brembo funcionou na perfeição, enquanto a tracção integral Jeep Quadra-Tec mostrou porque é uma das mais confiáveis do mundo. Fora do gelo, o condutor pode escolher entre cinco tipos de modos diferentes: Auto, Sport, Track, Snow e Tow.

Quanto a alterações, foram poucas, removendo apenas do Grand Cherokee Trackhawk os elementos desnecessários, e colocado um nível de combustível mínimo.

Todas as voltas foram efetuadas de acordo com os regulamentos da FIA Russa. A velocidade média máxima foi medida numa distância de 1 km com partida lançada; os condutores tinham de percorrer 1 km no meio da pista à máxima velocidade possível e 1 km com partida de posição parada. As regras ditaram também que era necessário passar pelos pontos de cronometragem em ambas as direções, para que os juízes pudessem calcular o resultado médio. O comprimento total da pista era de 12 km, de modo a permitir as necessárias acelerações e travagens.

Veja o vídeo:

Rodrigo Hernandez Fundador e Director Editorial, criou o MotorO2 em 2012 devido a uma tremenda vontade de escrever acerca da sua grande paixão: os automóveis! Paixão essa que existe mesmo antes de falar, já que a sua primeira palavra foi a de uma conhecida marca de automóveis. Sim, a sério!